Menu


Estamos vivendo uma época totalmente diferente do que qualquer outra e que jamais imaginávamos viver. Precisamos ter um olhar diferenciado para cada pequena coisa, cada momento do nosso dia. Com esse intuito, convidamos a todos para participarem do Concurso Fotográfico 2020, com o tema “O que tenho feito que me deixa mais feliz?”.
Já pensou ter a sua foto ilustrando o calendário de Casca no ano que vem?
Em tempos de pandemia, precisamos nos reinventar. Todos nós tivemos que mudar nossa rotina. Estamos praticamente só em casa. As crianças principalmente. Por isso, todos os momentos devem ser aproveitados ao máximo.
Fotografe o que te deixa mais feliz durante o dia. Pode ser uma brincadeira, uma paisagem, uma comida ou o que você quiser, afinal, você sabe o que mais gosta!
Pode ser inscrita apenas uma foto por pessoa. As crianças também podem participar. A foto deve estar na horizontal, ter sido tirada em algum lugar de Casca e ser enviada até o dia 30 de julho, para o e-mail imprensa@casca.rs.gov.br, com nome completo, idade e endereço de quem fotografou, localidade e o título da foto.
Um dos critérios de seleção será através das curtidas no facebook. As fotos serão escolhidas por um júri técnico. As 13 fotos selecionadas ilustrarão o calendário de eventos 2021.
Participe.

Os pacientes que forem orientados pelas autoridades de saúde a permanecer em isolamento ou em quarentena compulsória, se recusando a fazê-lo, estarão sujeitos a sanções penais e administrativas.

Vakinha Virtual
Nosso amigo Vítor continua precisando de nós!

O guaporense Vítor Luis continua sua batalha pela qualidade de vida, vencendo muitos desafios. A mãe, Etiene Devilla que por algum tempo residiu em Casca ,e todos os familiares contam novamente com o apoio da comunidade para dar sequência ao tratamento. Uma Vakinha Virtual está recebendo doações. Acompanhe um pouco da jornada da família em busca da saúde do garotinho.
“Eu sou o Vitor Luis!
Algumas pessoas já me conhecem, pois já me ajudaram no ano passado com a outra Vaquinha. Estou aqui para pedir a ajuda de vocês novamente, depois que fiz a cirurgia melhorei um pouco, mas minhas crises epiléticas continuam e mais fortes pois migrei pra outro tipo de Síndrome, essa com um nome mais difícil: Síndrome de Lennox Gastaut. Ela traz diversos danos ao meu cérebro, e também estou com um grau de Autismo Nível 03 bem Severo, não sabemos direito como explicar tudo isso, mas enfim, temos um longo caminho pela frente. Serão muitos exames bem caros e um novo experimento com uma medicação a base de Cannabis medicinal, a qual temos que importar dos Estados Unidos que também tem um valor bem alto e os meus papais não estão conseguindo sozinhos!
Sabemos que estamos passando por uma PANDEMIA e uma CRISE, mas se cada um doar um pouquinho e COMPARTILHAR um montão vocês vão conseguir me ajudar muito!
Do fundo do coração muito obrigado!"
Para contribuir, acesse:
http://vaka.me/1142346

