Invernada participou do Enart em Santa Cruz do Sul neste final de semana, de 17 a 19 de novembro

Pelo terceiro ano consecutivo a Invernada Adulta do CTG Laço da Amizade de Casca participou da final do Encontro de Arte e Tradição (Enart) que aconteceu neste final de semana, de 17 a 19 de novembro, em Santa Cruz do Sul. Nas outras vezes em que os casquenses classificaram-se para a final, estiveram entre os 20 melhores grupos da Força B. Nesta edição, a invernada subiu de posição, classificando-se em 10º lugar, cada vez mais próximos da almejada primeira colocação.

O grupo se dedica aos ensaios há muitos meses. “Em julho nos classificamos em 2º lugar na etapa regional de Marau e em outubro, na etapa inter-regional de Canoas, novamente conquistamos o segundo lugar e a vaga para a final em Santa Cruz do Sul” explica a prenda Karem Simonetto. Na final, apenas os 40 melhores do Estado apresentaram-se e 20 foram classificados para dançar no domingo.

A coreografia que levou a invernada a estar entre as 10 melhores do Estado da Força B foi “A Herança de uma Paixão”. “Foi uma sequência da coreografia encenada no ano passado que envolve uma paixão proibida, famílias de estancieiros, morte, amor e muita emoção” explica o peão Bento Ribas Trentin. As coreografias foram criadas por Tiago Damiani e ensaiadas pelo professor Jonatan Müller. Os coordenadores da Invernada são Maria Ivone e Paulino Spolti e o Patrão do CTG Laço da Amizade é Odimar Mattielo.

O Prefeito Domingos Kujawa parabeniza os 27 integrantes da invernada, bem como todos os envolvidos com a parte técnica e artística. “Sabemos da dedicação de cada um para chegar a esse resultado. O Município de Casca vem sendo muito bem representando neste evento estadual e só temos a agradecer o empenho de todos que se envolvem propagando nossa cultura” enfatiza o Prefeito.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Divulgação Invernada Adulta CTG Laço da Amizade

No sábado, 18, as meninas da categoria Infantil foram até David Canabarro jogar a final contra a equipe de Vanini. O jogo terminou em 02X01 para a equipe de Vanini. Com o resultado as meninas trouxeram para casa o segundo lugar.

A categoria Mirim feminino ficou com o terceiro lugar. As categorias Fraldinha e Pré-Mirim masculino foram premiadas com o terceiro lugar na classificação geral do Campeonato.

O Campeonato foi uma realização da Prefeitura de David Canabarro em parceria com o Cesurg, com a participação de equipes de toda região.

A Administração Municipal parabeniza todos os atletas e a comissão técnica pelas conquistas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Foto: Divulgação Dep. Esporte PM David Canabarro

O Conselho de Alimentação Escolar de Casca (CAE) realizou uma visita na Escola Municipal Severino Damo na última sexta-feira, 17 de novembro, para verificar a situação geral da oferta de merenda escolar aos alunos. A visita foi acompanha pela nutricionista da Prefeitura Municipal, Letícia Lusa.

O CAE tem caráter deliberativo, fiscalizador e de assessoramento com o objetivo de realizar o controle social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “O CAE auxilia o Poder Público realizando atividades como a fiscalização dos documentos das licitações da merenda escolar, zelar pela qualidade dos produtos e analisar as prestações de contas do PNAE. Uma vez ao ano ocorre a vistoria nas escolas para verificar se tudo está de acordo com o que foi preconizado” explica a nutricionista do Município.

O CAE é composto por sete membros sendo eles pais de alunos, funcionários das escolas, representantes do Poder Executivo e da sociedade civil. Segundo o Presidente do Conselho, André Lusa, a verificação realizada na sexta-feira teve resultados positivos. “Foi verificado que as condições estão de acordo com o que foi preconizado” conclui o Presidente.

