A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Casca realizou algumas alterações no cronograma de atendimento médico das unidades do Distrito de Evangelista e Povoado Migliavacca. As mudanças não prejudicaram o atendimento e ocorreram devido à saída da médica Yanet. O novo cronograma passa a valer a partir de segunda-feira, dia 9 de julho. Confira:

UNIDADE DE EVANGELISTA

Segunda -feira à tarde: Enfermagem

Terça-feira de manhã: Dr. Anselmo, Enfermagem

Quarta-feira de manhã: Enfermagem

Quinta-feira à tarde: Dr. Anselmo, Enfermagem

Sexta-feira de manhã: Sr. Anselmo, Enfermagem

 

UNIDADE DO POVOADO MIGLIAVACCA

Segunda-feira de manhã: Dr. Anselmo, Enfermagem

Terça-feira à tarde: Dr. Anselmo, Enfermagem

Quarta-feira à tarde: Enfermagem

Quinta-feira de manhã: Dr. Anselmo, Enfermagem

Sexta-feira à tarde: Enfermagem

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

Com o Plenário Arnaldo Zambon repleto de professores e lideranças, a Câmara Municipal de Casca realizou, nesta segunda-feira(09), uma sessão solene em homenagem ao cinquentenário da Universidade de Passo Fundo (UPF). 
A mesa solene foi ocupada pelo presidente da Câmara e proponente da homenagem vereador Wagner Miranda; o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza e prefeito Domingos Kujawa.
Em seu pronunciamento o Presidente Wagner Miranda destacou que “a Universidade de Passo Fundo é a maior instituição de ensino do norte do estado do Rio Grande do Sul e tem uma estreita relação com o município de Casca desde a inauguração do Campi Casca no ano de 1992. Como egresso da UPF tenho orgulho de ter a minha formação nesta instituição”.

Uma reportagem na Revista Exame tem circulado na internet destacando o nível de desenvolvimento da saúde nos municípios gaúchos, com base nos dados divulgados pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). De acordo com as informações, dentre os 50 municípios brasileiros com a melhor saúde, 30 estão no Rio Grande do Sul. O Município de Casca faz parte destes números, que têm como base o ano de 2016.

No ranking nacional, Casca ocupa a 27ª posição. A nível estadual, o Município está ainda melhor: é o 18º com a saúde mais bem avaliada do Rio Grande do Sul. Para chegar à classificação, a Firjan avaliou quatro critérios: proporção de atendimento adequado de pré-natal; óbitos por causas mal definidas (quanto menor a proporção, melhor); óbitos infantis por causas inevitáveis; e internações sensíveis à atenção básica.

Segundo o Secretário de Saúde e Assistência Social, Homero Piccolotto, o Município trabalha a área da saúde com foco na prevenção, desde a infância até a terceira idade. “Ofertamos condições para que a população realize prevenção adequada, com campanhas de orientação, grupos de trabalho, consultas e exames especializados. Acreditamos também que a saúde precisa de atendimento humanizado e é assim que nossos profissionais trabalham” explica o Secretário.

Além da saúde, o Índice Firjan também avalia os municípios nas áreas da educação, emprego e renda. Na soma total das áreas, o município de Casca está em 19º lugar no Estado.

A segunda edição da Copa dos Amigos organizada pela Ser dos Amigos de Marau, foi realizada no último domingo (8) no Ginásio Jatyr Francisco Foresti em Marau. Com equipes de Passo Fundo, Marau, Vila Maria e Casca, a final teve um clássico casquense na categoria feminina. Bohemias x Parceria fizeram um jogo eletrizante protagonizando um grande espetáculo. A equipe Bohemias sagrou-se campeã pela primeira vez em sua história vencendo por 2 a 1 com dois gols de Vanessa Oliveira. Com boas defesas da goleira Janete Pawlak, conseguiu segurar o resultado e levantar a taça. A Ser dos Amigos ficou em terceiro lugar, tendo a goleira menos vazada Claudete Diogo. A artilheira foi Thainá do Ceará de Passo Fundo. A segunda Copa dos Amigos foi em benefício da menina Nicoly Vedana, que teve um AVC com dois meses de idade e precisa de tratamento especial.