CASCA:O Prefeito Domingos Cláudio Kujawa anunciou alterações no quadro de secretariado do município.
A Secretária da Fazenda Mariana Gallo saiu no dia 11 de maio, em função da licença maternidade. Lauro Antonio Finatto assumiu como Coordenador substituto. Lauro é formado em Administração de empresas.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico Lucas Baccin deixou a pasta por motivos particulares. As funções e atendimentos estão sendo assumidas pelo Secretário de Administração e Planejamento Almir Cerutti.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Cleber Colle deixou a secretaria por motivos particulares. O atendimento da secretaria segue sendo realizado com normalidade pelos Servidores .
Na Secretaria de Obras e Trânsito, o Secretário Leonir Smolarek, deixou a pasta em dezembro de 2019 para assumir a cadeira na Câmara de Vereadores, anteriormente exercida pelo Vereador Antonio Jaime Bogoni. Quem está a frente da Secretaria de Obras e Trânsito é Roque Giordan.
Na Secretaria de Educação e Cultura, em 2019, Nathan Ferrari Pastre se exonerou para assumir a cadeira na Câmara de Vereadores, anteriormente ocupada por Rose Claro e Laudi Piano. Quem está a frente da Secretaria é Maria Beatriz Mores Razera.
Na Secretaria de Saúde e Assistência Social, Sirlei Rapkievicz deixou a função, para assumir a cadeira Câmara Municipal de Vereadores, anteriormente exercida pela vereadora Marilene De Carli Bonafè.
A Nutricionista Denise Gayeski estava atuando nas escolas municipais. Em função da licença maternidade da nutricionista concursada, estava atuando no cargo. Com o retorno, Denise foi designada para auxiliar no Centro Administrativo e Secretaria da Saúde. Assim que as escolas retornarem, Denise voltará a cuidar da merenda escolar.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Casca

Nessa semana os alunos realizaram atividades alusivas à Pascoa!
Os professores, funcionários, direções e alunos desejam a todos uma feliz e abençoada Páscoa!

*as fotos foram enviadas pelas famílias.


publicado por Rádio Vila Maria FMM

Uma iniciativa popular vem sendo organizada por moradores das proximidades da Praça Quatipi, que motivados pela insegurança que nos encontramos devido à Pandemia causada pelo Covid 19, procuraram a Administração Municipal pedindo permissão para construir uma gruta na Praça Quatipi.

A iniciativa liderada pelo pedreiro João Carlos Carolo é com intuito de que nem uma pessoa de nosso município perda a vida pelo Coronavírus. Neste sentido, unindo forças irão erguer esta gruta onde a imagem de São Roque será colocada.

São Roque é um santo da Igreja Católica Romana, protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos e cirurgiões. É também considerado por algumas comunidades católicas como protetor do gado contra doenças contagiosas.

A manifestação popular em torno desta iniciativa fortalecerá os laços entre a população e será mais uma forma de buscar o afastamento deste metido vírus que está aterrorizando o planeta.

Caso mais pessoas gostariam de colaborar com a iniciativa, doando materias, mão- de- obra entre outros, poderão entrar em contato com a Secretaria de Educação e Cultura.

A Administração de Casca alterou a data de vencimento da parcela do IPTU que venceria em 13 de Abril de 2020 passa para o novo vencimento em 13 de julho. A medida é em razão do período de isolamento do COVID-19.

Para quem realizar pagamento até a data de 13 de abril, poderá utilizar o carnê fornecido pelo Município. Para pagamento posterior, até a data do novo vencimento, o contribuinte deverá gerar novo boleto no site da prefeitura, informando o número do lançamento e número da parcela (2) dois, no link autoatendimento.

Em Casca, a cobrança de IPTU iniciou em fevereiro, com a opção de pagamento da parcela única. Mais de 50% dos contribuintes escolheram essa opção. Para quem preferiu pagar parcelado, a primeira parcela das quatro, teve o vencimento em março.

Você pode pode imprimir o novo boleto no site da Prefeitura de Casca.


O Coronavírus é um problema de saúde pública. Evitar a proliferação é um dever de todos nós, ficar em casa é a melhor maneira de evitar o contágio. O comitê de operações emergenciais (COE) de Casca, formado por membros do Poder Público, Defensoria Pública e Hospital Santa Lúcia se reúne rotineiramente para discutir a situação do município em relação ao COVID-19. Foram registrados casos de em toda a região. Casca não possui nenhum caso confirmado. O vírus afeta mais gravemente os grupos de risco, por isso se você faz parte de algum deles, mais do que nunca, precisa permanecer em casa: idosos acima dos 60 anos; diabéticos, hipertensos; pessoas com insuficiência renal crônica; doenças respiratórias e doenças cardiovasculares.
Caso apresente algum sintoma, entre em contato com a Secretaria de Saúde pelos telefones 3347 1085 ou 1090 ou com sua unidade de saúde referência para orientações.
É importante que o paciente somente procure o Hospital em casos de emergência.
Os atendimentos nas unidades de saúde estão sendo realizados. Faça o contato telefônico antes de se dirigir a elas.
Mais do que nunca precisamos que você fique em casa, é pela sua saúde e pela dos outros. Mais que isso, é um ato de solidariedade.