As prefeituras precisam investir pelo menos 30% dos recursos da merenda escolar em alimentos da agricultura familiar. O Município de Casca investiu de janeiro até meados de novembro 60,07%.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Divulgação SMEC


 O Departamento de Serviços está concluindo a troca e reforma dos brinquedos das praças da cidade. Na semana passada foram instalados os brinquedos da Praça do Bairro São Luiz. Os brinquedos haviam sido retirados do local para reparos e pintura.

Recentemente a segunda etapa da obra da Praça foi finalizada.

A manutenção e o cuidado com os espaços públicos é um compromisso assumido pela Administração Municipal, que busca sempre qualificar e melhorar as áreas de lazer das comunidades.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Fotos: Divulgação PM Casca

Foram realizadas no último sábado, 18, as partidas de volta das semifinais do Campeonato Municipal de Bochas.  As partidas foram as seguintes:

Bar do Pila 02 X 01 Bar do Bolão

São José 02 X 01 Povoado Radin

Com esses resultados, no sábado, 25, Bar do Bolão recebe a equipe do São José, na partida de ida da disputa pelo título. A decisão pelo 3º e 4º lugar fica entre Povoado Radin e Bar do Pila.

Os jogos são realizados nas canchas das equipes.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

No último domingo, dia 19, o município de Vanini sediou o tradicional Baile da Terceira Idade. O encontro contou com a participação de 44 grupos de Terceira Idade de toda região e reuniu aproximadamente 1.500 pessoas no Salão Paroquial.

A animação ficou por conta do Grupo os Mensageiros. O Prefeito Municipal, Flávio Gabriel da Silva, contribuiu com a animação subindo ao palco e cantando.

A coordenadora do Grupo Arco Íris de Vanini, Romari Betinelli, agradece a todos que contribuíram para realização do evento. “Diversão não faltou para essa turma que mostra a cada dia qual é a melhor idade para se viver”. afirma Romari, aproveitando para convidar a todos para o Baile do próximo ano, que vai encerrar a agenda de bailes da regional e acontecerá no dia 16 de dezembro de 2018.

Para o prefeito Flávio Gabriel da Silva, a participação da Administração Municipal no evento é importante. “É uma forma de homenagear quem já trabalhou muito pelo Município”, afirma Flávio.

Na noite desta terça-feira, dia 14, em Casca, a Brigada Militar abordou um veículo TOYOTA/Corolla, de cor prata, onde o mesmo não obedeceu à ordem de parada, emprendeu fuga. Houve troca de tiros com os meliantes. Após perseguição, o veículo foi encontrado abandonado numa rua da cidade. Dentro do automóvel haviam objetos que provavelmente seriam utilizados para roubos, furtos ou outros delitos, tais como: ferramentas, rádios comunicadores, coletes, luvas, toucas, entre outros. Chamou atenção inclusive, anotações de casas em Nova Prata e Nova Bassano, que talvez seriam alvos dos criminosos. A polícia fez buscas, mas os mesmos conseguiram fugir.

Caso alguém tenha alguma informação pode avisar os órgãos de segurança.

O SERCCA não resistiu ao Nadas Branco e foi eliminado da Série Bronze ao perder a partida de volta da semifinal por 4×2 na noite deste sábado, 11, no Ginásio Maurílio Rodrigues de Silva, em Casca

Mesmo com o apoio da torcida, o SERCCA não conseguiu passar pela forte marcação do Nadas Branco, que fez um jogo eficiente e conseguiu eliminar a equipe casquense por 8×2 no placar agregado. Durante toda a partida a equipe casquense teve oportunidades, mas conseguiu convertê-las em gol somente no final da partida, quando já não havia mais tempo para recuperação.

O Nadas Branco enfrenta agora a AMF, de Marau, que eliminou a ASTF, na grande final da Série Bronze de Futsal. Ambas as equipes já estão classificadas para a Série Prata no ano que vem.(Fonte: JH)



Por volta das 17h desta quinta-feira, dia 09, um acidente envolvendo um veículo GM Celta, placas de Casca, e uma motocicleta, também com placas de Casca, deixou o condutor da moto ferido.


