A Rádio Seara FM realizou na noite desta quinta feira(06) um show com 08 atrações,mais de 2 mil pessoas participaram do evento .O a realização do show foi em prol ao Hospital Beneficente Santa Lucia Casca. Com muita animação nos dois palcos o público cantou junto vários sucessos.A Rádio Seara Agradece as entidades, empresas e bandas que apoiaram o evento o nosso muito obrigado!


Fotos Dejair Varela

A Secretaria de Educação e Cultura realizou segunda, terça e quarta-feira, 03, 04 e 05, o projeto “Natal no Interior”. Na segunda-feira foi o Distrito de Evangelista que recebeu as oficinas de Música e Dança, na terça foi no Migliavacca e o encerramento ocorreu na quarta, na Linha 20. O Papai Noel também esteve presente alegrando as crianças e distribuindo doces.

O principal objetivo foi levar até as comunidades do interior um pouco do que será apresentado na IX Cantilena Di Natale e convidar para que prestigiem as oficinas no dia 14, na Casa da Cultura. “Pensamos em desenvolver um projeto que envolvesse também o interior do Município. Como Casca conta com 35 comunidades, optamos pelas maiores para iniciar o projeto. Para o próximo ano já estamos elaborando novas formas de apresentação das oficinas”, destaca a Coordenadora do Departamento de Cultura, Magda Somavilla.

A Rua Coberta de Casca – Espaço Cultural Luiz Benvegnú – será inaugurada nesta quinta-feira, 06 de dezembro. A inauguração será realizada no final do dia, às 18h30min, e contará com a presença de autoridades. Toda a comunidade local, regional e imprensa está convidada a participar do ato.

A construção da Rua Coberta foi realizada em duas etapas e iniciou ainda na Administração passada. Foram duas emendas parlamentares federais que viabilizaram a obra, ambas de R$ 250 mil, destinadas pelos deputados Jerônimo Goergen (PP) e Afonso Hamm (PP). O objetivo do espaço é a utilização para eventos, feiras e atividades em geral, além de ser um cartão postal da cidade.

A inauguração da Rua Coberta faz parte da Programação Natalina de Casca. No local, também será realizada durante todo o dia, das 9 às 21 horas, a Feira de Artesanato do Grupo Arte Casca. Após, às 19 horas, acontece o Show de Natal com apresentação de oito bandas: Tchê Sarandeio, Portal do Sul, Reni e Banda Dimensão, Banda Prisma, Renan Júnior, Banda Karisma, Portal G3 e Banda Madrugadao. A realização é da Rádio Seara e Prefeitura Municipal em benefício ao Hospital Santa Lúcia com doação espontânea de valores na entrada.


Durante todo o ano de 2018 um projeto desenvolvido pelo CRAS Pedro Bortoloso de Casca em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura levou informações sobre prevenção às drogas para crianças e adolescentes. O instrutor Sadi Lorencetti percorreu as sete escolas de ensino fundamental da cidade e do interior abordando a temática com alunos do 4º ao 9º ano.

A aproximação dos jovens com o álcool e drogas tem ocorrido cada vez mais cedo. Para a Assistente Social do CRAS, Kelly Cristina Pastre, é importante que a informação correta também chegue cedo. “O assunto da prevenção às drogas deve ser abordado da maneira certa, com a linguagem adequada e por profissionais preparados para lidar com as dúvidas das crianças e adolescentes a fim de propiciarmos uma prevenção efetiva ao uso de entorpecentes. Trata-se de um projeto pioneiro na nossa região, no sentido de envolver todas as escolas de ensino fundamental” explica a Assistente Social.

O Poder Público tem buscado trabalhar a prevenção nos mais diversos segmentos da saúde pública, especialmente com a população jovem. “A saúde preventiva é um hábito. Quanto mais cedo criarmos, mais ele será consolidado na comunidade. Realizamos diversas ações em parceria com escolas e grupos de idosos, gestantes, hipertensos, diabéticos a fim de promover a saúde da população” salienta Homero Piccolotto, Secretário de Saúde e Assistência Social.

