A 1ª Prenda Juvenil do Estado do RS, a são-dominguense Isadora Fochi, juntamente com o Prefeito Fernando Perin, estiveram em Porto Alegre, na quinta-feira, 10, para receber homenagem do deputado Edegar Pretto, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul às prendas e peões do RS.

A solenidade aconteceu para assinar a adesão do Movimento Mundial ElasPorElas da ONU Mulheres Brasil, e contou também com a presença de todas as prendas e peões do estado e do presidente do MTG Nairo Callegari.

Estão abertos até o dia 31 de agosto de 2017, os pedidos do Troca- Troca de forrageiras de Verão no Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de São Domingos do Sul. Neste ano, as cultivares trabalhadas serão Capim Sudão, Milheto e Sorgo e as espécies de cada cultivar que serão disponibilizados já estão disponíveis no Sindicato. O prazo de pagamento das mesmas será até Março de 2018. Maiores informações no Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de São Domingos do Sul ou pelo fone (54)3349-1200.

 

Crianças e pais podem contar com mais conforto e segurança para brincadeiras ao ar livre na Praça Independência, em frente à Igreja Matriz de Casca. Foram realizadas melhorias nos brinquedos instalados no local. Além da reforma e pintura, também ocorreu a colocação de cargas de areia na pracinha. Os trabalhos foram realizados pelo Departamento de Serviços Urbanos.

A revitalização dos espaços de lazer é um dos compromissos assumidos pela Administração Municipal. “Uma das grandes vantagens de vivermos em uma cidade de menor porte é poder ir até a praça e desfrutar de nossos espaços de lazer com segurança e tranquilidade. As melhorias que estamos realizando nas pracinhas infantis são necessários e estamos atendendo aos pedidos da comunidade” salienta o Vice-Prefeito, Leandro Simonetto, que acompanhou os trabalhos.

A Prefeitura também está trabalhando na melhoria dos brinquedos localizados na Escola Municipal Homero Lima. Segundo informações do Coordenador do Departamento de Serviços Urbanos, Flávio Biavatti, nos próximos dias serão feitas reformas nos brinquedos da praça no Bairro São Luís, que já foram retirados do local para receber melhorias, e na praça do Bairro Consoladora.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Eduarda Molossi



 

A Secretaria de Obras e Trânsito realiza trabalhos de melhorias em vários pontos da cidade. Nesta semana, os serviços foram concentrados na Escola Homero Lima e Unidade Básica de Saúde Dr. Manoel Feijó, com limpeza, compactação do terreno com rolo, colocação de brita, cascalho e nivelamento. O próximo local a receber a equipe da Secretaria é a Escola Severino Damo.

Segundo o Secretário que responde pela pasta, Leonir Smolarek, a manutenção das repartições públicas como escolas e unidades de saúde, é importante pois são locais utilizados pela comunidade. A UBS do Bairro Consoladora está sendo preparada para iniciar os atendimentos em breve.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Foto: Júlia Giubel


Nesta quinta feira(10), por volta do meio dia, um dos veículos utilizados no arrombamento de dois bancos no centro de Vanini, ocorrido na madrugada da quarta-feira(9), foi localizado pela Brigada Militar no interior do Município. Segundo a BM, o automóvel possui placas clonadas

O ARROMBAMENTO

Na madrugada de quarta-feira(9), por volta da 1h30min, ladrões entraram nas agências do Banco do Brasil e do Sicredi, ambas localizadas em frente a praça Antônio Trichês, em Vanini, em uma ação simultânea que resultou no arrombamento dos caixas eletrônicos.

Os ladrões utilizaram pé-de-cabra para arrombar os caixas eletrônicos das duas agências, com o objetivo de levar dinheiro ou possivelmente instalar explosivos, mas a ação não foi concretizada.

Os ladrões espalharam miguelitos ao redor da praça e na entrada da cidade para dificultar a ação da polícia. Uma viatura da Polícia Rodoviária teve os pneus furados ao efetuar buscas na cidade.

Fonte: JH Casca



  A sessão ordinária desta segunda-feira, 07, foi marcada pela participação dos familiares e amigos dos homenageados quando da aprovação do Projeto de Lei nº 09/2017, que denomina as novas ruas do loteamento Augusto Mezzomo II com os nomes de Lanes Tadeu Migliavacca, Assunta Bordin Maccarini e Arnaldo Zambon.

Na sessão, os vereadores se manifestaram relembrando a importância de reconhecer e marcar, na história do município, o trabalho de pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento do nosso município.
Quebrando o protocolo e mantendo a linha de que a participação da comunidade é fundamental para que os vereadores possam desempenhar melhor suas funções, o presidente Douglas, abriu espaço para que os familiares também pudessem usaram a palavra e tivessem a oportunidade de transmitir para o público um pouco mais do trabalho que os homenageados desenvolveram e contribuíram no desenvolvimento de Casca.
Em sua manifestação o Presidente Douglas relatou que “momentos como este nos permite conhecer melhor essas pessoas, e desta forma usar os bons exemplos para nos colocar no caminho certo e trabalhar ainda mais para nosso povo”.