A colisão aconteceu no trevo principal de acesso ao Município de Casca. Segundo informações, o motorista do Celta dirigia-se pela Rua Tiradentes, no sentido centro-bairro São Luis, quando chocou-se contra a moto. A Brigada Militar atendeu a ocorrência e orientou o trânsito no local até a chegada da ambulância.( Fonte: JH)

A Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Emater realizou nesta quinta-feira, 09 de novembro, um curso para qualificação da alimentação escolar para fornecedores de produtos panificados, no Salão Centenário. O curso contou com a palestra da Assistente Técnica Regional Social da Emater de Passo Fundo, Luciana Gobbi.

No curso foram tratados temas importantes para os fornecedores da alimentação escolar, visando manter a qualidade da alimentação. A oferta de cursos para qualificar os envolvidos com a alimentação escolar faz parte do plano de governo da Administração Municipal.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Fotos: Divulgação PM Casca

Foi entregue nesta quarta-feira, 8 de novembro, o quinto televisor do Orçamento Participativo sorteado entre os participantes das assembleias 2017. A última sorteada a fazer a retirada foi Doralice Lima que recebeu o televisor das mãos do Chefe de Gabinete e Coordenador do Programa, Edevaldo Kuiava.

No total foram 5 televisores sorteados no dia 19 de setembro durante a Boia Campeira e Festival do Doce Gauchesco. Os outros 4 ganhadores já realizaram a retirada. O Orçamento Participativo é um programa do Governo Municipal de Casca que tem por objetivo consultar a comunidade sobre a melhor maneira de destinar os recursos públicos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi

 

O CRAS Pedro Bortoloso de Casca realiza até a sexta-feira, 10, a Campanha de Verão de Doação de Roupas. A retirada das peças pode ser feita das 09h às 11h30 e das 13h30 às 16h, na Casa da Cultura, ao lado da Igreja Matriz.

Mais informações pelo telefone (54) 3347 1461. 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Foto: Júlia Giubel


Devido ao atual crescimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e seus fatores de risco, como a alimentação inadequada, é indiscutível a necessidade da realização de ações de promoção da saúde no âmbito da alimentação.

Visando melhorar a qualidade de vida da população, realizou-se no Distrito de Santa Gema, atividades do Grupo de Controle de Dislipidemias. Com um total de nove encontros semanais, o grupo, que foi coordenado pela Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família -NASF- de São Domingos do Sul.

Nos encontros, diferentes profissionais de saúde abordam assuntos relacionados à prevenção e tratamento de doenças, alimentação, motivação e atividade física, incluindo visita em uma academia do município. Os participantes realizaram avaliação nutricional, verificação de pressão arterial e coleta de exames laboratoriais para realizar um comparativo com os realizados anteriormente ao grupo.

O grupo teve resultados excelentes, apresentando melhoras significativas no perfil lipídico, bem como peso e pressão arterial.






O desafio foi lançados durante o projeto Setembro Amarelo com os alunos de 6º a 9º anos das escolas Giovani Mognon de Santa Gema e Frederico Benvegnú da sede. 
Foram produzidas imagens que retratam lugares e situações que representam o município de São Domingos do Sul e o orgulho de viver aqui.
A comissão avaliadora formada pela agente comunitária Josiane Karlinski, pelo jornalista Rudinei de Souza e pela psicóloga do CRAS Fernanda Três, escolheram as 12 fotos que irão ilustrar o Calendário de Eventos da Prefeitura Municipal 2018.
Os alunos Aliki Carminatti, Ana Vitória Dalvide, Braian J. Sperança, Erica Pandolfi, Erica Poletto, Felipe Decol, Giovana Desardi, Júlia Kuyava Scaravelli, Ketlin Castelani, Miriã Rossato, Rodrigo Decol e Taís Campioni Raimanura tiveram suas fotos escolhidas, considerando fundamentos como composição da imagem e iluminação.
Para Feranda Três “se buscou valorizar a produção dos adolescentes que através de algo tão cotidiano para eles, expressando seus sentimentos em imagens”.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Casca realiza na próxima quarta-feira, dia 29, palestras e orientações do Novembro Azul. As atividades acontecem a partir das 13:30 no Salão Centenário, ao lado da Igreja Matriz.

