Falar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs, é importante em qualquer fase da vida, especialmente na adolescência. A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Casca está realizando palestras sobre o assunto com os alunos do 6º ao 9º ano das escolas do Município. Também é tratado sobre a gravidez indesejada e o desenvolvimento do corpo humano na adolescência.

A conversa é conduzida pela médica Sissiane Escobar de Souza com o acompanhamento da enfermeira Diane Balbinot. A iniciativa faz parte das ações da equipe Estratégia Saúde da Família. “Orientar para a prevenção é fundamental nesta fase da vida em que os adolescentes estão descobrindo sua sexualidade e nem sempre esta abordagem acontece em casa” comenta a enfermeira Diane.

Nesta semana serão visitadas as escolas que ainda não receberam a palestra. Além das escolas, o assunto será levado para os três grupos da terceira idade do Município, com a abordagem apropriada para a faixa etária.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Julia Giubel

O Orçamento Participativo já está em sua décima edição. No dia 24 de abril, terça-feira, às 19:30, na Câmara de Vereadores, será realizada uma reunião com os delegados das 38 comunidades para tratativas referentes à edição deste ano. A coordenação do OP definirá junto com os representantes as datas de cada comunidade em 2018.

Desde 2017, a Prefeitura não pode repassar os recursos diretamente para as comunidades, dessa forma ficou decidido que cada uma definiria as demandas e após o final de todas as assembleias, prestação de contas e regularização fosse realizada a compra dos materiais, através de licitação. Na reunião do dia 24 também será entregue o resultado da licitação.

Outro ponto importante desse encontro é definir como as assembleias funcionarão. “Definiremos o andamento e as datas das reuniões. Também iremos decidir juntos a melhor forma para que consigamos uma participação maior de público. A presença dos delegados é indispensável”, ressalta o Coordenador do OP Edevaldo Kuiava.

O Orçamento Participativo é uma forma das comunidades decidirem diretamente onde os investimentos devem ser feitos no Município.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Foto: Eduarda Molossi



O Grupo da Terceira Idade de Casca, Conviver e Renovar, realizou neste final de semana, de 13 a 15, uma viagem até as águas termais de Machadinho. Os associados foram acompanhados pela coordenadora dos grupos da Terceira Idade Ana Pigosso e diretoria. Os custos foram por conta de cada integrante.

Os associados realizam rotineiramente viagens como esta. “Cada grupo se organiza e realiza a viagem. Ofertar atividades diferenciadas faz com que eles se sintam ainda mais motivados a participar”, ressalta a Coordenadora Ana.

Casca conta com três associações da Melhor Idade: A Vida é Bela, do Migliavaca, Bela Etá, de Evagelista e Conviver e Renovar, da cidade.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Fotos: Divulgação CRAS

O Departamento de Esporte e Lazer da Prefeitura de Casca divulga os resultados esportivos.

Campeonato de Integração Silva Jardim

A Comunidade Silva Jardim realiza nos domingos à noite o Campeonato de Integração Silva Jardim.

15 de abril

Dezafil Agrale/ Dallbello Terraplanagem 00 X 07 JL Connect/ Floricultura 4 Estações (Livre)

Carnes Tonial/ Laticínios Planalto Médio 02 X 06 Posto Marau Sul&Norte/ Stefecar (Master)

767 Com. de Cereais/ Sustentare Seguros 01 X 04 Embutidos do Gringo/ Fermac Terraplanagem (Livre)

Vila Móveis/ Guaracar Veículos 01 X 00 Vinhos Riboldi/ Moto&Cia (Master)

Cereais Toffolli/ Bar Vitalli 01 X 02 Comercial Gollo/ M.M Autopeças (Livre)

22 de abril

18:00 – BR Seviços/ Scheffer Mat. de Construção X AG Veículos/ Mecal Mat. de Construção (livre)

18:50 – Macolite Mat. de Construção X Agro Bedin/ Mari Massas (livre)

19:40 – Agro Bordin/ Tecnocar X Vinhos Ribolodi/ Moto & Cia (master)

20:30 – Corretora Mezzomo/ CGM Incorporação X Frigorífico Mauá/ Uniagro (livre)

Campeonato Regional de Futebol Society 18 São José

Em função da chuva, a final do Campeonato Regional de Futebol Society 18 São José que seria realizada no sábado, 14, teve que ser adiada. A partida entre as equipes São José e Servis, será realizada no próximo sábado, 21, a partir das 15:00, na Comunidade 18 São José. Em terceiro lugar ficou o CRCM pela campanha realizada no Campeonato.

Copa ERS 129 de Bochas

Casca recebeu no sábado, 14, o Torneio Início da Copa ERS 129 de Bochas. O campeão foi o município de Ciríaco. O campeonato reúne seis equipes, uma de cada município participante. Neste ano Casca é organizadora da competição e recebe todos os jogos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca


 Um grave acidente aconteceu na ERS 129, KM 145, trecho entre Casca e Serafina Corrêa. 

