Campanha terá mais duas premiações e notas ainda podem ser trocadas

As três primeiras sorteadas da Campanha A Nota Vale Prêmios de Casca receberam os cheques das mãos do Prefeito Municipal, Domingos Kujawa, na tarde desta sexta-feira, 23 de junho. Os dois prêmios de 500 reais cada foram para Leda Zardo e Patrícia Dutkevicz. O primeiro prêmio de 1 mil reais foi para Regina Dyevieski. O sorteio aconteceu no dia 17 de junho, durante a festa do padroeiro São Luiz Gonzaga.

Também acompanharam a premiação o Vice Leandro Simonetto, o Chefe de Gabinete, Edevaldo Kuiava, o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Almir Cerutti e a Coordenadora do Departamento de Cultura, Adriana Colet Casteli.

As notas que não foram sorteadas desta vez continuam concorrendo nos próximos dois sorteios realizados em dezembro, na Cantilena di Natale, e em fevereiro de 2018, no aniversário do Município. Para participar é simples: basta fazer a troca das notas fiscais emitidas em Casca por cupons. O consumidor recebe um cupom a cada R$ 300 em notas de compras e serviços e a cada R$ 500 para documentos de produtor rural. A troca das notas é feita na Prefeitura Municipal, ACIC, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.


No inicio da noite desta segunda feira(19),próximo a comunidade 21 Caravagio-Casca uma carreta placas IIF 3527 de Ibiraiaras,após quebrar uma das pontas de eixo acabou voltando de ré em uma pequena subida que existe naquele trecho da estrada, fazendo com que a carreta ficasse parada em "L" bloqueando totalmente a estrada,como a carreta estava carregada o motorista nada pôde fazer.Um carregador e uma motoniveladora da Prefeitura de Casca auxiliaram na retirada da carreta.Os motoristas tiveram que se deslocar no sentido que liga Casca a Santo Antônio do Palma por rotas alternativas. Por volta das 21 horas de ontem a carreta foi removida e o trânsito foi liberado

Fotos: Dejair Varela



 


  O Vice-Prefeito de Casca Leandro Simonetto participou, na segunda-feira, 12 de junho, de uma reunião com o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e com a Bancada Federal Gaúcha do Rio Grande do Sul, para a liberação dos recursos para os municípios que decretaram situação de emergência. Também participaram prefeitos e representantes de municípios da região da Ampla.

O Ministro Helder Barbalho salientou que o Governo Federal está acompanhando a situação, mas evitou fazer promessas. O presidente da Famurs, Luciano Pinto, apresentou os pleitos das prefeituras do RS para a União, cobrou também a liberação dos recursos para os municípios atingidos e reiterou as demandas entregues anteriormente ao Governo do Estado.

O Município de Casca decretou situação de emergência e solicitou recursos junto à Defesa Civil para a recuperação de pontes e vias públicas. “O processo foi homologado pelo Estado e reconhecido a nível nacional. Estamos aguardando a publicação da portaria. Em julho, juntamente com o Chefe de Gabinete Edevaldo, iremos a Brasília para tratar deste e de outros assuntos de extrema importância para o Município” salienta Simonetto.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Ricardo Tumelero

 

 No sábado, 10, a comunidade Silva Jardim Casca vibrou com a grande final do 9º campeonato de Integração. Foram mais de 70 jogos, cerca de 200 jogadores e uma boa média de gols por partida. A comissão organizadora mais uma vez propiciou uma competição de ponta, proporcionando um grande espetáculo aos amantes do bom futsal.A Radio Seara FM transmitiu as finais com a narração de Emerson Aguiar de Lima e reportagem de Ezequiel Pasa ,Após os jogos aconteceu jantar de confraternização para todos os jogadores e comunidade em geral, com a entrega da premiação e baile com animação do grupo Embalo.Para o ano de 2018 a competição promete ser ainda melhor em comemoração aos 10 anos da competição.

Confira os resultados
18:00 – Macolite Materiais de Construção/ Tornearia Kuchi 02 X 01 Chapeação Zembruski/ B&C Autoelétrica (Master)
19:00 – Dimicron/Floricultura 4 Estações 02 X 01 Mecânica Ferri/767 Comércio De Cereais (Livre)

Fotos: Comunicador Pasa

 


  O município de São Domingos do Sul, teve o melhor resultado na área de educação no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico da Fundação de Economia e Estatística (FEE). A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (7) foi elaborada com base em dados de 2014, com objetivo de avaliar a situação de renda, educação e saúde das cidades gaúchas.