O projeto de prevenção às drogas nas escolas está se encerrando neste ano de 2018 com o objetivo de ser melhorado e aperfeiçoado no próximo ano.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Divulgação CRAS

No sábado, 1º de dezembro, foi realizado o jogo decisivo da final do Campeonato Municipal de Bochas entre as equipes Clube Atlético Parceria e São José. Na primeira partida São José havia vencido por 02 a 01. No jogo de sábado, Parceira venceu por 02 a 00, garantindo assim o título.

Na disputa pelo terceiro lugar, Bar do Bolão e Centro se enfrentaram. O Bar do Bolão ganhou o terceiro lugar.

Após o encerramento dos jogos foi realizada a entrega da premiação na comunidade Radin, na cancha do Clube Atlético Parceira. Participaram o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Cleber Cole, Presidente do CMD Carlos Remuzzi, Coordenador do Departamento de Esporte e Lazer Willian Antunes, jogadores e comunidade em geral.

Após a entrega, os atletas participaram de um jantar de confraternização.

O Departamento de Esporte e Lazer, juntamente com o Conselho Municipal de Desporto agradece todas as equipes participantes e parabeniza os vencedores.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Fotos: Júlia Giubel

No domingo, 02 de dezembro, foi realizada a abertura oficial da Programação Natalina de Casca. Autoridades e comunidade reuniram-se ao final do dia, às 19 horas, na Rua Coberta – Espaço Cultura Luiz Benvengú. As atividades iniciaram com a entrega da premiação aos vencedores do concurso fotográfico “Casca em Fotos”.

 Participaram da premiação e festividades de abertura o Prefeito Domingos Kujawa, Vice Leandro Simonetto, Presidente da Câmara Wagner Miranda, Secretário de Educação e Cultura Nathan Ferrari Pastre, Vereadores Eraldo Soccolo e Rosi Claro, funcionários municipais e comunidade em geral.

Em seguida, acompanhado pelo coral da Associação Casquense da Cultura Italiana, o Papai Noel chegou fazendo a alegria das crianças que o aguardavam ansiosamente. Enquanto a Bom Velhinho ouvia os pedidos para este Natal e distribuía doces, a comunidade ouvia a apresentação da Oficina Municipal de Música com o professor Tito, coral da ACCI e as igrejas no momento chamado “Louvor Ecumênico” que contou com a participação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e Igreja Visão Missionária.

A abertura oficial da programação foi realizada pelo Prefeito Domingos, que convidou a comunidade para prestigiar as atividades.  “A chegada do Papai Noel é sempre um momento muito importante da programação natalina. Aproveitamos para integrar com outras atividades neste domingo, dia de reunir a família e amigos. Temos uma intensa programação nos próximos dias e contamos com a participação da comunidade” convida o Prefeito.

Também fez parte da abertura oficial o Encontro de Carros Antigos realizado durante o dia de domingo na Praça Independência pela Associação de Carros Antigos de Casca. Dentre as principais atrações para os próximos dias está a inauguração da Rua Coberta e show musical na quinta (06) e a Cantilena di Natale na próxima sexta-feira (14). A programação completa está disponível no site www.casca.rs.gov.br,

 



Cerca de 150 veículos foram expostos durante o Encontro de Carros Antigos realizado neste domingo, 02 de dezembro, no entorno da Praça Independência de Casca. O evento iniciou pela parte da manhã e se estendeu até o final da tarde, reunindo casquenses e visitantes de diversos municípios da região. A iniciativa foi da ACCA – Associação dos Carros Antigos de Casca.

Além da exposição de veículos, o evento também contou com diversos atrativos: música ao vivo e show com a banda Old Dog (vencedora do Viva Rock Latino Gramado 2018), Food Trucks, passeio de mini fusca para as crianças, mercado de pulgas (venda de objetos antigos), brinquedos e espaços de lazer para toda a família.