Um Corsa Joy placa IQW 4808 de Casca chocou-se com uma carreta placa BFZ 8540, causando a morte de L. P. R., 39 anos, moradora da comunidade Silva Jardim, em Serafina Corrêa.
A condutora se dirigia a Serafina Corrêa onde trabalhava em uma escola, quando a carreta invadiu a contramão causando a saída da pista de seu veiculo e colidindo na sequência. O motorista da carreta deu fuga sendo acompanhado por outro condutor que transitava na via, que informou a Polícia Rodoviária Estadual do trajeto. A PRE interceptou a carreta já em Passo Fundo, onde o condutor alegou não ter percebido a colisão, apesar do pneu furado na mesma.
A Perícia é aguardada. O trânsito está normal no trecho.

A Prefeitura de Casca enviou oito toneladas de pneus para reciclagem nesta quarta-feira, 11 de abril. Foram cerca de dois mil pneus de carga, máquinas agrícolas e passeio que estavam armazenados no ponto de coleta, localizada no Parque Municipal de Máquinas, junto à Secretaria de Obras.

O serviço não acarreta custo para a Prefeitura Municipal. Empresas e comunidade em geral devem fazer o descarte neste local. “A única exigência para que os pneus sejam depositados no ponto de coleta é que eles estejam em boas condições de limpeza, sem o acúmulo de barro” comenta o Fiscal Municipal Paulo Scaravelli.

Esta já é a terceira carga de pneus enviada para reciclagem neste ano. O ponto de coleta também recebe pneus de alguns municípios da região que não possuem local de recebimento.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi

Na noite de segunda-feira, 9, o Sr. Jair Pedroso da Silveira recebeu o título de Honorário Cidadão Casquense em Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores de Casca. 
O título havia sido concedido na sessão ordinária do dia 05 de março, por iniciativa do Vereador Geraldo Lusa e em concordância com todos os vereadores, sendo o primeiro Decreto Legislativo de 2018.
A cerimônia foi conduzida pelo Vereador Wagner Miranda, Presidente do Legislativo Casquense, que ressaltou a importância da homenagem. “ O Legislativo tem o dever de homenagear em vida as pessoas que realizam atividades comunitárias de forma voluntária, como o nosso homenageado que há trinta anos participa ativamente da sociedade casquense”, ressaltou.
Já o Vereador Geraldo Lusa, proponente da homenagem, falou sobre a importância do trabalho realizado por Jair Pedroso da Silveira, ressaltando que essa homenagem poderia ter sido apresentada antes, mas que preferiu fazer nesse ano em que o Jornal Hoje, do qual o homenageado é fundador e diretor, comemora 30 anos de circulação. “ Começamos juntos em 1988, eu na carreira política e o Sr. Jair na imprensa, e, desde então, sempre acompanhei o trabalho realizado pelo homenageado. Tenho certeza que o trabalho realizado pelo senhor e sua família é muito importante para a comunidade”, afirmou Lusa.
Para o Prefeito de Casca, Domingos Kujawa, o Jornal Hoje é muito importante para a comunidade, pois registra há 30 anos os momentos mais marcantes da história do município. “ Vivemos um momento especial, pois Casca transformou-se em um ponto estratégico entre duas regiões, e o trabalho do Sr. Jair Pedroso de divulgar as nossas notícias foi importante para consolidar essa posição”, salientou o Prefeito.
Após a entrega do título de Honorário Cidadão Casquense, que foi realizada pelo Vereador Wagner Miranda, Presidente do Legislativo Casquense, Vereador Geraldo Lusa, e pelo Prefeito Municipal de Casca, Domingos Kujawa, o homenageado fez uso da palavra. Em um discurso emocionado e de lembranças de sua trajetória nos 30 anos de município, o Sr. Jair relatou a sua chegada a Casca, no início da década de 80, juntamente com a sua família, falando com emoção do trabalho realizado pelo seu pai, José Dorneles da Silveira, das atividades junto ao GEVIM- Grêmio Estudantil Vinícius de Moraes, fundador e primeiro presidente, do intenso trabalho junto a ACIC, a qual presidiu em duas oportunidades (1996 a 1998 e 2000 a 2003), e outras atividades em Conselhos Municipais e entidades casquenses. “Agradeço a presença de todos os amigos que se fizeram presentes e os vereadores pela concessão do título, pois me sinto cidadão casquense há 30 anos”, afirmou o jornalista.

A Prefeitura Municipal de São Domingos do Sul comunica a população São Dominguense que estará sendo feita no dia de amanhã 10/04/2018 e na quarta-feira 11/04/2018, a limpeza das caixas d´água que abastecem o município. O Poder Público pede a compreensão das pessoas por possíveis transtornos que a realização do serviço pode ocasionar e solicita que mantenham-se prevenidas dentro das possibilidades. A limpeza das caixas d´ água é de extrema importância para que a população possa desfrutar de uma água para consumo de segurança e qualidade.

A quinta edição da Expocasca já está sendo pensada pelas entidades organizadoras. Nesta terça-feira, 10 de abril, o Poder Público reuniu-se com a ACIC, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater para definições sobre a feira. O encontro ocorreu na Prefeitura Municipal e foi formada uma pré-comissão organizadora para seguir com os preparativos.