 


A Consulta Popular foi realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho em todo o Rio Grande do Sul. O programa consiste que a população vote e decida onde quer que os recursos sejam investidos. Além disso, os municípios recebem os recursos se atingirem um percentual mínimo de votação de acordo com o número de eleitores. Em Casca é de 6%.

Neste ano foram dois projetos mais votados em toda região. Casca atingiu a votação de 12,8 % e está apto a receber recursos do Governo do Estado para videomonitoramento (segurança) e para manejo e conservação do solo (agricultura). Foi possível votar através do site ou pelo aplicativo disponibilizado em diversos locais. “Agradecemos o apoio de toda população e entidades que nos auxiliaram. O empenho de todos possibilitou essa importante conquista”, ressalta o Secretário de Desenvolvimento e Presidente do Comude, Almir Cerutti.

Em 2017 o Município também foi classificado no videomonitoramento. O recurso já foi depositado e será utilizado na instalação de câmeras de segurança e na central de videomonitoramento, que atenderá municípios da região.

A próxima etapa é uma reunião no Corede Produção para avaliar a Consulta Popular 2018 na região. O recurso será destinado aos municípios no ano de 2019.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Foto: Júlia Giubel

COPA ERS 129 DE BOCHAS

A Copa ERS 129 de Bochas chegou às quartas de finais.

Oitavas de final – 30 de junho (jogo de volta)

Rosário 02 X 01 Botafogo B

Campo Alegre 03 X 00 Olaria

União Canabarrense 03 X 00 São Paulo

São Roque 03 X 00 Piscina Clube

Salete 02 X 01 Bar Didó

São José 03 X 00 Botafogo A

Clube Atlético Parceria 01 X 02 06 Amigos

Viecilli Móveis 01 X 02 Bar do Bolão A

Quartas de final – 07 de julho (jogo de ida)

Bar do Bolão X Rosário

06 Amigos X Campo Alegre

São José X União Canabarrense

Salete X São Roque

Quartas de final – 14 de julho (jogo de volta)

Rosário X Bar do Bolão

Campo Alegre X 06 Amigos

União Canabarrense X São José

São Roque X Salete

COPA INTEGRAÇÃO REGIONAL DE FUTSAL

No domingo, 1º de julho, as equipes casquenses foram até Nova Bassano jogar contra as equipes da casa, nas categorias Sub 17, Livre, Feminino e Veteranos.

Sub-17: Nova Bassano 02 X 04 Casca

Veteranos: Nova Bassano 01 X 05 Casca

Feminino: Nova Bassano 02 X 09 Casca

Livre: Nova Bassano 00 X 04 Casca

O próximo jogo é no dia 15 de julho, em Nova Alvorada.

Sub-17: Nova Alvorada X Casca

Veteranos: Nova Alvorada X Casca

Feminino: Nova Alvorada X Casca

Livre: Nova Alvorada X Casca

A Prefeitura de Casca irá entregar os apartamentos do programa habitacional “Meu Primeiro AP” na próxima terça-feira, 10 de julho. Será realizada uma cerimônia, na Casa da Cultura, às 19 horas, com a entrega das chaves aos contemplados. No total foram construídos 64 apartamentos divididos em 4 blocos, localizados no Bairro Jardim Brasil, próximos à EMEI Severino Damo e à nova UBS Manoel Feijó.

Na cerimônia de entrega dos apartamentos, estarão presentes representantes da construtora responsável pelas obras e da Caixa Econômica Federal, que financiou os imóveis pelo programa Minha Casa Minha Vida. No ato, os moradores poderão obter esclarecimentos sobre as obras. Também farão a assinatura do termo de recebimento dos apartamentos.

Participarão da entrega autoridades com o Prefeito, Vice, vereadores e secretários municipais.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi

O Dia do Desafio mobilizou os casquenses nesta quarta-feira, 27 de junho. O Departamento de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal, através do SESC, realizou diversas atividades junto a empresas e escolas. O Coordenador Willian Antunes e o Professor Ivanir de Sordi (Muca) contaram com o auxílio de estudantes de educação física e fisioterapia.