O Encontro teve cunho beneficente ao Hospital Santa Lúcia, onde serão doados alimentos à instituição. O Vice-Prefeito, Leandro Simonetto, esteve no local e parabeniza a Associação. “Um evento diferenciado em nosso Município que trouxe a Casca pessoas de toda a região e Estado. Iniciativas como esta engrandecem a nossa cidade, integrando público de todas as idades” salienta Simonetto. O evento fez parte da abertura da Programação Natalina do Município.

A Brigada Militar realizou a prisão em flagrante de um dos assaltantes após buscas

Na noite dessa quarta-feira (28), estudantes foram surpreendidos por indivíduos encapuzados e armados que entraram no transporte coletivo onde os alunos estavam. 
Os estudantes são do município de Casca e alguns frequentam a faculdade IMED e outros a Ideal. O coletivo parou em frente a loja Havan para pegar mais alguns alunos, momento em que dois homens, encapuzados e armados embarcaram no transporte. Os suspeitos no interior do ônibus exigiram que todos entregassem suas bolsas e celulares, ameaçando-os de morte. Enquanto um dos criminosos estava na porta do coletivo, o outro realizava o assalto. No momento em que estava sendo feito o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, os militares da Brigada Militar chegaram na DP com um dos ladrões que foi capturado. 
A polícia recebeu informações sobre o roubo a universitários e iniciou buscas pelos bandidos. Na Rua Morom, os PMs avistaram um veículo Vw Gol de cor branca, e os tripulantes, ao verem a polícia, abandonaram o carro e saíram correndo. Um dos bandidos foi capturado pela Brigada Militar. No interior do carro estavam os pertences das vítimas e ainda um simulacro de arma de fogo. O indivíduo, identificado como Taylor Luis Rangel Xavier, de 18 anos, completados no mês de novembro recebeu voz de prisão, foi encaminhado até à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foi reconhecido e fechado.

Fonte e fotos: Rádio Planalto News

A Secretaria de Educação e Cultura lembra que o período para matrículas e rematrículas da rede municipal vai até dia 09 de dezembro. É importante que os pais não percam os prazos, já que as turmas serão montadas conforme a demanda.

Na Escola Homero Lima as rematrículas para os alunos do Ensino Fundamental de 1º a 5º ano deverão ser confirmadas com a assinatura da ficha de matrícula, até dia 09 de dezembro. Na Educação Infantil tanto da Escola Homero Lima quanto da Severino Damo, os pais devem fazer a inscrição. As matrículas serão efetuadas conforme a disponibilidade de vagas. Para rematrícula no pré-A, o aluno deve completar quatro anos até dia 31/03/2019. Para o pré-B o aluno deverá ter cinco anos completos até dia 31/03/2019.

Para as turmas da Pré-Escola que funcionam nas escolas Marechal Arthur da Costa e Silva, Manoel de Oliveira Lima e Manoel da Nóbrega as matrículas e rematrículas devem ser feitas com a direção das escolas. Os alunos devem quatro anos completos até dia 31/03/2019.

Os pais de alunos do 1º ao 4º ano que precisarem deixar os filhos em tempo integral na escola, devem fazer a inscrição no Projeto Recriança juntamente com a rematrícula e apresentação de atestado de trabalho.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Foto: Eduarda Molossi


A Prefeitura de Casca comunica que nesta quarta e quinta-feira, dias 28 e 29 de novembro, o funcionário responsável pela confecção de carteiras de Identidade e Trabalho estará em uma formação fora do Município. Portanto, o serviço não estará disponível nestes dois dias. O comunicado também é válido para as atividades da Junta Militar, que funcionam no mesmo departamento. As atividades voltam ao normal na sexta-feira. Agradecemos a compreensão de todos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