Haverá palestra com o médico endocrinologista João Batista Ben abordando o tema “Diabetes” e, logo em seguida, com o urologista Leandro Kruel, sobre o câncer de próstata. A equipe da Secretaria de Saúde também estará prestando informações sobre exames laboratoriais voltados para a saúde do homem.

Todos estão convidados a participar das atividades do Novembro Azul.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

A Linha 20 Parizzi – Povoado São Paulo foi a primeira comunidade a sediar as reuniões dos grupos do Hiperdia para diabéticos e hipertensos. O encontro aconteceu na sexta-feira, dia 17, e teve a participação de cerca de 20 pessoas da área de abrangência das agentes de saúde Teresinha e Leda.

Os participantes puderam realizar a verificação da pressão arterial e fazer o teste da glicose com a enfermeira Cristina Faresin. A médica Joana Bouvié de Oliveira acompanhou os trabalhos e conversou com o grupo prestando informações básicas sobre diabetes e hipertensão. Os encontros serão realizados periodicamente e a cada reunião diferentes profissionais participarão.

A iniciativa dos grupos do Hiperdia é da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social por meio da equipe da UBS Tiradentes. Os participantes dos grupos devem levar o Cartão SUS. Para os diabéticos que necessitam fazer o teste da glicose é necessário estar em jejum.

Confira o cronograma dos próximos encontros, que iniciam sempre às 8:30 da manhã:

Dia 24/11 Salão Centenário (agentes Nilse e Cassiane)

Dia 01/12 Salão Centenário (agentes Virgínia e Maria Juliana)

Dia 08/12 Salão Vila São Luiz (agentes Iraci e Luciana)

Dia 15/12 Salão 18 Panisson (agentes Mário e Eunilce)

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Eduarda Molossi

Candidatos eleitos Ijair Pian(PP), vice-prefeito, e Giberto Zanotto(PDT), prefeito, comandarão o Executivo pelos próximos três anos
O candidato a prefeito Gilberto Zanotto(PDT), da coligação Reafirmando a Vontade do Povo (PP/PDT), foi eleito pelos paraienses neste domingo, dia 19, e comandará o Executivo pelos próximos três anos. O pleito foi acompanhado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, Carlos Cini Marchionatti.

Após uma campanha curta, com apenas 30 dias de duração, e sem propaganda oficial, a eleição ocorreu dentro da normalidade. A coligação Reafirmando a Vontade do Povo (PP/PDT), dos candidatos a prefeito Gilberto Zanotto (PDT) e vice-prefeito Ijair Pian (PP), recebeu 2.879 votos (52,27%). Já a coligação União, Verdade e Compromisso (PMDB/PT/PTB), dos candidatos a prefeito Lauriano Artico (PMDB) e vice-prefeito Jeremias Trevisan (PT), recebeu 2.629 votos(47,73%).

A renovação da eleição ocorreu porque o candidato mais votado em 2016, Oscar Dall Agnol (PP), teve seu registro de candidatura negado por decisão, em última instância, do Tribunal Superior Eleitoral. No total, seis municípios gaúchos realizaram novos pleitos em 2017. Além de Paraí, Ivoti também realizaram eleições neste domingo.

Jornal Hoje

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Casca comunica que nesta sexta-feira, 17 de novembro, o expediente encerra às 16 horas em todas as unidades de saúde do Município. O motivo é a realização de uma reunião de equipe para avaliação e planejamento. Desde já, a Administração agradece a compreensão da comunidade.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

O concurso fotográfico Casca em Fotos já tem definidas as imagens vencedoras desta edição cuja temática foi “Riquezas Culturais de Casca”. Os jurados se reuniram na manhã desta quinta-feira, 09 de novembro, na Prefeitura Municipal, para realizar a escolha. Também foram selecionadas três imagens através da votação popular no Facebook.