Casca não competiu com nenhum outro município, apenas fez o autodesafio. O objetivo foi despertar na comunidade o hábito de exercitar-se. “Este dia serve para que façamos uma pausa em nossa rotina e avaliemos nossos hábitos e cuidados com a nossa saúde física” explica o Coordenador Willian.

O Departamento agradece a todos que colaboraram com as atividades do Dia do Desafio: escolas, empresas e voluntários. O Prefeito Domingos Kujawa também participou das atividades e recebeu o troféu do Município enviado pelo SESC das mãos do Professor Ivanir e Coorndeador Willian.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Eduarda Molossi

O grupo da melhor idade do Povoado Migliavacca, A Vida é Bela, realizou, na noite de 19 de junho, um filó com seus associados e pessoas da comunidade que auxiliaram na realização do baile. As comemorações aconteceram no salão da comunidade e também foi celebrado a festa dos aniversariantes do primeiro semestre.

Na ocasião, foi coroada a nova corte de soberanas do grupo: a Rainha Angelina Luza, primeira Princesa Lorena Debastiani e segunda Princesa Josefina Crema. A diretoria do grupo, juntamente coma coordenadora geral da melhor idade de Casca, Ana Pigosso, agradecem o empenho de todos e parabenizam a nova corte, desejando um bom trabalho.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Divulgação Coordenadoria



Nesta quinta-feira, 21 de junho, Casca comemora o dia de São Luiz Gonzaga, padroeiro do Município. A Prefeitura lembra que é feriado municipal. Todas as secretarias, departamentos e escolas estarão fechados. Os atendimentos de urgência e emergência serão feitos no Hospital Santa Lúcia.

Na sexta-feira, 22, conforme decreto municipal e orientação da AMPLA o expediente será realizado em turno único, das 11:30 às 17:30, devido a participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, o jogo será às 09:00. Já as escolas trabalharão normalmente, ou seja, em dois turnos. 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Foto: Eduarda Molossi

Casca conta com mais um equipamento para a frota municipal. Já chegou ao Município o trator agrícola que havia sido recebido no mês de junho em Porto Alegre. A máquina foi adquirida por meio de emenda do Deputado Federal Pepe Vargas (PT) no valor de 125 mil a pedido do Prefeito Domingos Claudio Kujawa e outras lideranças casquenses.

O trator, modelo 6100 J, da John Deere, será bastante útil para a comunidade. O Secretário de Obras e Trânsito, Leonir Smolarek, explica que o equipamento irá operar basicamente com o Departamento de Serviços Urbanos. “Utilizaremos na limpeza e conservação das ruas e espaços públicos em geral. Também será muito útil na limpeza das estradas logo após a roçada, que é feita com o trator que já temos e roçadeira articulada” comenta o Secretário Smolarek.

Para o Prefeito Domingos, ampliar a frota de máquinas e equipamentos se faz necessário devido à grande demanda de trabalho. “Temos muito trabalho tanto na cidade quanto no interior e buscamos alternativas para atender as necessidades da população, dentre elas a busca de recursos para ampliar a frota municipal” destaca Domingos. Nos próximos dias a comunidade já poderá ver o trator operando.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi.

.

Os servidores da Prefeitura Municipal de São Domingos do Sul, receberam nesta quarta-feira(11) a primeira parcela do 13º salário de 2018. O valor, correspondente a 40% dos vencimentos básicos.
Para a remuneração dos 145 servidores da Prefeitura serão investidos aproximadamente R$ R$ 148,5 mil , conforme a Secretaria Municipal de Administração.


Para o Prefeito Fernando Perin, “pelo segundo ano consecutivo optamos por fazer o pagamento antecipado, já que foi uma ação bem recebida pelo funcionalismo público no ano passado e estamos com as finanças em dia resolvemos repetir o pagamento, injetando esse recurso no nosso comércio”.






A Secretaria de Educação e Cultura, através do Departamento de Cultura e Turismo abre as inscrições para o Concurso Fotográfico “Casca em Fotos 2018”. A nona edição contempla o tema “Atrativos Culturais de Casca”.

Cada fotógrafo amador residente em Casca pode inscrever até duas fotos, coloridas, em boa resolução e sem nenhum tipo de edição. Caso apareçam pessoas, a autorização de imagem deve ser preenchida e encaminhada junto com a ficha de inscrição. As imagens devem ter sido registradas de novembro de 2017 até setembro de 2018.