A sugestão é para que a Expocasca aconteça de 6 a 8 de dezembro de 2019, estando alinhada com as festividades natalinas do Município. A escolha das soberanas e lançamento oficial da Feira deverá ocorrer no mês de fevereiro, durante as comemorações do aniversário de 64 anos de Casca.

O próximo encontro da comissão será com empresas organizadoras de feiras para colher ideias de como será realizada a 5ª Expocasca. O Prefeito Domingos garante que o trabalho é para superar as expectativas da última feira, realizada em 2016. “Sabemos da imensa responsabilidade de organizar a Expocasca diante do grande sucesso que foi a edição passada e por isso queremos pensar em cada detalhe” comenta o Prefeito.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Eduarda Molossi

Com o objetivo de melhorar o acesso à internet nos pontos públicos de Casca o Departamento de Informática da Prefeitura comunica que desde a sexta-feira, 06 de abril, a internet livre próxima ao Centro Administrativo passou por mudanças. Para fazer o uso é necessário realizar check-in através do Facebook ou solicitar um código de ativação diretamente no Departamento de TI (caso não tenha rede social), que deve ser inserido quando conectado. Futuramente, a mudança será estendida a outros pontos do Município.

A mudança se deu pelo Marco Civil da Internet (oficialmente chamado de Lei N° 12.965/14 que é a lei que regula o uso da Internet no Brasil). O uso fica limitado a 2h por dia para cada usuário para que todos possam ter acesso de qualidade. Outra facilidade é que o novo sistema distribui igualitariamente internet para 200 clientes simultâneos. “Com a mudança o acesso foi melhorado. Os usuários, após fazerem o login tem o acesso liberado. Anteriormente alguns usuários não conseguiam acessar a rede, agora ficou mais fácil”, ressalta o Coordenador do Departamento de TI, Jonatas Menegazzo.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca


Nesta quarta-feira (04) o prefeito Fernando Perin esteve, juntamente com Rodrigo Puhl da empresa Domilac, em audiência com o Secretário dos Transportes do Estado Sr. Humberto Canuso, solicitando a construção de um trevo de acesso à Área Industrial na ERS-129, dando mais segurança e facilitando o acesso dos veículos que precisam transitar pelo local. 
O objetivo da obra é o desenvolvimento econômico da cidade, o prefeito de São Domingos do Sul, Fernando Perin, demandou a pavimentação da ERS-129, junto com um acostamento, para amenizar os riscos de acidentes no local.
Fernando reforçou “Sou muito cobrado para dar uma melhor trafegabilidade para os trabalhadores das duas maiores empresas do nosso município”, relata o prefeito.
Já para Rodrigo Puhl, que é proprietário da Domilac, relatou que seu negócio demanda de um fluxo muito intenso de caminhões. “Transportamos, em média, 100 mil litros de leite por dia e temos a meta de dobrar a produção”.
“Irei mandar um técnico do Daer, e a prefeitura se responsabiliza por uma audiência para um levantamento técnico do local”, solicitou o secretário Canuso, que acrescentou: “Deixarei o departamento encarregado pelo serviço maior, que é a pavimentação do acesso, e a prefeitura entra com os materiais e caminhões”.
O próximo passo é aguardar a equipe do DAER fazer os levantamentos para posteriormente encaminhar os projetos.

O Projeto Brigada Militar Mirim de Casca retornou às atividades nesta semana. Neste ano serão disponibilizadas quatro turmas: duas para os alunos já atendidos e duas novas, no turno inverso ao da escola. A coordenação fica por conta do instrutor Sadi Lorencetti.

A ação é organizada pela Administração Municipal, através do CRAS. “A comunidade solicitou e nós ampliamos o projeto. Serão quatro turmas para atender nossas crianças. A Brigada Mirim é destaque em nosso município e nos auxilia em diversas ações”, destaca o Secretário de Saúde e Assistência Social Homero Piccolotto.

Os alunos serão orientados quanto à segurança no trânsito, cuidados com a natureza, prevenção à violência e às drogas, primeiros socorros, dentre outros assuntos que forem surgindo durante o ano. As inscrições ainda podem ser realizadas. Podem se inscrever alunos dos 10 aos 12 anos. Para as inscrições é necessário comprovante de matrícula e residência e documentos pessoais. As matrículas e rematrículas devem ser feitas diretamente na sede do CRAS, ao lado da delegacia de Polícia. Mais informações (54) 3347 1233.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Fotos: Eduarda Molossi


Na semana passada foi divulgado o resultado do sorteio do mês de março da Nota Fiscal Gaúcha. Casca teve um ganhador no sorteio municipal: Flávio Antonio Bresolin. O sorteado deve passar na Prefeitura Municipal com a Secretária da Fazenda Mariana Gallo.