O corpo de jurados foi composto por Fernanda Pietroski, fotógrafa, Débora Mezzomo, formada em Artes, e Alcides Luiz Brugnera, professor de português e ex-prefeito de Casca. A classificação final das 13 fotos escolhidas  será conhecida na noite de segunda-feira, dia 13, em cerimônia realizada na Casa da Cultura de Casca, às 20 horas. O concurso fotográfico é uma realização da Secretaria de Educação e Cultura e tem por objetivo selecionar imagens para ilustrar o calendário de eventos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Júlia Giubel



Encerrou nesta terça-feira, dia 07 de novembro, o grupo de gestantes do segundo semestre do ano. A organização foi da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Casca. O encerramento contou com a presença do Secretário de Saúde Homero Piccolotto e do Prefeito Domingos Kujawa. Participaram do grupo 23 gestantes e também os futuros papais.

Durante os 5 encontros realizados, as gestantes puderam conversar com diversos profissionais e receberam orientações sobre a gestação e os cuidados com o bebê. Participaram dos encontros o pediatra José Ozório dos Santos, nutricionista Letícia Lusa, psicóloga Octávia Cabral, dentista Marcos Bordignon, fisioterapeuta Sabrina Sordi, ginecologista Ênio Zortéa e enfermeiras Cristina Faresin e Diane Balbinot. As gestantes também visitaram o Hospital Santa Lúcia aonde conheceram a maternidade.

O Secretário de Saúde agradeceu a todos que participaram da iniciativa. “O grupo de gestantes é um projeto que tem dado bons resultados. Tem ocorrido um bom envolvimento dos futuros pais, profissionais e Secretaria de Saúde. Daremos continuidade no próximo ano ouvindo as sugestões da comunidade pois muito nos importa a valorização da saúde e bem-estar das pessoas” comenta o Secretário Homero. Após o encontro foi realizada a entrega de brindes para as participantes.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Julia Giubel

Encerrou ontem, dia 08 de novembro, o Curso de Cuidadores de Idosos, iniciado em setembro. 

O Curso organizado pela Secretaria Municipal da Saúde através do NASF, com a participação de vários profissionais da Secretaria para uma formação qualificada dos Cuidadores. O grupo que realizou o curso esta apto a CUIDAR DOS IDOSOS. Diante do crescimento acelerado do envelhecimento humano das últimas décadas ressalta-se a importância desse profissional qualificado para atuar nas necessidades do cuidado com nossos idosos. O grupo esta de parabéns pelo empenho e dedicação demostrado durante o período de Curso. A Secretaria Municipal de Saúde agradece a equipe organizadora do curso e a todos os profissionais que participaram dessa formação! Agradece e parabeniza ao grupo que buscou qualificação para a profissão que esta ou deseja seguir, além de conhecimento e crescimento individual..

É importante que os responsáveis pelas crianças não percam os prazos para que a vaga seja garantida.

A Prefeitura Municipal de Casca, através da Secretaria de Educação e Cultura informa que as matrículas para os alunos que estudam na Rede Municipal de Educação podem ser feitas a partir do dia 09 de novembro, quinta-feira, diretamente na escola.

Na Escola Homero Lima as rematrículas para os alunos do Ensino Fundamental de 1º a 5º ano deverão ser confirmadas com a assinatura da ficha de matrícula, do dia 09 de novembro ao dia 09 de dezembro. Na Educação Infantil tanto da Escola Homero Lima, quanto da Severino Damo, os pais devem fazer a inscrição. As matrículas serão efetuadas conforme a disponibilidade de vagas. Para rematrícula no pré-A, o aluno deve completar quatro anos até dia 31/03/2018. Para o pré-B o aluno deverá ter cinco anos completos até dia 31/03/2018.

