Os encontros do grupo de gestantes do segundo semestre iniciam na próxima quarta-feira, dia 22 de agosto. Serão sete encontros nas quartas-feiras, às 19 horas, na Casa da Cultura. Além das gestantes, também é importante a participação dos futuros pais. O grupo é organizado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social de Casca e podem participar todas as gestantes do Município.

O primeiro encontro será com orientações do dentista Marcos Bordignon e fisioterapeuta Sabrina Sordi. Serão diversos profissionais que conversarão com as gestantes ao longo dos encontros: enfermeira, fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista, pediatra, obstetra e também uma visita ao Hospital Santa Lúcia.

A inscrição para o grupo pode ser feita na Unidade de Saúde do Bairro Jardim Brasil. O telefone para contato é 3347-1465.

O Prefeito de Casca Domingos Kujawa e o Secretário de Educação e Cultura Nathan Ferrari Pastre estiveram em Brasília na última semana, de 06 a 09 de agosto. O objetivo principal da viagem foi participar da mobilização organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Prefeitos e lideranças de todo Brasil participaram, inclusive da Ampla – Associação dos Municípios do Planalto.

Dentre as pautas abordadas pela CNM está a Nova Lei de Licitações, o Imposto Sobre Serviços (ISS), para sua redistribuição mais justa, e a Lei Kandir, que trata da compensação do ICMS aos estados e municípios pelas exportações realizadas. “Se a Lei Kandir for regulamentada, o que é uma grande luta municipalista, o retorno financeiro direto aos municípios será maior e poderá ser aplicado em serviços para a comunidade” explica o Prefeito Domingos.

Na Capital, Prefeito e Secretário também trataram de pautas específicas para o Município de Casca junto a Ministérios e parlamentares. Dentre os assuntos esteve a busca de recursos para as áreas do esporte e turismo, além de mobiliário e equipamentos para a nova Escola Ana Paula Fincatto, que está em construção.

Neste sábado, 18 de agosto, acontece o Dia D para vacinação da poliomielite e tríplice viral, que inclui sarampo, caxumba e rubéola. Em Casca a vacinação será das 8h às 16 horas na Unidade Manoel Jesus Martins Feijó, no Bairro Jardim Brasil. Devem ser vacinadas crianças de um ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. O documento necessário é a carteirinha de vacinação.

É muito importante que os pais ou responsáveis levem as crianças para tomar a vacina. “A vacina é um importante trabalho de prevenção realizado na rede pública de saúde. Estamos disponibilizando o sábado para os pais que não têm tempo durante a semana, então pedimos que todos levem suas crianças para serem imunizadas” destaca o Secretário de Saúde e Assistência Social, Homero Piccolotto.

A vacina também é aplicada de segunda a sexta-feira na UBS do Bairro Jardim Brasil das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:30.

SERCCA

Neste sábado, 11, o SERCCA e Fontoura Xavier Futsal se enfrentaram, no Ginásio Maurilio Rodrigues de Silva. No final, empate em 4 X 4. Os gols casquenses foram marcados por Trave, Maikel, Miskui e Becker.

O próximo jogo da equipe casquense será no dia 25 de agosto, em casa, contra a equipe de Três Coroas.

COPA INTEGRAÇÃO REGIONAL DE FUTSAL

Foram realizados na tarde de domingo, 12, as quartas de final da Copa Integração Regional de Futsal, em Casca, no Ginásio Maurílio Rodrigues de Silva.

Sub-17: Casca 02 x 02 Vila Maria (Casca venceu nos pênaltis por 03 X 01)

Veteranos: Casca 00 x 03 Vanini

Feminino: Casca 02 x 02 Vila Maria (Vila Maria venceu nos pênaltis por 03 X 02)

Livre Masculino: Casca 02 x 02 Paraí (Paraí venceu nos pênaltis 02 X 00)

A equipe Sub-17 jogará a Semifinal em Vila Maria, no domingo, 19, contra a equipe de Nova Alvorada.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Casca auxiliou uma propriedade rural da Linha 15 São Marcos para que fosse possível a instalação de um biodigestor, projeto pioneiro no interior de nosso Município. O auxílio foi por meio da Patrulha Agrícola, que realizou a terraplanagem do local onde está sendo instalado o equipamento.

O produtor Jandir Perin, proprietário do empreendimento, trabalha com a atividade suína e pretende expandir a criação. O biodigestor é um sistema de tratamento biológico de efluentes e dejetos. Por meio dele é possível produzir biofertilizante, útil para a adubação de plantas, e biogás, para a geração de energia elétrica ou térmica. Além disso, o biodigestor diminui o cheiro emitido pelos dejetos e também a proliferação de moscas.