Na noite deste domingo(18), foi dedicada à beleza da mulher sãodominguense. 
O palco foi o Ginásio de Esportes de São Domingos do Sul, onde a comunidade e as torcidas organizadas fizeram uma grande festa na última etapa do concurso que escolheu a nova corte de soberanas, foram coroadas a nova Rainha e as Princesas.
Com as candidatas Ana Cristina Beck, representando o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Diana Helena Rapkievicz, representando a Escola de Educação Infantil Criança Feliz, Elis Ângela Gatto, representando a Câmara de Vereadores, Emelyn Machado Minozzo, representando o CTG Raiar do Pampa de Santa Gema, Luana Vicensi Pandolfo, representando o Esporte Clube Veteranos, Luane Giordan Zadinello – representando a Comunidade de Santo Isidoro, Maria Regina Cerbaro – representando a Comunidade de Santa Maria Goretti e Michelli Finato Pandolfo – representando o Conselho Tutelar. 
Antes da coroação no evento as oito candidatas passaram por algumas etapas, como curso de etiqueta e postura, prova escrita e no dia da escolha, um desfile coletivo e individual, além da apresentação de um tema sobre o município.
As torcidas também foram premiadas, ficando em segundo lugar a torcida de Luane Giordan Zadinello e a melhor torcida foi de Elis Ângela Gatto.
Após o desfile e de uma homenagem às soberanas que entregavam as coroas, foi revelado o resultado do concurso, sendo as Princesas Luana Pandolfo e Michelli Pandolfo e a Rainha Elis Ângela Gatto. A disputa foi por décimos, entre todas as candidatas, isso comprovando o preparo e o nível das candidatas. 
A novas representantes da beleza de São Domingos do Sul permanecem com o título por dois anos, período onde representam o município, além de participar dos eventos, feiras e exposições.
A comunidade ainda assistiu a um desfile de modas com lojas do município e ao Show dos Mamonas Assassinas couver, realizados pelos alunos da Escola Frederico Benvegnu.
Em seu pronunciamento o Prefeito Fernando Perin agradeceu a todos os envolvidos, especialmente Rozanne Leal, Marcia Suzana, Angela Guerra, Fernanda Três, as entidades e comunidades, jurados, Conselho Municipal de Cultura, famílias e amigos e a comunidade em geral.
Fica o nosso agradecimento, reconhecimento e gratidão a todas as candidatas e suas famílias e entidades representativas.

O grupo da melhor idade de Casca Conviver e Renovar, com sede no Salão Centenário, realizou neste sábado, dia 17, um almoço de confraternização de final de ano. O almoço foi realizado no Piquete Tropeiro Serrano. Participaram cerca de 140 pessoas. Além dos associados, o evento contou com a presença do Prefeito Domingos Kujawa, Presidente da Câmara de Vereadores Wagner Miranda, Secretário de Saúde e Assistência Social Homero Piccolotto, representante do CRAS Márcia Bordin, representante da Emater Gilso Fanton, Presidente do grupo Adir Andretta e Coordenadora das atividades Ana Pìgosso.

O Prefeito Domingos parabenizou o grupo pelas atividades realizadas ao longo do ano. “A Administração faz questão de investir em atividades para a melhor idade pois os grupos valorizam e fazem bom proveito do que é ofertado” salienta o Prefeito.

O almoço foi pago inteiramente com recursos próprios do grupo. Após foram realizadas brincadeiras e um baile animado pela Banda Renovar.