Foram concluídas na semana passada as obras de asfaltamento na Rua Antônio José Vivan. Agora, foi iniciada a pintura. São mais de 10 mil m² metros de asfalto, da Avenida Borges de Medeiros até a Rua Júlio de Castilhos. Resta agora somente a acessibilidade e encaixes.
A via necessitava de melhorias, pois durante as obras de melhorias e asfaltamento da Avenida Frei Salvador Pinzetta o trânsito foi desviado pela Antônio José Vivan e o fluxo de veículos era intenso.
A Rua Almirante Barroso também será asfaltada, da saída da ERS 324 até a Rua Dr. Parobé. A Rua Padre Aneto Bogni, no trecho da Igreja Matriz até a ligação com o asfalto já existente receberá pavimentação. A Rua XV de Novembro, na quadra entre a Aneto Bogni e a Almirante Barroso, e a Rua Dr. Carlos Barbosa, no trecho entre a Aneto Bogni e a Tiradentes, também serão asfaltadas.
As obras estão sendo feitas através de recurso do Finisa.
Pedimos que todos tenham cuidado ao transitar pelas vias.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Casca

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Casca / Fotos: Júlia Giubel

A Administração Municipal de São Domingos do Sul pelo quarto ano consecutivo vem realizado o adiantamento de parte do 13º Salário dos funcionários públicos. Esta medida torna-se possível neste momento de dificuldades financeiras em que os municípios enfrentam, devido à uma programação financeira realizada pela administração municipal.
Com esta medida, torna-se possível injetar dinheiro no comércio local, além de auxiliar nas famílias de funcionários que foram prejudicados com a crise causada pela Pandemia do Novo Coranvírus.
O município vem sofrendo queda de arrecadação significativa, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Mesmo com as ajudas financeiras anunciadas pelo governo federal, a previsão é de uma queda no orçamento de R$1,5 milhões de reais.
O funcionalismo público receberá o restante do seu 13º em mais uma parcela no final do ano de 2020, como ocorreu nos anos anteriores.

Secretaria da Saúde inicia atendimento médico no turno da noite
A partir da próxima segunda-feira, 1º de junho, a Secretaria da Saúde passa a oferecer atendimento médico no turno da noite, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. A medida vale por tempo indeterminado devido à pandemia do novo coronavírus.
Serão ofertadas somente consultas médicas com clínicos gerais a fim de auxiliar o Hospital Santa Lúcia. Na segunda-feira o atendimento será feito pela médica Marilda, na terça com Juliana, na quarta novamente Marilda, na quinta Juliana e na sexta-feira com Anselmo.
Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, sempre respeitando as medidas de segurança para evitar aglomerações. Não esqueça que o uso da máscara é indispensável.
Para oferecer um espaço mais acolhedor, recentemente foram realizadas melhorias em todos os espaços de atendimento na Secretaria de Saúde.