 Uma tentativa de assalto as agências do Sicredi e Banco do Brasil em Vanini foi registrado na madrugada desta quarta feira(09).Segundo informações um caixa eletrônico e vidros foram quebrados ,não há informação se algo foi levado.A Brigada Militar faz o isolamento do local neste momento aguardando a chegada da perícia. 

O Departamento de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Casca divulga os resultados esportivos do final de semana.

Sercca empata em candelária encerra a primeira fase na liderança do grupo

O Sercca foi até Candelária no sábado, 05, jogar contra a equipe do Atlético Candelariense. O empate em 4x4 contou com gols de Muralha, Maikel, Maiquinho e Jeanzinho. A equipe casquense encerrou a primeira fase na liderança da chave 3.

Final de semana o Sercca folga na rodada, aguardando quem serão seus adversários para a segunda fase, que inicia dia 19 de agosto.

O Sercca tem o apoio da Prefeitura Municipal de Casca.

* Fonte Assessoria de Comunicação do Sercca

CAMPEONATO COMUNITÁRIO SÃO JOSÉ

Neste final de semana, dia 06, a comunidade da Linha 18 São José realizou as semifinais do Campeonato Comunitário São José.

Cereais Gollo / Recicasca / Odontoclínica Zandoná 06 X 02 Restaurante Massolin di Fiori / Cereais Toffoli / Pôr do Sol Agrícola

Posto Marau Sul / Coodetec / Dalmago Transporte de Resíduos 06 X 03 Agro São José Alimentos / Supermercado Pasqualotto / Construtora ConstruCasca

No domingo, 19 de agosto, será realizada a final do Campeonato. A disputa por 3º e 4º lugar ficou entre as equipes Restaurante Massolin di Fiori / Cereais Toffoli / Pôr do Sol Agrícola X Agro São José Alimentos / Supermercado Pasqualotto / Construtora ConstruCasca, o jogo acontece a partir das 18h. Já o confronto da final será as 18:50 entre as equipes Cereais Gollo / Recicasca / Odontoclínica Zandoná X Posto Marau Sul / Coodetec / Dalmago Transporte de Resíduos.

COPA INTEGRAÇÃO REGIONAL DE FUTSAL

As equipes casquenses jogaram no domingo, 06, as semifinais da Copa Integração Regional de Futsal, em Nova Alvorada. O time Sub-17 jogou contra Nova Alvorada e o resultado foi o seguinte Nova Alvorada 02 X 06 Casca. E os Veteranos jogaram contra a equipe de Vanini, Vanini 02 X 03 Casca.

As finais também serão realizadas em Nova Alvorada. A equipe Sub-17 joga às 16:00, contra a equipe de Vanini. Já os Veteranos enfrentam a equipe de Vila Maria, às 17:00. A saída do transporte para os atletas é as 15:00, em frente à Prefeitura Municipal.

CAMPEONATO MUNICIPAL DE BOCHAS

Estão abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Bochas de Casca, junto ao Departamento de Esporte e Lazer. A competição será realizada com três trios. A previsão de início é a primeira quinzena de setembro. Os jogos serão realizados nas quadras de bocha do Município.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Casca

 


A Junta de Serviço Militar de Casca irá realizar no dia 18 de agosto, sexta-feira, a cerimônia de Juramento à Bandeira. O evento será às 14 horas no Ginásio Municipal Tranqüilo Pinzetta. Todos os jovens do sexo masculino nascido no ano de 1999 devem realizar o juramento.   Além disso, haverá o recolhimento de doações de alimentos para o Hospital Santa Lúcia. Toda a comunidade pode assistir.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi






O CRAS Pedro Bortoloso de Casca comunica a população que realizará expediente estendido nas segundas-feiras, passando a atender até às 20 horas. De manhã, o atendimento inicia às 7:45 até às 11:45. Pela parte da tarde, às 13 horas.

A Assistente Social, Kelly Cristina Pastre, explica o novo horário nas segundas. “Além do funcionamento de um grupo de artesanato com mulheres em situação de vulnerabilidade social, também haverá atendimento para que as pessoas cadastradas no Cadastro Único façam a atualização de dados” explica Kelly. Os documentos necessários são RG e CPF.