As fotografias devem ser enviadas até dia 30 de setembro de 2018, através do emaileventos@casca.rs.gov.br ou entregues em CD, DVD ou Pen Drive no Departamento de Cultura e Turismo (vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura) nas dependências da Prefeitura Municipal, juntamente com a ficha de inscrição. O regulamento completo pode ser encontrado no site casca.rs.gov.br (Downloads).

O objetivo principal é divulgar as belezas que o Município possui. As 13 melhores fotos, que atenderem aos 4 critérios pré-definidos, irão compor o calendário de eventos 2019. “As belezas do Município já vêm ilustrando há oito anos o nosso calendário. O melhor da proposta é que a comunidade participa evidenciando as belas paisagens de Casca através de fotos”, ressalta o Secretário de Educação e Cultura Nathan Ferrari Pastre.

As formas de votação serão: votação popular pelo Facebook da Prefeitura a avaliação do júri técnico.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Foto: Concurso Fotográfico 2017 – Lucas Pizzatto

O Departamento de Serviços Urbanos está fazendo a reforma dos postes de iluminação na Rua Tiradentes. São cerca de 72 postes em toda extensão da principal via da cidade. Nesta primeira etapa estão sendo trocadas as madeiras onde necessário. Após a finalização da troca, os postes serão lixados e pintados.

Esses cuidados, tanto no meio urbano quanto no meio rural, são constantes em Casca. “Realizamos rotineiramente reformas e melhorias nos espaços públicos tanto da na cidade quanto no interior, para gerar mais segurança e bem-estar a todos”, ressalta o Coordenador da Patrulha Urbana, Flávio Biavatti

Prefeitos da região reuniram-se na manhã desta terça-feira, 10 de julho, na Prefeitura de Casca para debater sobre o projeto de vidoemonitoramento que inclui a instalação de câmeras de vigilância e de uma central. Estiveram presentes os municípios de Santo Antônio do Palma, Gentil, São Domingos do Sul, Vanini e David Canabarro. As lideranças foram recebidas pelo Prefeito de Casca Domingos Kujawa, Vice Leandro Simonetto, Chefe de Gabinete, Edevaldo Kuiava e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Almir Cerutti.

Na reunião, os municípios conversaram sobre a melhor maneira de viabilizar o investimento do recurso recebido do Governo do Estado através da Consulta Popular 2017/2018. Cada município recebeu R$ 54.285,00 que serão utilizados para a instalação de câmeras de vigilâncias em pontos estratégicos das cidades. Para realizar o investimento, os municípios contarão com o auxílio dos conselhos municipais de segurança – Consepros.

O Prefeito de Casca salienta que desde que houve a possibilidade de recebimento do recurso, os municípios vêm se articulando para que a segurança pública seja trabalhada a nível regional. “É uma questão que não podemos pensar isoladamente, temos planejado a nível de região e vamos continuar buscando a instalação da central regional aqui em Casca” salienta Domingos.

Os prefeitos buscam também as orientações da AMPLA – Associação dos Municípios do Planalto para realizar o investimento.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi

 


O Município de Casca realiza a 4ª Semana da Agricultura Familiar a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de julho. A programação inicia com a 2ª Mostra Ecológica na segunda e terça-feira, dias 16 e 17, na Casa da Cultura, onde haverá a exposição dos trabalhos confeccionados por alunos das escolas do Município. No domingo, dia 22, será realizado o almoço beneficente do Hospital Santa Lúcia no CTG Laço da Amizade.

Na semana seguinte, a programação se intensifica. Na segunda-feira, dia 23, ocorre palestra sobre “Legislação e utilização das águas” e “Conservação e manejo de solos” às 19 horas na Câmara de Vereadores. Na quarta-feira, dia 25, a avaliação dos vinhos participantes da 5ª Mostra de vinhos artesanais pela parte da tarde e uma palestra sobre “Nutrição de gado leiteiro e rentabilidade” às 19 horas no CTG Laço da Amizade.