 Na propriedade do Sr. Perin incialmente será produzida energia térmica para aquecer os leitões, o que antes era feito com fornalha à lenha, exigindo grande preparação e manejo. Segundo Jonas Perin, sucessor da propriedade, o equipamento trará benefícios em diversos aspectos. “Teremos uma diminuição da mão-de-obra, que é escassa; ganho zootécnico com a melhora do desempenho dos animais, já que conseguiremos manter uma temperatura constante; melhora na parte sanitária dos animais, especialmente no período pós-desmame; e com isso tudo vem a parte ambiental, pois diminuiremos a emissão de gases de efeito estufa como o CO2” explica Jonas.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cleber Colle, elogia a iniciativa e salienta que os serviços de maquinário estão à disposição para impulsionar o desenvolvimento das atividades agrícolas. “Estamos sempre buscando alternativas para incentivar e auxiliar os produtores a alavancarem suas atividades. A propriedade rural precisa ser gerida com eficiência, como neste caso da instalação do biodigestor, que trará benefícios tanto na mão-de-obra quanto para a natureza” enfatiza o Secretário.

Conforme a Lei Municipal 2.616/2014 os pedidos de serviços da Patrulha Agrícola devem sempre ser feitos por escrito junto à Secretaria de Agricultura, no térreo da Prefeitura Municipal. Dessa forma, serão planejados e executados ordenadamente conforme cronograma. “Para haver sucessão nas propriedades é preciso tirar o máximo de proveito de todos os recursos que há nelas”.

 

A semana iniciou com melhorias na Rua Antônio José Vivan, nas proximidades da Júlio de Castilhos. A Secretaria de Obras e Trânsito de Casca está trabalhando no local para recuperar trechos de calçamento que acabaram danificados com o tempo e com a passagem de veículos. O local conta com trânsito intenso, principalmente por ser um dos acessos à saída para São Domingos do Sul.

O Coordenador dos Serviços Urbanos, Flávio Biavatti, acompanhas a obras. O objetivo é dar continuidade com as melhorias ao longo de toda a extensão da Rua. Recentemente foram recuperados trechos da Borges de Medeiros e Tiradentes, saída para Santo Antônio do Palma.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Eduarda Molossi


Nossa Senhora da Salete – Gayeski

Nesta segunda-feira, 06, a equipe do Orçamento Participativo foi até a comunidade Nossa Senhora da Salete – Gayeski. A participação foi de 100%.

A Administração apresentou seis propostas e a comunidade escolheu três:

1º: Busca de recursos externos para ampliação da Patrulha Agrícola;

2º: Concentração dos trabalhos na limpeza, cascalhamento e estruturação das estradas municipais;

3º: Busca de recursos para reforma e ampliação do Posto de Saúde Leda Krososki (Tiradentes).

Propostas indicadas pela comunidade:

1º: Ações preventivas na área da saúde nas comunidades;

2º: Manutenção das estradas vicinais e cursos profissionalizantes.

A comunidade decide onde quer que seja investido o recurso da participação: compra de material de construção para melhorias no salão da comunidade e entorno.

 O valor referente a participação em 2017 foi R$ 7.663,94

            Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

Para atender melhor a comunidade casquense, a Sede da Secretaria de Saúde e Assistência Social passou por reformas. As obras foram realizadas no final de semana para não prejudicar os trabalhos. As melhorias aconteceram através de recurso vinculado dos governos federal e estadual,

Na sala de pediatria, houve a troca do piso e pintura das paredes. No ambulatório a paredes foram pintadas. “para nós, o mais importante são os pacientes que por aqui passam diariamente. Por isso realizamos as melhorias a fim de melhor atender a comunidade. Em breve, realizaremos reformas na sala de odontologia da Secretaria”, destaca o Secretário de Saúde e Assistência Social, Homero Piccolotto.

Na sede da Secretaria são realizados atendimentos médicos, odontológicos, acompanhamento psicológico, agendamento de consultas e exames especializados, dispensação de medicamentos, além de atendimentos da equipe de enfermagem.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Fotos: Júlia Giubel

A Prefeitura Municipal de São Domingos do Sul realiza Processo Seletivo para a contratação 01 Agente de Saúde, conforme Edital nº 02/2018.
Para se inscrever, o candidato deverá se Inscrever no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura e juntar a documentação exigida no Edital.
A documentação deverá ser entregue no setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal, situada à Rua Eduardo Cerbaro, n° 88, no Centro Administrativo de São Domingos do Sul - RS, das 8 horas às 11h 30 min e das 13h 30 min às 16:30 horas, no período de 30 de julho e 31 de julho de 2018.
O prazo de validade do Processo Seletivo é de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Prefeitura Municipal de São Domingos do Sul.
Para ter acesso ao edital, acesse o link http://saodomingosdosul.rs.gov.br/.