SÃO DOMINGOS DO SUL
LANÇA CAMPANHA NOTA PREMIADA 2020

A Administração Municipal de São Domingos do Sul lança a Campanha Nota Premiada 2020. A iniciativa do executivo municipal tem como objetivo, conscientizar os munícipes sobre a importância da educação fiscal, além de incrementar o comércio local e a arrecadação municipal, através do sorteio de prêmios, entre os participantes.
A campanha, que inicialmente havia sido pensada em outros moldes, teve que ser adiada e houve a necessidade de ser repensada, devido aos contingenciamentos gerados pela epidemia do COVID-19. Assim considerando todos os impactos da epidemia na economia local, o Prefeito Municipal Fernando Perin, optou por realizar uma campanha que além de estimular os munícipes a consumirem no comércio local, também tem sua premiação voltada para o incentivo dos estabelecimentos comerciais do município, visto que todos os prêmios da Campanha 2020 são em vale compras no comércio local.

Neste ano, as trocas de documentos fiscais por cupons, serão realizadas em dois pontos, sendo eles a Recepção da Prefeitura Municipal e o Correio em Santa Gema. As trocas serão realizadas a partir do dia 20 de Maio, seguindo todas as orientações da Secretaria de Saúde, com relação aos cuidados necessários, para a não disseminação do covid-19. O regulamento da campanha encontra-se disponível no site www.saodomingosdosul.rs.gov.br ..

ATENÇÃO!
Sempre que for sair de casa, use a máscara!

De acordo com o decreto, publicado nesta terça-feira, 05, fica obrigatória a utilização de máscara por toda a população nos espaços de uso comum, públicos ou privados, incluindo as vias públicas e o transporte.
Os estabelecimentos deverão impedir a entrada e a permanência de consumidores que não estiverem utilizando máscara de proteção facial.
Os estabelecimentos somente poderão atender a pessoas que estiverem usando máscaras e ainda terão a obrigatoriedade de disponibilizar um funcionário para organizar as filas de forma a manter o distanciamento seguro nas áreas externas e internas
O não cumprimento das medidas e a não utilização da máscara está sujeita ao pagamento de multa, tanto para pessoas quanto empresas.

Confira o decreto na íntegra: https://bit.ly/2WtPaWb

CASCA: Associação das Câmaras de Vereadores da Região da Produção realiza doação de cestas básicas.

Na tarde desta segunda feira 13/04 , às 13 hs,nas dependencias do Salão Centenário em Casca aconteceu a distribuição de cestas básicas doadas pela Asssociação das Câmaras de Vereadores da Região da Produção, que agora serão destinadas aos CRAS e Hospitais dos municípios de : Casca,Camargo,David Canabarro,Gentil,Marau,São Domingos do Sul,Santo Antônio do Palma, Vila Maria e Passo Fundo que compõe a Assciação.As 200 cestas básicas foram adquiridas com recursos próprios da Associação.

Está em andamento mais uma obra em Santo Antônio do Palma. Trata-
se do pórtico na entrada da Cidade. O pórtico é uma releitura de importantes elementos que compõem o município, tanto geográficos e materiais quanto históricos e culturais. Em sua composição, é formado por um muro de pedras, que relembra o aterro por onde passa o trem, sendo um elemento marcante na paisagem urbana do município, seguindo através deste muro, há uma representação dos trilhos do trem, que formam uma ponte ligando-se aos três pilares, o quais representam as três culturas do local, a Italiana, Polonesa e Gaúcha. Nestes 3 pilares, há um rasgo no meio, e lá está o Brasão do município, o que significa que da miscigenação das culturas, é formado o povo que aqui habita. Ainda representando a cultura local, foram desenvolvidas gravuras, que retratam de forma abstrata e artística a chegada dos imigrantes que vieram de navio até a América, chegaram até essas terras, onde hoje é o município, e com a força da sua fé e do seu trabalho construíram o que hoje chamamos orgulhosamente de “nossa cidade”, Santo Antônio do Palma.
Junto ao pórtico será construída uma edificação, a qual servirá como um ponto de informações turísticas e venda de artesanatos e produtos locais. Também foi desenvolvido o projeto paisagístico do local e a ambientação, através de uma pequena praça junto ao pórtico.
Em relação à requalificação urbana, esta apresenta melhorias na Avenida Vinte de Março, como alargamento da mesma, criação de um canteiro central e pistas de ciclo faixa.
Este é um projeto desenvolvido pela Administração Municipal em parceria com os arquitetos Adilson Giglioli e Marina Palma Trentini, e as estudantes de arquitetura Franciele Marcynski e Thaís Rossetto do município de Santo Antônio do Palma, o projeto para o novo pórtico de acesso à cidade bem como uma requalificação urbana na Avenida Vinte de Março. Esta semana foi iniciada a terraplenagem para a construção. O projeto também conta com a parceria e o apoio do Engenheiro da Prefeitura, Rogério Reginato, que desenvolveu os projetos estrutural, hidráulico e elétrico. de nossa cidade.
Esta obra está sendo construída junto a AM458, Proximo ao silo da Coagrisol, com recursos através de emenda parlamentar no valor de R$ 300.000,00.
Confira ao final do rol de fotos como irá ficar, lindo né!
Fotos: Assessoria Adilson Vieceli