Os 31 anos de São Domingos do Sul serão comemorados com diversos atrativos que se estendem ao longo do mês de dezembro. O ponto alto será a Chegada do Papai Noel e o Show de Natal no dia 16 de dezembro na frente da Prefeitura.
Conforme o prefeito Fernando Perin “todas as atividades foram pensadas para integrar a comunidade e comemorar juntos uma data tão significativa para todos nós que amamos São Domingos do Sul”.
A programação inicia no dia 01 de dezembro com o Jantar Frango e Chopp in Fest na Comunidade Baixada às 20h 30min.
Dia 04/12 acontece às 20h na Casa da Cultura o Ato Solene de denominação patronímica da Casa da Cultura e na sequencia acontece o lançamento do livro “Minha vida deu um livro” do escritor Silvino Marcon.
Dia 07/12 será realizada a Cerimônia de Aniversário dos 31 anos de São Domingos do Sul, às 20h 30min no Salão Paroquial, com o bolo de 31 metros e Show Baile com a Banda Alma Nova.
No sábado, dia 08/12 será celebrada a Missa de Ação de Graças e Encontro de Corais às 19h na Igreja Matriz de São Domingos do Sul.
Dia 15/12 será realizada a Formatura de Conclusão da Pré-Escola Emei Criança Feliz no Salão Paroquial.
Do Domingo dia 16/12 às 21h o grande Show de Natal com a Chegada do Papai Noel em frente à Prefeitura Municipal, com a distribuição de doces para as crianças.
Dia 18/12 às 21h acontece o “Caminhos do Natal” com apresentações culturais com o tema de Natal e visitação dos presépios elaborados pelas entidades ao longo da Avenida Luiz Benvegnú.
E finalizando as atividades, dia 30 de dezembro, será realizada a Rústica, Desafio Ciclístico e Sorteio da Campanha Nota Premiada na Praça Mons. João Benvegnú às 17h30min.
Para o Secretário da Educação e Cultura Douglas Zabot “o mês de dezembro em São Domingos do Sul, sempre foi motivo de muitas programações. A população aguarda por eventos que comemorem o dia do município e o Natal. O povo é muito criativo e colaborador. sempre presente nos eventos e sendo parte atuante quando solicitado por projetos realizados pela administração ou por entidades. E mais uma vez neste ano podemos confirmar isso, vendo o empenho e a resposta da população quando da proposta de ornamentar suas casas, comércios e confeccionar os presépios na avenida. a união e a dedicação farão a todos um natal com mais alegre e participativo”.


O II Frango e Chopp in Fest, realizado no sábado 01 de dezembro na Comunidade Baixada, marca o início das comemorações dos 31 anos de São Domingos do Sul.
O evento é realizado para homenagear os 29 produtores de frango do município, que juntos já produziram mais de 4 milhões de frangos neste ano de 2018. Para o Prefeito Fernando Perin, "os produtores de frangos merecem o reconhecimento, pela geração de emprego e renda que a atividade representa em São Domingos do Sul".
Com o jantar a base de churrasco de carne de frango e muito chopp a noite foi animada pela Banda Berlin, com muita música, para a alegria dos mais de 500 participantes, 
A administração municipal agradeceu a parceria com os produtores, a Comunidade Baixada, Emater/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de São Domingos do Sul, Câmara de Vereadores, Conselho Agropecuário, Cresol, Sicredi e Banrisul.

As 13 fotos selecionadas para o Calendário de eventos 2019 foram premiadas na noite deste domingo, 02, na abertura da Programação Natalina, no Espaço Cultural Luís Benvegnu – Rua Coberta. O tema deste ano foi “Atrativos Turísticos de Casca”. A escolha das fotos foi feita em novembro.

O tema do concurso fotográfico 2019 já foi definido: “Gastronomia em Casca”

Confira os ganhadores

1º Lugar: “Lugar onde o tempo passa e a beleza aumenta” – Marivete Caron Pizzatto