Para participar do programa é necessário se cadastrar no site: nfg.sefaz.rs.gov.br, pedir o CPF na nota sempre que fizer qualquer compra. Além de concorrer a prêmios todo mês, o contribuinte garante o desconto de 2% a 5% no IPVA.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

No próximo final de semana, de 05 a 08 de abril, quinta-feira a domingo, o VI Rodeio Crioulo Nacional de Casca será realizado no Parque Municipal Arcido Perin. As provas iniciam na quinta-feira, 05, às 17h. E se estende até o domingo com mais de R$ 45.000,00 em prêmios.

Na sexta-feira o baile fica por conta dos Tropeiros, a partir das 23h e no sábado também a partir das 23h a animação é do grupo Eco do Pampa.

A abertura oficial acontece no sábado, 07, a partir das 14h.

O evento é uma realização do CTG Laço da Amizade e conta com o apoio financeiro da Prefeitura de Casca

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

O Município está em segundo lugar no ranking estadual da educação do Idese

O Município de Casca é destaque estadual na área da educação conforme o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) divulgado no final de março pela Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE). O Idese avalia a situação socioeconômica dos municípios gaúchos quanto à educação, renda e saúde, considerando aspectos quantitativos e qualitativos do processo de desenvolvimento.

Casca ocupa a segunda posição do RS no ranking da educação, ficando atrás apenas do Município de Picada Café. Enquanto o índice geral do Estado é de 0,698, Casca está com 0,836. Os dados avaliados são referentes ao ano base de 2015.

Para avaliar a educação nos municípios, foram utilizados indicadores que iniciam na pré-escola até o ensino superior. Dentre os fatores, foram avaliadas as taxas de matrículas e as notas da Prova Brasil, aplicadas no 5º e 9º ano. A conclusão das etapas como o ensino fundamental e médio também foi avaliada.

Para o Prefeito Domingos Kujawa, o Município obteve destaque pois a educação é tratada como prioridade pela sociedade. “Temos a colaboração de todos para que nossa educação seja destaque estadual. Os professores, pais, alunos, entidades e comunidade em geral entendem a importância de ofertar ensino de qualidade para nossas crianças e jovens” salienta o Prefeito.

Casca possui 9.038 habitantes e já foi destaque na área da educação infantil recentemente. Em 2015 ficou entre as 40 cidades gaúchas que mais atendem a educação infantil, conforme o Tribunal de Contas do Estado, e em 2016 novamente foi destaque com o atendimento em tempo integral conforme dados da Promotoria Regional de Educação.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Julia Giube

Mais de mil pessoas acompanharam encenação da Paixão e Morte de Cristo

A terceira edição da Via Sacra Luminosa de Casca reuniu mais de mil pessoas na procissão, na noite de sexta-feira, 30 de março. A Paixão e Morte de Cristo foram encenadas por alunos das escolas do Município e da Oficina de Música, integrantes da Fazenda da Esperança e Associação Casquense de Cultura Italiana.

A caminhada iniciou na Gruta N. S. de Lourdes até a Fazenda da Esperança, passando pelo Caminho do Bosque, onde os fiéis acompanharam os passos de Jesus até a crucificação. No palco montado na Fazenda da Esperança, Jesus foi crucificado e ressuscitou, emocionando os presentes.

Segundo Secretário de Educação e Cultura, Nathan Ferrari Pastre, a Páscoa é momento de reflexão. “Neste ano, pensamos a Via Sacra para que ela tivesse um significado marcante, aplicável a nossa realidade atual. É impressionante como uma história de 2 mil anos pode fazer tanto sentido atualmente. Foi emocionante porque tocou nas feridas da sociedade”, destaca.

O encerramento foi feito pelo Prefeito Domingos Kujawa, Padres Dalci De Bastiani e Luiz Signor e pelo responsável pela Fazenda da Esperança, Marcelo Rodrigues de Oliveira, que agradeceram a presença de todos e desejaram Feliz Páscoa.

A realização da Via Sacra foi da Prefeitura Municipal de Casca e entidades.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Fotos: Júlia Giubel

A Feira do Peixe já é uma tradição na Quinta-feira Santa em Casca. Neste ano foram comercializados cerca de 1.200 kg de peixe vivo. A Feira foi realizada na Rua Coberta, ao lado da Prefeitura Municipal, pela parte da manhã e à tarde, sem fechar ao meio-dia. As espécies disponibilizadas à comunidade foram carpa e jundiá.  

A venda dos peixes foi realizada por um produtor local. A realização da Feira foi da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Emater. Segundo o Secretário Cleber Colle, a Feira foi uma ótima oportunidade para adquirir o produto local. “A maioria das famílias têm o costume de consumir peixe na Sexta-feira Santa. Com a feira foi possível prestigiar a qualidade da criação local de peixes” salienta Cleber.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Eduarda Molossi


Durante esta semana, devido ao bom tempo, foi possível realizar diversos trabalhos pela Secretaria Municipal de Obras e Trânsito de Casca. Os principais foram as melhorias na estrada da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes (Guissoni), colocação de tubos na comunidade Santo Antônio – Linha 20 Baixa, alargamento no acesso ao Distrito de Evangelista e colocação de tubulação e lombada no calçamento da localidade.