Para as turmas da Pré-Escola que funcionam nas escolas Marechal Arthur da Costa e Silva, Manoel de Oliveira Lima e Manoel da Nóbrega as matrículas e rematrículas devem ser feitas com as professoras das turmas. Os alunos devem ter completado quatro anos até dia 31/03/2018.

Os pais de alunos do 1º ao 4º ano que precisarem deixar os filhos em tempo integral na escola, devem fazer a inscrição no Projeto Recriança juntamente com a rematrícula e apresentação de atestado de trabalho.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Foto: Eduarda Molossi

A Secretaria Municipal de Saúde de Casca disponibiliza mais de 60 consultas semanais específicas para a saúde da mulher. São três ginecologistas atendendo na Secretaria: as médicas Hellen e Sônia e o médico Ênio, que atende preferencialmente as gestantes. O agendamento para as consultas é feito por telefone nas quintas-feiras às 12:45 pelos telefones 3347-1085/1090/1156.

O que tem acontecido é que muitas vezes, as pacientes agendam a consulta e acabam não comparecendo sem avisar com antecedência. “Entendemos que podem ocorrer imprevistos, mas é importante avisar caso a paciente não possa comparecer à consulta. Dessa forma, podemos antecipar consultas de quem está aguardando” explica a Coordenadora de Saúde, Karla Caron.

O acesso à saúde pública de qualidade é direito de todos. Se cada um fizer a sua parte utilizando os serviços municipais como consultas, exames e medicamentos quando realmente há necessidade, teremos uma saúde municipal mais igualitária.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi

A Brigada Militar Mirim de Casca realizou um pedágio de conscientização para o cuidado no trânsito, especialmente no feriado em que o fluxo de veículos aumenta nas rodovias. A ação aconteceu na tarde de terça-feira e manhã de quarta, dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Rua Tiradentes. A coordenação foi do CRAS Pedro Bortoloso, por meio da Soldada Evelise Leite que ministra as aulas aos pequenos soldados, e da Secretaria de Educação e Cultura.

Os motoristas e pedestres receberam folders com orientações para um trânsito melhor, como a redução de velocidade, o cuidado nas ultrapassagens, o uso do celular e consumo de bebidas alcoólicas. Segundo o Prefeito Domingos, a ação intensifica a conscientização dos motoristas. “São medidas que já sabemos que temos que tomar para evitar acidentes, mas que precisam ser periodicamente lembradas. O trabalho da Brigada Mirim tem sido cada vez melhor, mostrando que a responsabilidade social inicia cedo” comenta o Prefeito.

O pedágio fez alusão à 80ª Operação Viagem Segura realizada a partir da zero hora do dia 1º até às 23 horas e 59 minutos do dia 5 de novembro. O objetivo é reduzir o número de acidentes nas rodovias e perímetro urbano por meio de ações de conscientização e reforço na fiscalização.  A FAMURS  - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, por meio da Área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito, está motivando os municípios para que alertem a comunidade sobre o assunto.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/Fotos: Departamento de Imprensa


 



 Ontem dia 31 de outubro encerramos o outubro rosa com a realização de um encontro tendo a participação da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Nova Prata. Com excelente participação das mulheres o encontro trouxe reflexões relacionadas aos cuidados preventivos ao Câncer. Com enfase ao Câncer de mama e próstata lembrando a importância dos cuidados com a Saúde da mulher e do Homem. A Secretaria Municipal da Saúde agradece a presença de todas e a doação do kg de alimentos. Agradece também a toda equipe de saúde que não mediu esforços para o sucesso das ações do Outubro Rosa. Agradece a LIGA Feminina de Combate ao Câncer de Nova Prata que veio de forma voluntaria trazer informações importantes para o cuidado com a Saúde. Parabéns a todas as mulheres que se amam e se cuidam!!!!


Tenha você também a sua rádio