O Ministério da Saúde realizará, de 06 a 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo apenas para criança. Em Casca a vacinação será realizada na Unidade Básica de Saúde Dr. Manoel Jesus Martins Feijó, no Bairro Jardim Brasil, de segunda a sexta-feira, 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:30. No sábado, 18 de agosto, será o Dia D da vacinação. A medida é para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite e vacinar contra o sarampo.

A população alvo desta ação são crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias. O objetivo da Campanha é vacinar indiscriminadamente a população alvo, independentemente da situação vacinal das crianças. É indispensável a apresentação do Cartão SUS e da carteirinha de vacinação.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Foto: Eduarda Molossi

O Município de Casca é conhecido como a Capital Gaúcha do Leite por ter destaque na sua produtividade. Por esse motivo, a produção de leite foi a temática central da palestra de quarta-feira, 25 de julho, da 4ª Semana da Agricultura Familiar de Casca. o evento foi realizado no CTG Laço da Amizade e reuniu produtores e interessados no assunto.

A palestra abordou “Nutrição de gado leiteiro e rentabilidade” e foi ministrada por Rubem Frosi, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Zootecnia e Técnico Nacional de Ruminantes da empresa Mig-PLUS Agroindustrial.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cleber Colle explica que basicamente foram debatidos meios para que os produtores possam ter uma maior produtividade com seu rebanho leiteiro. “A qualificação dos envolvidos com o meio rural afeta diretamente no bom êxito da propriedade, devido à complexidade do trabalho. Agradecemos a todos que estão envolvidos nas atividades da Semana da Agricultura Familiar, preocupados com a nossa agricultura, setor que move o Município” enfatiza Cleber.

A realização da 4ª Semana da Agricultura Familiar de Casca é da Prefeitura Municipal, Conselho de Desenvolvimento Rural, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, ACIC, UPF, Mig-PLUS Agroindustrial e Sicredi. A Semana encerra neste sábado, dia 28, com a 5ª Mostra Municipal de Vinho e premiação da 2ª Mostra Ecológica na Linha 18 São José.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Eduarda Molossi

Durante a semana que passou o pintor italiano Giantônio Cecchin, pintou uma tela de 1,75m por 2,80m, executada em frente ao público, que destacou a história de São Domingos do Sul, o quadro retrata a história do município e o legado que o Monsenhor João Benvegnu deixou e incentivou na Vida da Comunidade.
A tela foi apresentada para a população, durante a missa em honra ao padroeiro, que aconteceu no domingo (05), sendo parte do projeto Merica Merica, viabilizado pelo Comitato Vênento do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de São Domingos do Sul e por apoiadores locais. 
Além deste quadro, Cecchin também esteve em Guaporé e Serafina Corrêa, onde desenvolveu trabalhos, produzindo obras com as mesmas temáticas locais, vindo de Belluno, esta é a segunda vez que o artista desenvolve seu trabalho no Brasil. 
O projeto apresentou ainda no dia 16 de agosto, um encontro folclórico e cultural, na oportunidade terá a apresentação dos músicos italianos Claudio Comanet, acordeonista, violinista e pianista e do músico Pio Sagrillo, Gaita Escocesa. A apresentação aconteceu no Auditório da Casa de Cultura.

 


Os alunos da Escola Municipal Homero Lima tiveram nessa semana uma atividade diferenciada: as Interséries. Os jogos foram realizados na Quadra Poliesportiva Dione Tebaldi Toledo, nas dependências da escola. Participaram alunos de 1º a 5º ano, orientados pelo professor Ivanir de Sordi (Muka).


Auxiliaram, além dos professores e atendentes, alunos da Escola Maccarini que realizaram a arbitragem.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Fotos: Divulgação SMEC

Na terça- feira dia 14 de agosto, a Emater juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura de São Domingos do Sul, realizou a entrega de adubo químico para produtores de leite, proveniente de um recurso da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Governo do Estado e do Município de São Domingos do Sul.
Na oportunidade, 46 produtores de leite foram selecionados para receber 13 sacas do produto. Os produtores passaram por uma avaliação realizada pelo Conselho Agropecuário do Município, onde deveriam enquadra-se nos critérios elencados pela comissão, que foram apresentar as últimas 12 notas de comercialização do leite, ter em dia a vacinação do rebanho, disponibilizar área destinada para a pastagem e estar em dia com o débito municipal.
O valor aplicado neste programa de incentivo foi de R$30 mil da proveniente da SDR e R$11.598,00 de contrapartida da Prefeitura Municipal. Para comprovação da utilização do adubo na área destinada a pastagem, será realizado análises do solo antes e depois da aplicação pelos técnicos da Emater.