2º Lugar: “Porteiras do Tradicionalismo” – Sheila Rizzatto

3º Lugar: “As luzes da praça” – Gustavo Grings Buffon

4º Lugar: “Cascata de Evangelista” – Ana Carla Didoné

5º Lugar: “Caminho para a fé” – Laura Finatto

6º Lugar: “Casa Família Parizzi” – Lucas Pizzatto

7º Lugar: “Aventuras no ar” – Dirvana Maria Battistella Modrak

8º Lugar: “Tranquilidade” – Fernanda Rachele

9º Lugar: “O passado presente” – Fernanda Rachele

10º Lugar: “Memórias do Passado” – Sheila Rizzatto

11º Lugar: “A fé” – Charline Fanton

12º Lugar: “Rua Coberta” – Sara Elisa Battistella

13º Lugar: “O interior e as belezas naturais de Casca” – Lucas Pizzatto

Os 31 anos de São Domingos do Sul serão comemorados com diversos atrativos que se estendem ao longo do mês de dezembro. O ponto alto será a Chegada do Papai Noel e o Show de Natal no dia 16 de dezembro na frente da Prefeitura.
Conforme o prefeito Fernando Perin “todas as atividades foram pensadas para integrar a comunidade e comemorar juntos uma data tão significativa para todos nós que amamos São Domingos do Sul”.
A programação inicia no dia 01 de dezembro com o Jantar Frango e Chopp in Fest na Comunidade Baixada às 20h 30min.
Dia 04/12 acontece às 20h na Casa da Cultura o Ato Solene de denominação patronímica da Casa da Cultura e na sequencia acontece o lançamento do livro “Minha vida deu um livro” do escritor Silvino Marcon.
Dia 07/12 será realizada a Cerimônia de Aniversário dos 31 anos de São Domingos do Sul, às 20h 30min no Salão Paroquial, com o bolo de 31 metros e Show Baile com a Banda Alma Nova.
No sábado, dia 08/12 será celebrada a Missa de Ação de Graças e Encontro de Corais às 19h na Igreja Matriz de São Domingos do Sul.
Dia 15/12 será realizada a Formatura de Conclusão da Pré-Escola Emei Criança Feliz no Salão Paroquial.
Do Domingo dia 16/12 às 21h o grande Show de Natal com a Chegada do Papai Noel em frente à Prefeitura Municipal, com a distribuição de doces para as crianças.
Dia 18/12 às 21h acontece o “Caminhos do Natal” com apresentações culturais com o tema de Natal e visitação dos presépios elaborados pelas entidades ao longo da Avenida Luiz Benvegnú.
E finalizando as atividades, dia 30 de dezembro, será realizada a Rústica, Desafio Ciclístico e Sorteio da Campanha Nota Premiada na Praça Mons. João Benvegnú às 17h30min.
Para o Secretário da Educação e Cultura Douglas Zabot “o mês de dezembro em São Domingos do Sul, sempre foi motivo de muitas programações. A população aguarda por eventos que comemorem o dia do município e o Natal. O povo é muito criativo e colaborador. sempre presente nos eventos e sendo parte atuante quando solicitado por projetos realizados pela administração ou por entidades. E mais uma vez neste ano podemos confirmar isso, vendo o empenho e a resposta da população quando da proposta de ornamentar suas casas, comércios e confeccionar os presépios na avenida. a união e a dedicação farão a todos um natal com mais alegre e participativo”.

No Dia de Doar, 27 de novembro, a turma de crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atendida pelo CRAS recebeu uma ação social voluntária realizada pela Clínica Vitalyze. As crianças foram surpreendidas durante a aula com atividades e brincadeiras como pintura de rosto, cama elástica, animação com a palhaça Joaquina e um saboroso lanche.

A data  é uma grande campanha para promover a cultura de doação no Brasil e no mundo, promovendo um País mais generoso e solidário. A Assistente Social Kelly Cristina Pastre acompanhou a ação e agradece a iniciativa. “Precisamos do engajamento da sociedade nos projetos sociais. Certamente a atitude fez a diferença no dia das crianças atendidas aqui” salienta a profissional.