Psicólogos da Assistência Social atenderão via WhatsApp


Preocupada com as famílias em risco e em situações de vulnerabilidade no município, a Secretária de Assistência Social de São Domingos do Sul disponibiliza atendimento remoto por intermédio do aplicativo Whattsapp, para casos que envolvam a necessidade de orientações referentes ao manejo psicossocial das famílias, a fim de reduzir a ansiedade e lidar com o estresse agudo diante da crise, riscos e situação de isolamento social.


O atendimento dos psicólogos da Assistência Social visa prevenir que traumas maiores com repercussão na família e na sociedade emerjam e se agravem diante desta situação, otimizando o tempo e criando uma rede de informações, para facilitar a transmissão de dados importantes sobre a realidade da comunidade.


O contato dos profissionais de Psicologia que atuam no âmbito social da Proteção Social Básica (CRAS) é (54) 99942-2136.


O canal de atendimento remoto será disponibilizado em horário comercial a partir do dia 25 de março, quarta-feira, pela manhã, das 08:00 às 12:00, e à tarde de 13:00 às 17:00.


O atendimento destina-se especialmente para usuários da Assistência Social..

Em boletim epidemiológico divulgado na tarde desta terça feira(24), pela Secretaria Estadual de Saúde do RS , há um caso de paciente infectado por coronavírus no município de Paraí. As informações estao disponíveis no site da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul,o boletim completo pode ser acessado através do link

https://saude.rs.gov.br/coronavirus-informe-epidemiologico

Vivemos uma época difícil de estiagem. Municípios vizinhos estão declarando racionamento de água e multa para quem utilizá-la de maneira indevida. Em Casca ainda não há falta de abastecimentos, mas precisamos que todos façam a sua parte. Evitem desperdícios. Não é momento de lavar calçadas, casas ou carros. Se todos utilizarem a água de maneira consciente, não ficaremos sem.


???????????? Caso haja vazamento ou qualquer problema na rede de água urbana em frente a sua residência, o titular da conta deve entrar em contato com a Corsan através do telefone 0800-646-6444 a passar todos os dados solicitados.


Alguns cuidados simples podem ajudar na economia:

??Tome banhos mais curtos

?? Feche o chuveiro sempre que possível

?? Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos

?? Cuidado com os vazamentos

?? Use a descarga com consciência

?? Lave a roupa com menos frequência e mais atenção

?? Não utilize a mangueira, seja para lavar o carro ou regar as plantas

?? Use a vassoura para limpar a calçada

?? Cuide da água da piscina: Sempre que não utilizada, cubra a piscina – assim, a evaporação diminui em até 90%.

?? Atente-se à caixa d’água: Não deixe a caixa transbordar e mantenha-a sempre fechada para evitar a evaporação.

?? Reaproveite a água: A água do banho e da máquina de lavar pode ser reutilizada para fazer as pequenas limpezas, como a da calçada ou do carro, e principalmente para dar a descarga.


Tenha também o seu site. É grátis!