O encerramento da programação será no sábado, dia 28, com o jantar na Linha 18 São José, que premiará os melhores vinhos da Mostra de Vinhos Artesanais e os trabalhos da Mostra Ecológica. As atividades são abertas para participação do público; é necessário adquirir ingresso apenas para o almoço beneficente do Hospital e para o jantar de premiação da Mostra de Vinhos.

A realização da 4ª Semana da Agricultura Familiar é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Educação e Cultura, com apoio da Câmara de Vereadores, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ACIC, UPF, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Mig-PLUS Agroindustrial, Sicredi e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi

Sábado, na preliminar de SERCCA e XV de Novembro, a torcida casquense pôde conhecer um pouco mais do SERCCA Feminino.
Jogando de forma amistosa, contra a Ser do Amigos, de Marau, as meninas do SERCCA desenvolveram bom futsal, mesmo com alguns desfalques. Ao final, o placar de 1 x 1 foi importante, pois o jogo serviu de teste também para as competições que a equipe está participando e vai participar ainda. Marina Viecieli, autora do gol do SERCCA, foi escolhida destaque do lado casquense.
O SERCCA feminino, volta às quadras nesta semana pela última rodada da primeira fase em Água Santa e estréia na competição regional de Tapejara. Texto e fotos: Sercca


Na quinta-feira, 28 de junho, foi realizado o sorteio mensal do programa Nota Fiscal Gaúcha. Leandro Tappero foi sorteado com o prêmio municipal de R$ 200,00 e deve entrar em contato com a Secretária da Fazenda Mariana Gallo para retirar o valor. Ronei Roque Gatto foi contemplado com um prêmio estadual de valor não divulgado.

Para concorrer aos prêmios da Nota Fiscal Gaúcha é simples, basta cadastrar o CPF no site https://nfg.sefaz.rs.gov.br e pedir o CPF na nota na hora da emissão do cupom fiscal. Para os proprietários de veículos emplacados no Rio Grande do Sul os cupons emitidos com o CPF geram desconto no IPVA.

Também é possível ajudar uma entidade casquense. Cada vez que o consumidor pede o CPF no cupom fiscal os pontos do cadastro são revertidos em recursos para a entidade escolhida no momento do cadastro que pode ser a Escola Meneghetti, Vitória, Maccarini, APAE ou Hospital Santa Lúcia.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

Em virtude do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo a Prefeitura de Casca fará expediente em turno único nesta sexta-feira, 06 de julho. O horário será das 7h às 13h. Além do Centro Administrativo, farão este horário departamentos e secretarias como Obras e Saúde. As escolas municipais funcionarão em horário normal, ou seja, em dois turnos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

Na quinta-feira, 28 de junho de 2018, o Prefeito Fernando Perin recebeu o trator agrícola 4x4 de 100cv do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento proveniente da Emenda Parlamentar do Deputado Federal Cajar Nardes.
Para o prefeito Fernando “a aquisição de mais este trator, além de beneficiar inúmeras famílias de São Domingos do Sul que vivem da produção rural, o município poderá atender os produtores em um espaço de tempo bem mais curto, propiciando um atendimento mais ágil e de qualidade”.
O Convênio foi assinado ainda no dia 08 de junho, mas em razão do transporte só foi entregue nesta data, e já fica a disposição para iniciar os trabalhos.

O dia 30 de junho é o último dia para a implementação da Nota Fiscal Eletrônica pelos prestadores de serviços. A NFS-e será obrigatória para todas as pessoas jurídicas prestadoras de serviços inscritas no Cadastro Municipal de Contribuintes, inclusive as optantes pelo Simples Nacional, independente da atividade ou receita. A Prefeitura Municipal de Casca realizou a implantação definitiva do sistema. O acesso e cadastro ocorre pelo site www.casca.rs.gov.br através do link NFS-E.

O período de transição teria encerrado ainda em dezembro de 2017, mas foi prorrogado pela Secretaria Municipal da Fazenda a fim de que os estabelecimentos se adaptassem à mudança.Empresas prestadoras de serviços e escritórios de contabilidade tiveram diversos treinamentos para se adaptar à nova regra. O sistema informatizado da emissão de notas fiscais possibilita maior agilidade e segurança nas operações, além do aumento de arrecadação para o Município pois evita a sonegação de impostos

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca



Tenha você também a sua rádio