Quem necessita fazer pedidos de serviços deve entrar em contato diretamente com a Secretaria pelo telefone 3347-1700.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Eduarda Molossi

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Casca comunica que estará disponível na rede pública municipal de saúde de Casca a vacina contra gripe, a partir do dia 23 de abril, e se estende até dia 1º de junho. As vacinas estarão disponíveis na UBS do Bairro Jardim Brasil. O Dia D da vacinação será 12 de maio, sábado.

Os grupos a serem atendidos são: crianças dos seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da área da saúde (mediante apresentação de comprovante de função), professores, idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (mediante apresentação de atestado médico). É indispensável a apresentação do Cartão SUS. “Pedimos que a população não deixe para a última hora se vacinar. A campanha é importante para diminuir os casos mais graves de gripe em nosso Município. A prevenção é a melhor escolha sempre”, comenta a Enfermeira Cristina Faresin.

Mais informações pelos telefones (54) 3347 1429 ou 1465, com Cristina ou Juciele.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Foto: Eduarda Molossi

Na tarde do dia 12 de abril de 2018 a Equipe de Saúde Mental do
Hospital Santa Lúcia, realizou um encontro com os municípios da região,
com o objetivo de “Melhorar e Fortalecer o Estudo da Gestão de Caso,
Estabelecendo uma Linha de Cuidado para Nossos Pacientes”, evento este
que ocorreu na Câmara de Vereadores de Casca. Foram proveitosas trocas
de idéias que envolveram profissionais de diversas áreas, dentre eles,
médicos, psicólogos, enfermeiros, agentes de saúde, etc., dos municípios de
David Canabarro, Vanini, Serafina Correa, São Domingos do Sul, Santo
Antonio do Palma, Vila Maria, Ciríaco e representantes da 06º
Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo.
A pauta principal foi a apresentação dos dados das internações dos
pacientes de álcool e outras drogas, oriundos dos municípios que o HSL é
referência, durante o ano de 2017, dados como: faixa etária, causa da
internação... A idéia a partir destes dados é fortalecer e melhorar o estudo
da gestão de caso, interligando e estabelecendo uma linha de cuidados para
os pacientes.

A Secretaria de Educação e Cultura de Casca está preparando a Semana Literária que acontecerá de 23 a 27 de abril. A patrona é a escritora Cecília Meireles e a autora homenageada será a autora casquense Marilene Bonafé. A temática geral escolhida para a Semana Literária é “Literatura e o Empoderamento Feminino”.

Juntamente com a Semana Literária será realizada a Feira do Livro na Praça Dr. Jorge Haroldo Monteiro Pífero. Também ocorrerão atividades envolvendo as escolas na Casa da Cultura e Câmara de Vereadores, tais como maquiagem artística, oficina de balões, show de mágica e hipnose e conversa com escritores.

Para o Prefeito Municipal Domingos Kujawa, as atividades da Semana Literária vêm ao encontro da segunda colocação do Município no ranking da educação, conforme o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), divulgado no final de março. “A Semana Literária vai envolver escolas e comunidade em geral para uma importante troca de conhecimentos e experiências, reforçando a importância que damos à educação” salienta o Prefeito.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi


A Junta de Serviço Militar de São Domingos do Sul comunica aos jovens do sexo masculino, moradores de São Domingos do Sul, nascidos no ano de 2000 e que completam 18 anos até 31 de dezembro, que o prazo regular para o Alistamento Militar Obrigatório encerra-se no dia 30 de junho de 2018.
O alistamento é realizado pela Secretaria da Junta de Serviço Militar Amanda Vanini, na Secretaria de Educação de São Domingos do Sul.
O Alistado deve apresentar a Certidão de Nascimento original e/ou Carteira de Identidade / CPF, comprovante de residência e uma fotografia 3x4 recente.
Mais informações no telefone 54 3349 1100 ou na Prefeitura Municipal.

Casca sediou neste final de semana, de 05 a 08 de abril, o VI Rodeio Crioulo Nacional. As atividades aconteceram no Parque Municipal Arcido Perin e CTG Laço da Amizade. Na quinta-feira iniciaram as provas campeiras, no Parque. No sábado e domingo foram disputadas as provas artísticas no CTG.

Segundo a organização mais de 5 mil pessoas circularam pelo Parque nos quatro dias do evento. A abertura oficial foi realizada no sábado à tarde e contou com a presença do Prefeito Domingos Kujawa, Presidente da Câmara de Vereadores Wagner Miranda, Coordenadora da 7ª RT Gilda Galeazzi, Patrão do CTG Laço da Amizade Rafael Conterato, Patrão do Piquete Tropeiro Serrano Rodézio Pandolfo, Deputado Federal Covatti Filho, demais autoridades e tradicionalistas.

Além de toda programação artística e campeira, o Rodeio contou com shows dos Tropeiros na sexta-feira, e no sábado do grupo Eco do Pampa. “Nos orgulha realizar um evento deste porte. Todos os envolvidos estão de parabéns. Mais uma vez o Rodeio Nacional de Casca foi um sucesso”, destaca o Prefeito Domingos.