Segundo a FEE, o município teve o melhor conjunto de indicadores, e atingiu o índice máximo nas taxas de matrícula bruta da pré-escola e do ensino médio. Além disso, teve alto desempenho nos exames de proficiência do ensino fundamental.

O índice da cidade foi de 0,842, enquanto o estado teve média de 0,697 no bloco educação. A cidade tem apenas 3 mil habitantes e, apesar de estar longe de ter um nível de renda destacável, consegue investir em educação de qualidade para a população.

O prefeito de São Domingos do Sul, Fernando Perin, explica que, para isso, investe mais que o percentual exigido. "Nós estamos investindo mais que os 25% que é de obrigação do município investir em educação e isso acaba tornando a nossa educação mais eficiente", afirma.

As aulas são em turno integral, o que faz com que os alunos não aprendam apenas a ler e escrever, mas sim tenham acesso a profissionais de saúde e nutrição dentro da escola. Também contam com até nove oficinas por semana, entre elas de capoeira.

Segundo o secretário de Educação da cidade, Douglas Zabot, o bom desempenho se deve aos professores. "Um dos quesitos importantes é o comprometimento dos professores, a formação e o empenho deles em trabalhar em formar alunos", ressalta.

São três escolas no município: uma de Educação Infantil, que atende 115 bebês e crianças, outra de Ensino Fundamental e a de Ensino Médio, que também contam com números positivos. A cidade atingiu o índice máximo nas taxas de matrícula, e todas as crianças estão devidamente inscritas e estudando.

Em função dos números a favor da educação na cidade, a escola de ensino médio não tem vagas disponíveis por causa da procura de estudantes de outros municípios.

Além de liderar o ranking do Idese, São Domingos do Sul alcançou um alto grau Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A diretora da Escola Frederico Benvegnú, responsável por formar alunos do ensino médio na cidade, Isalete Maria Carminatti afirma que os alunos saem de lá com o futuro acadêmico garantido.

"Os alunos saem daqui e vão para universidades públicas, e inclusive as privadas também, e passam direto", confirma.

As cidades que ficaram em segundo e terceiro lugar na lista do desenvolvimento da educação do estado foram, respectivamente, Nova Petrópolis (0,840) e Picada Café (0,838).

Índice geral

No resultado geral, Carlos Barbosa, na Serra, ficou com a nota mais alta (0,892), seguida por Nova Bassano (0,867) e Água Santa (0,866). Já os municípios que apresentaram os piores índices foram Dom Feliciano (0,576), Alvorada (0,576) e Jaquirana (0,585).

No ranking das 20 cidades com mais de 100 mil habitantes, apenas cinco tiveram a pontuação acima de 0,8, considerada positiva. Bento Gonçalves ocupou o primeiro lugar com 0,846. Erechim ficou em segundo com 0,825 e Santa Cruz do Sul em terceiro, com 0,821. Porto Alegre aparece em quarto lugar com 0,819.

Em relação à renda, o município de Carlos Barbosa aparece novamente em primeiro lugar, com 0,971, seguido por Nova Bassano (0,946) e Água Santa (0,929). Na saúde, a cidade que ocupa a primeira colocação é Nova Roma do Sul (0,929), seguida por São Jorge (0,921) e Nova Araçá (0,917).

 

O Vice-Prefeito de Casca, Leandro Simonetto, esteve em audiência pública na Secretaria Estadual de Saúde, em Porto Alegre, na segunda-feira (29) tratando sobre a manutenção dos partos no Hospital Santa Lúcia de Casca.

   Também participaram da audiência o Deputado Federal Covatti Filho (PP), Deputado Estadual Sérgio Turra (PP), Secretário Municipal de Saúde, Homero Piccolotto, vereadores Douglas Reginatto, Wagner Tadeu Miranda, Volmar Alves e Presidente do Hospital, Airto Zandoná. O Prefeito de David Canabarro, Marcos Oro, esteve defendendo o Hospital São José, de sua cidade.

   Aprovada no início de maio, a resolução que regionaliza a realização de partos no Estado está preocupando as lideranças de Casca e de David Canabarro. De acordo com ela, é necessário ter pelo menos 365 partos ao ano para manter o serviço em funcionamento e uma equipe disponível 24 horas composta por obstetra, pediatra, anestesista e enfermeiro, dentre outras medidas.