A Copa ERS 129 de bochas chegou ao fim nesse sábado, 11. A partida final foi realizada na comunidade do Povoado Radin, na sede do Clube Atlético Parceria. A equipe casquense do Bar do Bolão ficou o título de campeã, após vencer o jogo de volta por 03X00 a equipe do União Canabarrense.

Na disputa pelo terceiro lugar a equipe Salete, de David Canabarro, venceu os 06 Amigos, de Ciríaco, pelo placar de 02 X 01. Com o resultado, o critério de desempate foi o saldo de bochas, vencendo a equipe Salete.

Foram 21 equipes, de cinco municípios, que participaram do campeonato que durou mais de três meses. Todas as equipes premiadas receberão dinheiro, troféu e medalhas.

Premiação:

Torneio Início: 
Campeão do torneio início da 6° Copa ERS 129 de bochas foi a equipe do Munícipio de Ciriaco. (Cheque no valor de 300,00 reais)

Grande Campeão: Equipe Bar Bolão de Casca.
(Cheque no valor de 3.300,00)

Vice-Campeã: Equipe União Canabarrense de David Canabarro
(Cheque no valor de 2.000,00 reais)

3° Lugar: Equipe Salete de David Canabarro
(cheque no valor de 1.300,00 reais)

4° Lugar: Equipe 6 Amigos de Ciriaco. 
(Cheque no valor de 1.000,00 reais)

- Melhor Simples: União Canabarrense

- Melhor Dupla: União Canabarrense

- Melhor Trio: União Canabarrense

Atleta Destaque: Pedro Martins Claro (Gilmar)

.

Conforme comunicado enviado pelo Hemopasso nesta segunda-feira, 06 de agosto, foi adiada a vinda do ônibus que estaria em Casca no dia 1º de setembro para coleta de sangue. A Secretaria de Saúde e Assistência Social foi informada pela Coordenadora Alexandra que, por motivos de força maior da própria instituição, a coleta não poderá ser realizada no dia 1º. Nova data será reagendada e divulgada para a comunidade.

A Secretaria de Saúde agradece o empenho de todas as instituições e entidades envolvidas na organização da coleta. Os interessados em doar sangue podem fazer contato com a Secretaria pelos telefones 3347-1090 ou 1085 para serem encaminhados a Passo Fundo. A doação de sangue é um gesto que pode salvar vidas.






A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Casca está sob nova direção desde a quarta-feira, 1º de agosto. Lucas Baccin é o novo Secretário e dará continuidade aos trabalhos até então conduzidos por Almir Cerutti, que assumiu a Secretaria de Administração e Planejamento.

Lucas tem 28 anos, é advogado, especialista em Direito Civil e Processo Civil e mestrando em Direito. Na função de secretário, Lucas espera continuar o trabalho realizado e fazer com que o desenvolvimento esteja sintonizado com as demais áreas do Governo Municipal. “O desenvolvimento depende de variáveis diferentes daquelas que o associam apenas por intermédio de fatores de matriz econômica, ele se movimenta nas áreas fundamentais do indivíduo e da sociedade, como por exemplo acesso aos serviços de cidadania” enfatiza Baccin.

Leandro Simonetto, que estava à frente da Administração e Planejamento, exercerá a função de Vice-Prefeito e coordenação geral das secretarias. “Com as mudanças nosso objetivo é atender mais a comunidade casquense e auxiliar em suas demandas, planejar investimentos do Poder Executivo e buscar recursos para realizá-los. Todo esse trabalho é realizado por meio de uma cooperação entre as secretarias” comenta o Vice Simonetto.

Até o final do ano a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, situada do segundo andar do Centro Administrativo, funcionará somente no turno da manhã, das 8h às 12h. O telefone para contato é (54) 3347-1233. Dentre as funções da Secretaria, está a abertura do MEI e coordenação dos incentivos às empresas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi

A Patrulha Urbana é responsável por manter os espaços públicos organizados. Os trabalhos desta semana iniciaram com a limpeza e pintura dos postes de iluminação da Praça Independência, serviços de limpeza e organização da parte externa nas escolas Homero Lima e Severino Damo, melhorias no calçamento na Rua Tiradentes (saída para Santo Antônio do Palma) e pintura dos cordões no entorno da ERS 324.