O Rodeio foi uma realização do CTG Laço da Amizade com apoio financeiro da Prefeitura de Casca, que preparou o Parque e ficou à disposição da organização durante todo o evento. Foram mais de R$ 45 mil em premiação.

Resultado das provas artísticas:

            Dança de Salão Pré-Mirim

1º lugar: Vitor Faé Barbosa e Ana Alice Fioravanço (CTG Felipe Portinho)

2º lugar: Bernardo Bolis de Matos e Gabrielly Ribeiro (CTG Felipe Portinho)

3º lugar: Arthur Modkovski Ferreira e Julia Bertuzzi Roani (CTG Sentinela da Querência)

            Dança de Salão Mirim

1º lugar: Bernardo da Veiga Tross e Maria Eduarda Benincá Cendron (DT Simpasso)

2º lugar: Vitor Eduardo Wiest e Rafaela Fernanda Tormen (CTG Sentinela da Querência)

3º lugar:  Pedro Benincá Cendron e Letícia Pinto Valiatti (DT Simpasso)

            Dança de Salão Juvenil

1º lugar: Gabriel Renato Schons e Marina Roseli Battisti (CTG Sentinela da Querência)

2º lugar: Igor Miguel dos Santos Roza e Ana Julia Camera (CTG Sentinelas do Pago)

            Dança de Salão Adulto

1º lugar: Hamilton Alexandre do Amaral e Ariane Paim de Almeida (GTF Guapos da Agronomia)

2º lugar: Diogo Antônio Pavão e Angela Zanin (CTG Sentinelas do Pago)

3º lugar: Jeferson Alex Furtado e Diandra Betiele Oliveira (CTG Sentinela da Querência)

            Solista Vocal Prenda Mirim

1º lugar: Caroline Centena (CTG Última Tropeada)

2º lugar: Julia Monteiro (CTG Eduardo Muller)

3º lugar: Agata Ferneda (CTG Felipe Portinho)

            Solista Vocal Peão Mirim

1º lugar: Vitor Gasperin (CTG Sinuelo da Serra)

2º lugar: Kauan de Mello Zembruski (CTG Querência do Prata)

3º lugar: Bernardo da Veiga Tross (DT Simpasso)

            Solista Vocal Prenda Juvenil

1º lugar: Jussiane de Fátima Bolner (CTG Tropel de Caudilhos)

2º lugar: Maria Eduarda da Silva (CTG Lalau Miranda)

3º lugar: Natalia Yasmin Gregóscki (CTG Dom Luiz Felipe de Nadal)

            Solista Vocal Peão Juvenil

1º lugar: Nícolas Rhay Vieira Toscan (CTG Querências do Prata)

2º lugar: Luiz Henrique Migliorini Pasche (CTG Sentinelas do Pago)

            Solista Vocal Prenda Adulta

1º lugar: Emanuele de Matos Oriotote (DT Juvenil)

2º lugar: Josiane Bedin (CTG Felipe Portinho)

3º lugar: Paola Larrea da Silva Machado (CTG Lalau Miranda)

            Solista Vocal Peão Adulto

1º lugar: Douglas Vinicius de Brum (CTG Unidos pela Tradição Rio-Grandense)

2º lugar: Guilherme Taschetto Tavares (CTG Sentinela da Querência)

3º lugar: Willian Andrade (CTG Lalau Miranda)

            Declamação Prenda Mirim

1º lugar: Eduarda Cechet (CTG Sentinela da Querência)

2º lugar: Julia Setti Mazzon (CTG Felipe Portinho)

3º lugar: Ellen Eduarda de Paula (DT Simpasso)

            Declamação Peão Mirim

1º lugar: Vitor Gasperin (CTG Sinuelo da Serra)

2º lugar: João Pedro Simonatto (CTG Cavalo Branco)

3º lugar: João Gabriel de Lima Aguiar (CTG Dom Felipe de Nadal)

            Declamação Prenda Juvenil

1º lugar: Ana Julia Camera (CTG Sentinelas do Pago)

2º lugar: Rani Molinari Presser (CTG Felipe Portinho)

3º lugar: Maria Eduarda Chiari Nunes (CTG Dom Felipe de Nadal)

            Declamação Peão Juvenil

1º lugar: Nícolas Rhay Vieira Toscan (CTG Querências do Prata)

2º lugar: Victor Renato Von Dentz (CTG Dom Felipe de Nadal)

3º lugar: Guilherme Eredia Assunção (CTG Sentinela da Querência)

            Declamação Prenda Adulta

1º lugar: Rosa Maria Makoski Linn (CTG Lalau Miranda)

2º lugar: Ediane Vincenzi (CTG Sinuelo da Serra)

3º lugar: Michele Calonego (DT Juvenil)

            Declamação Peão Adulto

1º lugar: Leonardo Andrade (CTG Sentinelas do Pago)

2º lugar: Willian Andrade (CTG Lalau Miranda)

3º lugar: João Batista de Oliveira (CTG Sinuelo da Serra)

            Chula Pré-Mirim

1º lugar: Kailon Jacob Pereira (CTG Alexandre Pato)