   Porém, o Vice-Prefeito lembra a importância do atendimento dos partos no Hospital Santa Lúcia para toda a região. “Há muitos anos gestantes de Casca e região têm o conforto de poder dar à luz próximo de casa. Vamos lutar para que esse serviço continue sendo oferecido, apresentando ao governo estadual argumentos e provas de que dispomos de qualidade no atendimento” afirma Simonetto.

   Foram marcados novos encontros, nos dias 05 e 06 de junho, em Passo Fundo, para chegar a um acordo quanto à questão. Se a resolução for aplicada, o local mais próximo para a realização de partos será o Hospital Cristo Redentor, de Marau.

   Também participaram da audiência representantes dos deputados Jerônimo Goergen, Silvana Covatti e Gerson Borba, do Partido Progressista.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Divulgação

 

 Nem o mau tempo impediu que os romeiros e fiéis demonstrassem sua devoção a Nossa senhora do Caravágio neste domingo(28). A comissão organizadora da Comunidade Linha 21 Caravágio Casca,se empenhou durante meses na organização da 38ª Romaria em honra a Nossa Senhora do Caravágio. Durante a semana além dos trabalhos aconteceu a motivação espiritual através das 3 noites do Tríduo preparatório à festa,onde a igreja da comunidade sempre esteve lotada.Neste domingo às 09:45hs teve início a procissão com a Imagem de Nossa Senhora do Caravágio que partiu da Igreja Matriz de Casca rumo a comunidade, sendo acompanhada por fiéis que fizeram o trajeto a pé mesmo com o tempo chuvosos numa demonstração de profunda fé.às 10:45 hs teve início a celebração da missa festiva ao meio dia foi servido churrasco e a tarde seguiu com a animação do grupo musical caso novo.Parabenizamos a comissão organizadora e a comunidade da Linha 21 Caravágio Casca pelo empenho e pelo belo trabalho realizado durante a 38ª Romaria em Honra a Nossa Senhora do Caravágio. Foto de Dejair Varela.

 

  Oficina Momento Nutri orienta alunos para uma alimentação saudável

Assuntos relacionados a nutrição são trabalhados para transformar as crianças em agentes promotoras de hábitos alimentares saudáveis nas famílias.

A nutricionista, Tábata Marcela Castelli, é a responsável técnica pela merenda escolar do município, e realiza a Oficina Momento Nutri com os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz.
Neste projeto, além de despertar nas crianças a consciência da importância de uma alimentação saudável, a nutricionista também orienta nos cuidados com a horta da escola. No local são plantados alimentos que auxiliam na merenda escolar das crianças, que acompanham o desenvolvimento das plantas e recebem orientações sobre cada uma delas antes de consumi-las. 
Para elaborar o cardápio da merenda escolar são priorizados os alimentos produzidos na escola, além dos advindos da agricultura familiar do município. Doações de alimentos in natura feitas pela comunidade também são utilizados na alimentação escolar, sempre com o aval da nutricionista. 
Além das orientações, as crianças também recebem acompanhamento nutricional, com o monitoramento do peso, estatura e crescimento de cada uma.

A comunidade casquense continuará contando com o serviço de maternidade no Hospital Santa Lúcia. A decisão foi confirmada em reunião com os municípios da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde na tarde de quinta-feira, 22 de junho, em Passo Fundo em que participaram o Secretário de Saúde, Homero Picolotto, e o Vereador Wagneu Tadeu Miranda.

Antes disso, na terça-feira, Prefeito Municipal, Domingos Kujawa, Secretário de Saúde, Homero Piccoloto, e administradores do HBSL, Luciane Santi Beretta e Airto Zandoná, estiveram em reunião com o coordenador da 6ª CRS, Vanderlei Ramos do Amaral. Na reunião, novamente foi levantada a importância da realização dos partos para a comunidade casquense e ficou entendido entre ambas as partes que o serviço seria mantido, porém somente para o Município de Casca.

Para o Prefeito, Domingos Kujawa, a conquista deve ser comemorada pela comunidade. “Muitas foram as pessoas envolvidas nesta luta para garantir conforto às nossas gestantes que poderão continuar tendo seus filhos próximo de casa e de seus familiares, como vem ocorrendo há muitos anos” salienta o Prefeito.

A luta pela manutenção da maternidade vem sendo abraçada pelo Hospital, Prefeitura, vereadores, entidades e comunidade em geral desde a aprovação da resolução nº 206/17, no início de maio, que estabelece parâmetros para a manutenção do serviço de Atenção Hospitalar, da Rede de Atenção ao Parto e Nascimento, exigências às quais o Hospital Santa Lúcia não atenderia. Sendo assim, as gestantes casquenses teriam que ir até Marau para ter seus bebês pela rede pública de saúde. A 6ª CRS vai dar orientações para o bom andamento do serviço no Hospital Santa Lúcia que, para continuar funcionando, irá se enquadrar no artigo 9ª da resolução.