O Departamento trabalha diariamente na melhoria da cidade. “Nos próximos dias concluiremos os trabalhos iniciados e seguiremos o cronograma de trabalhos”, ressalta o Coordenador da Patrulha Urbana Flávio Biavatti.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Fotos: Júlia Giubel


Com uma produção atual de mais de 2.400 animais, a granja da família Castelani atualmente é a maior da região.
Com a iniciativa do Sr. José Auzilio Castelani , a família da comunidade Baixada de São Domingos do Sul, trabalha desde 2005 quando iniciaram com uma capacidade de 600 animais, em 2011 passaram a capacidade para 1.200 animais, no ano de 2014 a granja foi automatizada, e em 2018, com o investimento feito neste ano, com o apoio do poder executivo com terraplanagem, cascotes e brita, além de horas máquina, a capacidade passa para 2.400 animais, sendo um dos maiores produtores da BRF da região de Marau.
Para Alex Castelani filho do seu José, e que assumiu a produção na propriedade “sem o incentivo da prefeitura não seria possível realizar uma obra dessas, onde a cada 65 dias carregamos 1.200 suínos para o abate”

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Casca recebeu, na segunda-feira, 23, um veículo Volkswagen Gol. A entrega foi acompanhada pelo Prefeito Domingos Kujawa e Chefe de Gabinete Edevaldo Kuiava.

A aquisição foi realizada através do Fundo Nacional em Saúde para o Fundo Municipal em Saúde, com recursos da Vigilância em Saúde. “Qualificar nossa frota faz parte dos nossos constantes avanços. O novo veículo será bastante útil para a comunidade casquense”, ressalta o Prefeito Domingos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Foto: Júlia Giubel

No último sábado, 21, a Escola Municipal de Educação Infantil Severino Damo realizou a tradicional Festa Julina, que reuniu pais, alunos, professores e comunidade em geral. A festa foi realizada nas dependências da escola. Os participantes puderam provar as diversas comidas típicas da festividade.

Durante a festa, os alunos aproveitaram para brincar e dançar. Muitos pais auxiliaram na preparação e realização da festa. “Agradecemos a presença e colaboração de todos. Com o empenho de todos foi possível realizar essa linda festa”, ressalta a vice-diretora Sonia Klanovicz.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Casca / Fotos: Eduarda Molossi


A Secretaria de Obras e Trânsito de Casca aproveita os dias de sol para realizar um trabalho mais intenso nas estradas municipais. Nesta semana estão sendo realizadas melhorias no trecho que liga a cidade com a Linha 18 São José, local de trânsito intenso de veículos e máquinas.

Nos últimos dias também receberam melhorias as estradas da Linha 19 Nossa Senhora do Carmo e Linha 18 São Roque. Em breve deverá ser finalizado o trecho entre a Linha 17 Alta e Caravaggio Terra Roxa.

O maquinário e caminhões também trabalham no carregamento de material para abastecer o Britador Municipal, a fim de que possa suprir a demanda nas estradas. “No inverno temos mais dias de chuva e mau tempo, então precisamos de mais material para atender os pontos de estrada que precisam de melhorias” explica o Secretário Leonir Smolarek.

O telefone para entrar em contato com a Secretaria de Obras e Trânsito é 3347-1700.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Eduarda Molossi

As secretarias de Educação e Cultura e Agricultura e Meio Ambiente realizam a II Mostra EcoLógica. A proposta foi que os alunos das escolas do município realizassem trabalhos reaproveitando materiais e criando a partir de novas ideias. Foram utilizados papeis reciclados, tintas alternativas, dentre outros.

As atividades buscam conscientizar os alunos sobre a importância de conviver com o Meio Ambiente e preservar os recursos naturais. A visitação ficou aberta aos alunos nos dias 16 e 17 de julho. A partir de quarta-feira, 18, ao dia 27 de julho toda a comunidade casquense poderá visitar a Mostra. Na tarde desta terça-feira, 17, o júri avaliou os trabalhos e selecionou os vencedores em cada categoria. “A cada ano os alunos se dedicam mais e apresentam trabalhos mais qualificados. Parabéns às escolas e aos alunos pela criatividade”, destaca o Secretário de Educação e Cultura Nathan Ferrari Pastre.

O encerramento e a divulgação dos vencedores será no dia 28, sábado, na Capela São José – Linha 18, no Jantar do Vinho, evento que encerra a Semana da Agricultura Familiar. Os alunos e escolas premiados receberão, além de troféus e medalhas, viagens de estudo.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

Tenha também o seu site. É grátis!