2º lugar: Vitor Braz Benetti (CTG Doze Braças)

3º lugar: Pedro Ritter Linch (CTG rincão Serrano)

            Chula Mirim

1º lugar: Vitor Augusto Borsato dos Santos (CTG Última Tropeada)

2º lugar: Vitor Valério Macedo (GTCN Velha Carreta)

3º lugar: Vitor Benetti Alano (CTG Doze Braças)

            Chula Juvenil

1º lugar: João Vitor Teixeira (GTCN Velha Carreta)

2º lugar: Miguel dos Santos Lampert (CTG Rincão Serrano)

3º lugar: Pedro Henrique Sponga (CTG Doze Braças)

            Chula Adulto

1º lugar: Matheus Guarese de Onazar (CTG Lalau Miranda)

2º lugar: Luis Felipe Proença (CTG Rincão Serrano)

3º lugar: Henrique Soares Zanin (GAN Lagoa Vermelha)

            Danças Tradicionais Pré-Mirim

1º lugar: CTG Sentinelas da Querência – Erechim

2º lugar: CTG Fogo de Chão – Ibiraiaras

3º lugar: CTG Moacir da Motta Fortes – Passo Fundo

4º lugar: CTG Dom Felipe de Nadal – Passo Fundo

5º lugar: CTG Galpão da Saudade – Serafina Corrêa

            Danças Tradicionais Mirim

1º lugar: GAN Lagoa Vermelha – Lagoa Vermelha

2º lugar: CTG Moacir da Motta Fortes – Passo Fundo

3º lugar: CTG Dom Felipe de Nadal – Passo Fundo

4º lugar: CTG Última Tropeada – Guaporé

5º lugar: CTG Estirpe Gaúcha – Guaporé

            Danças Tradicionais Juvenil

1º lugar: CTG Sentinela da Querência – Erechim

2º lugar: CTG Lalau Miranda – Passo Fundo

3º lugar: CTG Moacir da Motta Fortes – Passo Fundo

4º lugar: CTG Pialo da Saudade – Gravataí

5º lugar: CTG Eduardo Muller – Passo Fundo

            Danças Tradicionais Adulto

1º lugar: CTG Lalau Miranda – Passo Fundo

2º lugar: CTG Sentinelas da Querência – Erechim

3º lugar: CTG Última Tropeada – Guaporé

4º lugar: GAN Lagoa Vermelha – Lagoa Vermelha

5º lugar: CTG Sentinelas do Pago – Marau

 

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca






Dando sequência às reuniões realizadas com as secretarias e departamentos, Prefeito Domingos Kujawa e Vice-Prefeito Leandro Simonetto estiveram na tarde de segunda-feira, 09, com a Secretaria de Educação e Cultura, coordenação das escolas e departamentos. Também participaram o Chefe de Gabinete, Edevaldo Kuiava, e o responsável pelo Controle Interno, Neimar Tedesco.

O objetivo da reunião foi planejar o andamento dos trabalhos na área da educação. “O planejamento é o que faz os trabalhos darem certo. Orientar nossos funcionários dá confiança a eles e a nós, por sabermos que todos estão integrados para atender bem a população”, ressalta o Prefeito Domingos.

Reuniões já foram realizadas com a Secretaria de Saúde e Assistência Social, Obras e Trânsito, Agricultura e Meio Ambiente. Nos próximos dias outras secretarias participarão desse planejamento.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Foto: Júlia Giubel




A Secretaria de Obras e Trânsito de Casca realizou o alargamento de seis quilômetros de estrada na Linha 21 Santa Catarina. Também foi feita a colocação de brita a cascalho nos pontos onde se fez necessário.

Segundo o Secretário da pasta, Leonir Smolarek, o trabalho de alargamento permite que as estradas tenham melhores condições de trafegabilidade, especialmente para veículos de maior porte. “Nos próximos dias faremos o alargamento na estrada que liga a Linha 18, Linha 17 São Roque e Nossa Senhora do Caravaggio Terra Roxa. Aguardaremos mais alguns dias pois no momento há grande fluxo de caminhões e máquinas da safra e será necessário interromper o trânsito em alguns pontos” esclarece o Secretário.

Além disso, a Secretaria também iniciou o alargamento da estrada da Linha 18 São Roque até Navegantes Guissoni, restando sua conclusão com a colocação de cascalho e brita. O programa de alargamento das estradas municipais é uma das metas do plano de governo da atual Administração Municipal.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi



.

O Campeonato Municipal de Bochas Simples Dupla e Trio chegou à grande final, na noite de quinta-feira, 05 de abril, na Comunidade 18 São José. Foram oito equipes participantes e mais de três meses de competição. Os jogos foram realizados nas canchas dos times. Prefeito Domingos Kujawa, Vice-Prefeito Leandro Simonetto, secretários municipais Nathan Ferrari Pastre, Cleber Colle, Leonir Smolarek e Presidente do CMD Carlos Remuzzi acompanharam os jogos e fizeram a entrega da premiação.