O Serviço de Fortalecimento de Vínculos tem como objetivo o desenvolvimento de atividades com crianças de 3 a 11 anos, familiares e a comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrência de situações de exclusão social e de risco. As aulas acontecem diariamente na Casa da Cultura e são conduzidas pela pedagoga Simone Silva dos Santos e equipe do CRAS Pedro Bortoloso.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Eduarda Molossi

Mais uma tragédia em rodovias da Serra Gaúcha, envolvendo jovens, foi registrada em 2018. Jamila Boff, 24 anos, e Stéfani Gulhielmin, 23 anos, morreram no começo da noite do sábado, dia 24 de novembro, por volta das 19h, na VRS-351, Km 3, em Serafina Corrêa, após colidirem o automóvel Volkswagen Bora, em árvores e cair em uma ribanceira. 
Conforme informações, as duas ocupantes do automóvel deslocavam-se pela rodovia no sentido Balneário do Camping do Carreiro/Centro, quando, por motivos ignorados, perderam o controle da direção em uma curva - conhecida como “curva da pesqueira”, próximo a área urbana. O veículo invadiu a pista contrária, deslizou com as duas rodas no pequeno acostamento, retornou para a pista de rolamento e colidiu, após sair do asfalto descontrolado, em duas árvores antes de cair em um barranco de aproximadamente cinco metros de altura. Jamila e Stéfani foram arremessadas para fora, não resistindo aos ferimentos, morrendo no local.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), de Casca, com problemas na quantidade de policiais em atividades por turnos (guarnição), chegou por volta das 21h para atender a ocorrência. Os policiais rodoviários, que atendiam outra situação em Coxilha, efetuaram a coleta dos dados e o registro da tragédia. A Brigada Militar (BM), de Serafina Corrêa, através do comando do tenente Paulo Cesar do Nascimento, compareceu no local para colaborar com os trabalhos até a chegada da PRE. Os policiais militares isolaram a área e controlaram a trafegabilidade na rodovia.

Rádio Aurora
Fotos: Eduardo Cover Godinho 
e divulgação

O recurso de mais de 6 milhões de reais para a construção de cinco pontes de grandes proporções em Vila Maria já está se tornando concreto com a execução da terceira construção. A ponte na divisa com Santo Antônio do Palma e a de acesso à Cascata do Maringá já foram concluídas. No momento, a obra acontece na comunidade de Pompéia, onde foram executadas as vigas intermediárias dos pilares centrais, permitindo a colocação dos tubos da segunda etapa, bem como levantamento das cabeceiras, que tem previsão de concretagem para os próximos dias. Cerca de 30% da obra já foi concluída.

A ponte, que irá substituir a “Ponte de Ferro”, terá 35 m de comprimento, 7,20 m de largura e 7,50 m de altura e irá beneficiar a comunidade com mais segurança na trafegabilidade entre os municípios de Vila Maria e Montauri. 

O Vice-prefeito Adroaldo Seben comentou que o setor agrícola é um dos grandes beneficiados, considerando o intenso tráfego de máquinas pela região. “Dessa forma, teremos mais uma estrutura que colabora no crescimento do setor agropecuário e que garante maior segurança à população nestes pontos”, afirmou o gestor municipal. Vila Maria, em breve, passa a contar com mais esta estrutura em prol do desenvolvimento do município. (Fonte: Vang)

A Invernada Adulta do CTG Laço da Amizade de Casca destacou-se durante a final do Encontro de Artes e Tradição (Enart) realizada neste final de semana, de 17 e 18 de novembro , em Santa Cruz do Sul. O grupo de Casca ficou com  5º lugar da Força B na final do evento. O evento é organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e reúne os grupos que se classificaram nas etapas regionais e inter-regionais em todo o Estado.

A Força B contou com 40 grupos participantes. A classificação iniciou ainda no sábado, quando todos se apresentam a fim de que 20 fossem classificados para o domingo. Entre os 20 melhores, o CTG Laço da Amizade apresentou as danças “Maçanico”, “Tatu de Castanholas” e “Balaio”. Além disso, cada grupo apresenta danças  de entrada e saída com temática própria. A invernada casquense apresentou a história da etnia polonesa e sua cultura. O resultado final foi divulgado no domingo à noite, garantindo ao grupo casquense o 5º lugar.