O CRAS funciona na Rua Almirante Alexandrino, 541, ao lado da Delegacia. De terça a sexta-feira, o atendimento da tarde encerra às 17 horas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi



A Consulta Popular foi realizada nos dias 1, 2 e 3 de agosto em todo o Estado. Para receberem os recursos os municípios precisavam atingir um percentual mínimo de votação. Em Casca o percentual era de 6%. Com a finalização da votação, o Município passou dos 17% do percentual de eleitores. A Consulta Popular mobilizou várias entidades do Município.
Foi possível votar pelo site, por SMS e também nos locais de votação, na Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Casa da Cultura. As duas propostas mais votadas em toda região são as que deverão receber recursos do Governo Estadual.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Presidente do Comude Almir Cerutti terá uma reunião na próxima sexta-feira, 11, para avaliar os resultados. “Agradecemos todas as entidades do Município que auxiliaram. A união da comunidade possibilitou superar os 17% de eleitores. Na sexta-feira teremos uma reunião do Corede Produção para avaliar a Consulta Popular deste ano e a participação de Casca no programa”, ressalta Almir.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Júlia Giubel

 Na tarde de sexta-feira, 04, mais de 70 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vitória, visitaram a Câmara de Vereadores de Casca.

As crianças acompanhadas pelas professoras Elaine Stocco, Angela Gueno, Idi Carminatti, Anarlete Vanin, Claudia de Oliveira e Rejane Batochio, foram recepcionados pelo Presidente Douglas Reginato que, após dar as boas vindas, contou a histórias da Câmara, explicou o processo legislativo no município, incentivou a todos e falou da importância da participação dos jovens na política.
Após as explicações todos receberam a Cartilha da Câmara de Vereadores, que conforme as professoras, serão utilizadas nas aulas para auxiliar no ensino dos alunos.

 .Às 10h30 teve inicio a missa festiva celebrada pelo Pe. Claudir Pressi e concelebrada por Pe. Máximo Benvegú; a Igreja estava completamente lotada sendo que vários fiéis acompanhavam a celebração do lado de fora da Igreja.Em entrevista a Rádio Seara,Pe. Claudir falou da mobilização da comunidade na participação da festa,lembrou que o mês de agosto é dedicado as vocações o qual o Monsenhor João Benvegnú era um grande incentivador.A comunidade também homenageou Pe. Claudir e Pe.Máximo pela passagem do dia do Padre que é lembrado neste final de seamana. Após a Missa foi servido almoço no Salão Paroquial,onde segundo os organizadores foram vendidos cerca de 1500 ingressos. À tarde o público dançou ao som de Reni e Banda Dimensão.



Um grave acidente na manhã deste domingo(6), por volta das 7h00 horas na rodovia ERS-129, Km 154, nas proximidades da Bica D’Água, em Casca,Vitimou o jovem Marcos Trez, 24 anos
O motorista conduzia, um Toyota Corolla no sentido Casca/Serafina Corrêa e estava sozinho, quando, por motivos ignorados, perdeu o controle da direção em uma reta, saiu da pista e colidiu contra uma árvore, vindo a falecer no local. Marcos era morador de Guaporé e trabalhava na empresa Sulmaq.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), de Casca,atendeu a ocorrência e o controle do tráfego no local. Houve lentidão, mas o trecho não chegou a ser interrompido.

Foto: Corpo de Bombeiros


  Um capotamento foi registrado na manhã desta segunda feira (07) por volta das 7h00 na ERS 129, próximo a empresa Santa Clara .Por motivos ignorados o condutor que estava sozinho, do VW-Gol de São Domingos do Sul perdeu o controle e acabou capotando parando a cerca de 30 metros da rodovia em meio a uma lavoura.O condutor cujo nome não foi divulgado foi socorrido e encontra-se em atendimento no Hospital Santa Lucia de Casca neste momento sem mais detalhes sobre seu estado clinico.

Fotos : Dejair Varela/Rádio Seara



A secretaria de Obras de São Domingos do Sul realizou durante o mês de julho o alargamento, colocação de bueiros novos, cascalhamento e britagem da estrada municipal no trecho entre a Capela Nossa Senhora Rainha da Paz até a Comunidade Santa Catarina/Olarias, uma extensão de 5 km.

A obra, que foi finalizada nesta semana, beneficia as famílias das comunidades, empresas de tijolos, produtores de leite, além dos usuários que transitam pela estrada diariamente.




 Em sessão ordinária realizada na semana passada, a Câmara de Vereadores de Casca aprovou o Projeto de Lei 31/2017, que cede o uso das baias existentes no Parque Municipal Arcido Perin para a APAE de Casca desenvolver o Projeto Equoterapia, com os mais de 60 alunos da região atendidos pela instituição.

Este método terapêutico e educacional utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Douglas Reginato, reforça que “sempre estarei lutando pelos alunos da Apae. Considero que todos são especiais e é função da Câmara de Vereadores apoiar, incentivar e aprovar projetos como este, que vem para melhorar a saúde e a educação das pessoas.”, afirma.

A atividade já é amplamente realizada em diversas instituições e direcionada para pessoas com necessidades educativas especiais. A Equoterapia surgiu como uma prática terapêutica, que utiliza o cavalo como mediador na reabilitação e educação, auxiliando na superação, ao menos em parte, das limitações impostas por suas condições, aprimorando as qualidades eficientes dos alunos e permitindo um desenvolvimento mais amplo e saudável. (Fonte: JH)

Tenha você também a sua rádio