Na quinta-feira, 05 de abril, as equipes jogaram a grande final, na comunidade 18 São José. Na categoria Simples, numa partida equilibrada, a equipe visitante venceu por 15 X 14. O titulo do Radin foi confirmado no jogo da Dupla. A partida de ida da final foi realizada no sábado, 24 de março, no Povoado Radin. A equipe da casa venceu por 02 X 01.

Na disputa pelo terceiro lugar, os jogos foram realizados entre Bar do Pila e Furlani. A primeira partida foi realizada no Povoado Furlani, no sábado, 24 de março, com vitória da equipe visitante por 02 X 01. No jogo de volta, realizado no Bar do Pila, na quinta-feira, 29 de março, o Furlani venceu por 03 X 00, garantindo a medalha de bronze.

A Administração Municipal agradece todos os atletas, comissões técnicas e comunidades por participarem. “A bocha é um esporte que vem crescendo em nosso Município. O campeonato nos mostrou a qualidade dos atletas. Agradecemos a participação e na próxima competição, esperamos ainda mais equipes”, ressalta o Secretário de Educação e Cultura Nathan Ferrari Pastre.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Fotos: Júlia Giubel


O Vice-Prefeito de Casca e Secretário de Administração e Planejamento Leandro Simonetto esteve em Porto Alegre nesta quarta-feira, 04 de abril, acompanhado pelo Vereador Eraldo Soccol reivindicando demandas em favor do Município. O Deputado Estadual Sérgio Turra acompanhou os casquenses.

Vice-Prefeito, Vereador e Deputado participaram de uma reunião com o Secretário Estadual dos Transportes, Humbero Brandão Canuso e equipe da Secretaria. A demanda principal foi para que sejam retomadas as obras de ligação asfáltica entre o trevo da ERS 324 até a 129, na comunidade Geral Velha, diminuindo o tráfego de veículos pesados nas ruas da cidade de Casca. Também foi solicitada a instalação de lombada eletrônica na 324, na área do Distrito Indsutrial, conforme reivindicação dos empresários e ACIC.

Segundo o Vice-Prefeito, o retorno do Secretário foi positivo, apesar das burocracias do ano eleitoral. “O novo Secretário dos Transportes se mostrou compreensivo com nossas demandas e indicou que as lombadas podem vir a ser instaladas ainda neste ano. Na questão do trevo, ele fará contato com o DAER para solicitar informações e a possibilidade do andamento da obra” ressalta Simonetto.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Municipal/ Foto: Divulgação

Depois de ganhar a confiança do governador José Ivo Sartori à frente da Secretaria de Comunicação do Estado, o jornalista Cleber Benvegnú é o novo chefe da Casa Civil do governo do Rio Grande do Sul. 

Sem filiação partidária e sem pretensão de concorrer a cargos eletivos, Benvegnú ganhou a confiança de Sartori aos poucos. Ficou conhecido, nos bastidores, como um dos poucos secretários que dizem "não" ao governador e que fazem críticas a eventuais decisões. 

De perfil conciliador, Benvegnú também ganhou pontos com Sartori ao fazer o papel de "algodão entre os cristais". Em casos de desentendimentos nos bastidores do Piratini, cabe a ele apaziguar ânimos – em geral com êxito.

O nome do jornalista será anunciado em cerimônia no Palácio Piratini, nesta quinta-feira (5), às 14h30min, junto de outros escolhidos para ocupar os cargos vagos com a saída de secretários que pretendem disputar a eleição em outubro.


A conclusão da primeira e segunda etapas da Praça Aparecida, localizada no Bairro São Luís, serão inauguradas nesta quinta-feira, 05 de abril. Será realizada uma breve cerimônia por volta das 16h30min com a presença do Deputado Federal Afonso Hamm (PP), que destinou a emenda de R$ 500 mil para a realização da obra.

O Poder Público Municipal convida toda a comunidade casquense, especialmente do Bairro, para que compareça à inauguração. Na ocasião, o Deputado também realizará uma visita ao Hospital Santa Lúcia e à Rua Coberta, locais que destinou recursos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

Os consumidores casquenses já podem fazer a troca dos cupons da campanha A Nota Vale Prêmios 2018/2019. Na tarde de segunda-feira o Secretário de Desenvolvimento Econômico Almir Cerutti realizou a entrega das urnas nos pontos de troca: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, ACIC e Prefeitura Municipal.

A cada R$ 300,00 em cupons fiscais, de impostos ou serviços o consumidor recebe uma cautela. Já para talão de produtor o valor é R$ 500,00, sempre com limite de 30 cautelas por documento. Podem ser trocados cupons e talões emitidos a partir de 1º de janeiro de 2018.

Nesta edição serão dois sorteios, Cantilena di Natale e Aniversário do Município, totalizando mais de R$ 18mil em premiação. “A participação na campanha de 2017 superou as expectativas. Convidamos toda a população casquense para que troque suas notas por cupons”, ressalta o Secretário.

A Nota Vale Prêmios tem por objetivo incentivar o consumo no comércio local e evitar a sonegação de impostos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Fotos: Júlia Giubel

Tenha você também a sua rádio