  Oficina Momento Nutri orienta alunos para uma alimentação saudável

Assuntos relacionados a nutrição são trabalhados para transformar as crianças em agentes promotoras de hábitos alimentares saudáveis nas famílias.

A nutricionista, Tábata Marcela Castelli, é a responsável técnica pela merenda escolar do município, e realiza a Oficina Momento Nutri com os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz.
Neste projeto, além de despertar nas crianças a consciência da importância de uma alimentação saudável, a nutricionista também orienta nos cuidados com a horta da escola. No local são plantados alimentos que auxiliam na merenda escolar das crianças, que acompanham o desenvolvimento das plantas e recebem orientações sobre cada uma delas antes de consumi-las. 
Para elaborar o cardápio da merenda escolar são priorizados os alimentos produzidos na escola, além dos advindos da agricultura familiar do município. Doações de alimentos in natura feitas pela comunidade também são utilizados na alimentação escolar, sempre com o aval da nutricionista. 
Além das orientações, as crianças também recebem acompanhamento nutricional, com o monitoramento do peso, estatura e crescimento de cada uma.



 Fotos: Dejair Varela

Com uma maciça participação de público na Igreja matriz de Casca,foi celebrado neste domingo(18) a festa em Honra ao padroeiro São Luiz Gonzaga o qual celebramos o seu dia na próxima quarta feira(21).A cada ano são escolhidas comunidades para levarem a imagem do santo em procissão desde as comunidades ate a Matriz,neste ano as comunidades de São Paulo(Linha 20 Parizzi) e São Jacinto foram as escolhidas.No sábado a noite as duas comunidades encerraram o tríduo preparatório realizando uma bela celebração.Na manhã deste domingo a procissão chegou a igreja matriz sendo recepcionada por centenas de pessoas padres e por Dom Rodolfo Weber que realizou a celebração de missa,falando em sua homilia da importância das comunidades e da necessidade de ouvirmos o chamado de deus em nossas vidas colocando-nos a serviço dos que precisam de nosso auxílio.Após a missa foi servido churrasco e a tarde seguiu com música diversões populares.

A pavimentação asfáltica da Rua São Luis está cada vez mais próxima da realidade. A Prefeitura Municipal já iniciou as obras de drenagem no local e a empresa vencedora da licitação está fazendo a acessibilidade e colocação do piso podotátil.

A obra está sendo realizada com recursos de emenda do Deputado Federal Danrlei de Deus (PSD) no valor de R$ 295 mil e mais a contrapartida mínima do Município. “Há muito tempo a comunidade do Bairro São Luís aguarda por esta obra realmente necessária e que certamente irá melhorar a qualidade de vida de quem reside e trabalha nas proximidades” destaca o Vice-Prefeito, Leandro Simonetto.

A primeira camada asfáltica será colocada após concluídas as obras nas calçadas e a drenagem.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Eduarda Molossi

 Uma parceria da Secretaria da Assistência Social de São Domingos do Sul e da Emater do município, estão sendo desenvolvidas atividade para mulheres de São Domingos do Sul que participam do Clube de Mães. 

Visitando todas as comunidades do município, a extensionista da Emater Juliane Finatto Resende e a artesã Vera Oro, reúnem as participantes para passar conhecimentos de culinária e artesanato, com assuntos que são sugeridos pelos grupos atendidos.
Conforme a Assistente Social Amanda Kuyava “em torno de 50 mulheres, de todas as comunidades participam das atividades, tendo praticamente um grupo para cada comunidade do município”.
Os encontros acontecem sempre as segundas e quartas-feiras nas comunidades das participantes.
Foto: Grupo de mulheres da Comunidade Santa Maria Gorete

  Vacinação ocorre na unidade da Rua Tiradentes até acabarem as doses

O Município de Casca recebeu da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde um percentual de doses excedentes da vacina da gripe. As últimas doses foram divididas entre os municípios após o término da campanha e serão utilizadas para imunizar a população em geral que tiver interesse. Cada cidade recebeu quantidade equivalente de 5 a 7% de sua meta de vacinação.