A classificação foi inédita para a o CTG Laço da Amizade, que há 9 anos dança no Enart. O Prefeito em exercício, Wagner Tadeu Miranda, parabeniza o grupo. “Sabemos que a invernada vem se dedicando a meses para chegar a este resultado. Casca está muito bem representada pelas invernadas que propagam a nossa cultura pelo Estado. Parabéns especial à invernada adulta pela classificação, em nome do Poder Público agradecemos o empenho de todos os dançarinos e técnicos” parabeniza Wagner.

A invernada tem como responsáveis técnicos Jordana Durante e Jeandro Barrios; coordenadores artísticos Paulino e Marivone Spolti e coordenadores da invernada Josiane e Lidiano Pererira. O Patrão do CTG Laço da Amizade é Rafael Conteratto.

Dia 02 Dezembro – Domingo

9h às 17h-  Encontro de Carros Antigos em benefício ao Hospital Santa Lúcia

Local: Praça Independência

Promoção: Associação de Carros Antigos de Casca

19h – Premiação do Concurso Fotográfico “Casca em Fotos”

19h30min – Chegada do Papai Noel

20h – Louvor Ecumênico

Local- Rua Coberta

 

Dia 03 Dezembro – Segunda-feira

20h – Visita do Papai Noel no Distrito de Evangelista

- Apresentação das oficinas Municipais

 

Dia 04 Dezembro – Terça-feira

20h – Visita do Papai Noel no  Povoado Migliavacca

- Apresentação das Oficinas Municipais

 

Dia 05 Dezembro – Quarta-feira

20h – Visita do Papai Noel  no Povoado São Paulo -Linha 20

- Apresentação das Oficinas Municipais

 

10 e 11 de Dezembro - Visita do Papai Noel nas escolas da cidade

 

Dia 06 de Dezembro – Quinta-feira

9h às 21h - Feira de Artesanato

18h30min -Inauguração da Rua Coberta

19h – Show de Natal com apresentação das bandas:

Tchê Sarandeio

Portal do Sul - SC

Reni e Banda Dimensão

Banda Prisma

Renan Júnior

Banda Karisma

Portal G3

Banda Madrugadão.

Realização: Rádio Seara FM e Prefeitura Municipal

 

Dia 09 de Dezembro – Domingo

9h – Corrida Solidária da APAE

Local – Módulo Esportivo Municipal Nadir Antônio José Faresin

Promoção: APAE

Apoio: Câmara Municipal de Vereadores

 

Dia 14 de Dezembro – Sexta-feira

20h30min- Sorteio da Campanha A Nota Vale Prêmios

21h – IX Cantilena Di Natale.

Local – Casa da Cultura.

*Leve sua cadeira.

Em caso de chuva será transferido para o dia 15/12.

 

17, 18 e 19 de Dezembro

Passeio gratuito no Lilico com o Papai Noel.

 

Dia 17 de Dezembro – Segunda-feira

Saída: Bairro Consoladora – Em frente à igreja

Horário: 19h30min às 21h30min

 

Dia 18 de Dezembro – Terça-feira

Saída: Bairro Aparecida – Em frente à igreja

Horário: 19h30min às 21h30min

 

Dia 19 de Dezembro – Quarta-feira

Saída: Rua Coberta – Ao lado da Prefeitura

Horário: 19h30min às 21h30min

 

 

Realização:

Prefeitura Municipal de Casca

Apoio: Rádio Seara FM, APAE,  ACIC,  Câmara de Vereadores, Associação de Artesãos Arte Casca, Associação de Carros Antigos, AGROFEL.


Tenha também o seu site. É grátis!