Em Casca a vacina está sendo aplicada somente na Unidade de Saúde da Rua Tiradentes até terminarem as doses. Quem tiver interesse deve comparecer o mais rápido possível para imunizar-se.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

Alunos irão confeccionar roupas, brinquedos e soluções ecológicas

Sustentabilidade significa promover o desenvolvimento social e econômico sem comprometer ou agredir o meio ambiente. Este é o tema central do Mês da Ecologia realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Casca. As atividades serão desenvolvidas junto às escolas e comunidade em geral para motivar a consciência ambiental na população.

Além das atividades de preservação do meio ambiente desenvolvidas pelas escolas ao longo do mês de junho, a Secretaria irá realizar um concurso onde os alunos irão confeccionar brinquedos e roupas com materiais recicláveis, além de projetos para soluções ecológicas. Cada escola irá selecionar os melhores trabalhos de cada categoria para serem apresentados ao público em uma mostra que acontecerá no dia 19 de julho. Também haverá premiação.

O Secretário de Educação e Cultura, Nathan Ferrari Pastre, explica que utilizando os materiais de forma inteligente, é possível que eles se mantenham no futuro. “O nosso desafio específico com o Mês da Ecologia é conscientizar alunos e comunidade em geral a reaproveitar materiais descartados, transformando-os em objetos úteis com o objetivo maior de despertar a preocupação ambiental” salienta o Secretário.

A Prefeitura Municipal desenvolve atividades de preservação ao meio ambiente durante todo o ano. A principal delas é a coleta seletiva do lixo na cidade e no interior.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi


  SERCCA

   A equipe do Sercca jogou no sábado, 27, em casa, mais uma rodada da Série Bronze de Futsal, contra a equipe do Atlético Candelariense, de Candelária. O jogo terminou 02 X 02, com gols de Maikel e Felipe Suelo. O Sercca está em terceiro lugar na classificação da chave.

   A Prefeitura Municipal apoia e parabeniza a equipe do Sercca pela campanha que vem fazendo na Série Bronze.

COPA ERS 129 DE BOCHAS

   As equipes casquenses jogaram as finais da Copa ERS 129 de Bochas no domingo, 28, em David Canabarro. A equipe do São José disputou o título de campeão, mas perdeu por 02 X 01 para a equipe do União Canabarrense. Já o time do Bar do Bolão jogou contra o São Roque, e também perdeu, com placar de São Roque 03 X 00 Bar do Bolão.

   Com esses resultados a colocação das equipes ficou a seguinte: 1º: União Canabarrense, 2º: São José, 3º: São Roque, 4º: Bar do Bolão

   O Departamento de Esporte e Lazer agradece e parabeniza todas as equipes e os atletas casquenses que jogaram no Copa.

CAMPEONATO DE INTEGRAÇÃO SILVA JARDIM

   No domingo, 28, foram realizados os jogos das quartas de final do Campeonato de Integração Silva Jardim. Os jogos acontecem todos os domingos no ginásio da comunidade

Mecânica Ferri/767 Comércio De Cereais 04 X 04 AG Veículos/ M.N. Bebidas (classificando-se a equipe Mecânica Ferri/767 Comércio De Cereais que venceu nos pênaltis por 03 X 02)

Scheffer Materiais de Construção/ BR Serviços 02 X 03 Cereais Toffoli/Fermac Terraplanagem

Dimicron/Floricultura 4 Estações 07 X 01 Floricultura São Luiz/J.L Connect

Italac/Sustentare Seguros 02 X 01 Tecnocar/Dalbello Terraplanagem

    No próximo domingo, 04, serão realizados os jogos da semifinal.

18:30 – Dimicron/Floricultura 4 Estações X Cereais Toffoli/Fermac Terraplanagem (Livre)

19:15 – Chapeação Zembruski/ B&C Autoelétrica X Posto Marau Sul/Norte/ Recomaq Pato Loco (Master)

20:00 – Macolite Materiais de Construção/ Tornearia Kuchi  X Sponchiado Veículos/ Frigorífico Mauá (Master)

20:45 – Italac/Sustentare Seguros X Mecânica Ferri/767 Comércio De Cereais (Livre)

COPA INTEGRAÇÃO REGIONAL DE FUTSAL

   As equipes casquenses jogam no próximo domingo, 04, a Copa Integração Regional de Futsal. Os jogos serão contra as equipes de Serafina Corrêa, no Ginásio Municipal de Montauri, a partir das 17:30h. A ordem dos jogos é a seguinte Sub-17, Veteranos, Feminino e Livre.

 



Tenha você também a sua rádio