E um jogo emocionante a equipe do Sercca foi a São Sepé enfrentar a equipe do La Máquina e em uma noite inspirada conquistou mais 03 pontos vencendo a equipe da casa pelo placar de 07x04 ,no próximo sábado acontece em Casca mais um confronto no Maurilio Rodrigues de Silva .


Fotos Ezequiel Ezequiel Fernando Pasa

O Departamento de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Casca divulga os resultados esportivos.

CAMPEONATO MUNICIPAL DE BOCHAS

06 de outubro

17 Alta 01 X 02 Bar do Pila

Centro 02 X 01 São José

Clube Atlético Parceria 03 X 00 Bar do Bolão

13 de outubro

Bar do Pila X Clube Atlético Parceria

São José X 17 Alta

Bar do Bolão X Centro

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL

Neste domingo, 07, foi realizada mais uma rodada do Campeonato Municipal de Futsal, no Ginásio Maurílio Rodrigues de Silva. Nesta semana serão duas rodadas:

07 de outubro - domingo

São José 09 X 02 SECC Casquense/ Wizard

Palmeiras/ Linha 20 01 X 02 Juvenil Parobé

Parceiras do Futsal/ Santo Antônio do Palma 02 X 01 Bohemias

Futsal Feminino/ Vasco da Gama 02 X 00 Parceria

Servis/ Miami Dancing Bar/ Malle e Dinho Máquinas 03 X 05 Cometa/ Silva

10 de outubro - quarta-feira

19:00 – Servis/ Miami Dancing Bar/ Malle e Dinho Máquinas X Carnes Tonial (Veteranos)

19:50 – APF/ Agro Lavoura X  Restaurante Apolo/ Sorrident (Veteranos)

20:40 – São José/ Tecnocar/ KeB Automóveis X CRCM Veteranos Montauri (Veteranos)

12 de outubro - sexta-feira

16:00 – Too Nay Evebari/ Artecor Tintas/ Fruteira Cheiro Verde X Servis/ Miami Dancing Bar/ Malle e Dinho Máquinas (Livre)

16:50 – Rosário Casca/ Gidan Bikes X Agro Bedin/ AG Veículos (Livre)

17:40 – Cometa/ Silva Jardim X Migliavacca/ Pelotas (Colono)

18:30 – Parceiras do Futsal/ Santo Antônio do Palma X Parceria (Feminino)

19:20 – Nova Esperança/Pivô Autopeças/ Manos Beer X Juvenil Parobé (Livre)

CAMPEONATO DE FUTSAL SÃO JOSÉ

No sábado, 13, será realizada a final do Campeonato de Futsal da Comunidade São José – Linha 18 Coqueiros. Às 17:30, na categoria Veteranos, o confronto é entre as equipes CRCM Veteranos Montauri e São José. As 18:20, as equipes Agrobedin/ Massolini Di Fiori/ Agricultura Cerbaro e São José Alimentos/ CeC Comercial/ BMS Advocacia disputam o título pela categoria Livre.

Após o jogo será entregue a premiação.

TACINHA RBS DE FUTSAL

Os meninos da categoria Sub 17 jogaram no sábado, 06, em Carazinho, mais um triangular da semifinal. O próximo triangular será em Casca.

Pinheiro 06 X 02 Ametista

CMD Casca/Sercca 09 X 02 Ametista

Pinheiro 03 X 00 CMD Casca/Sercca

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

A Secretaria da Saúde de São Domingos do Sul, promoveu o Curso de Cuidadores de Idosos. Finalizado no dia 08 de outubro, as 10 participantes, que se reuniram desde julho, adquiriram conhecimentos na área, transmitidos por ua equipe multidisciplinar.
Para o Secretário Gilmar Tasca, “ este é mais um Curso de Cuidadores de Idosos que promovido pela adimintração municipal e este grupo, agora está preparado para atender e cuidar de idosos de nosso municipio e da região, e além disso aumentando a profissionalização e consequentemente a renda das cuidadoras”.




O Prefeito Domingos Kujawa recebeu os pequenos José Carlos Carlot Neto e Isabela Carlot que participaram do Festival da Beleza Brasil 2018, em Porto Alegre, no dia 29 de setembro. José ganhou o título de Mister Beleza Brasil 2018/2019 Categoria Mini. Isabela foi escolhida Miss Beleza Brasil 2018/2019 Categoria Pré Baby.

O Poder Executivo apoia a iniciativa dos casquenses em participar dos concursos de beleza e levar o nome de Casca para todo o País. “Ficamos honrados em ter tantos casquenses participando de concursos. Parabéns ao José e à Isabela”, destacou o Prefeito Domingos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Fotos: Divulgação Festival da Beleza e Júlia Giubel

Na manhã de hoje(08), às 10h40, um grave acidente vitimou três pessoas na ERS 324, km 167, na saída de Passo Fundo para Pontão.

As três vítimas, dois homens e uma mulher, voltavam de uma consulta médica em Passo Fundo e ocupavam um VW Gol, de Nonoai, que, por motivos ignorados, colidiu com uma carreta, de Santa Catarina, que vinha no sentido contrário. Com a violência do impacto, o veículo foi arrastado pelo caminhão até as margens da rodovia.

O Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual de Casca, Polícia Civil e Peritos do IGP trabalham no local. O trânsito está bloqueado para a retirada das vítimas e veículos.




Estão em andamento as obras que irão possibilitar a pavimentação 
asfáltica da Perimetral Frei Salvador Pinzetta, via de ligação entre o 
Distrito Industrial de Casca com a ERS 129, saída para São Domingos do 
Sul. Nesta etapa, o maquinário da Prefeitura Municipal faz a abertura 
das valas para colocação dos 2.200 tubos que totalizam a extensão da 
perimetral.
O Prefeito Domingos Kujawa explica que a obra está sendo realizada por 
meio de um convênio com o Governo do Estado de 1,5 milhão de reais. 
“Também entram nesta parceria empresas da iniciativa privada que possuem 
loteamentos nas proximidades. A obra será de grande importância para a 
economia local, retirando o fluxo de veículos pesados do centro da 
cidade, que deve aumentar depois que a Santa Clara iniciar as 
atividades” salienta o Prefeito.
O trânsito no local segue interrompido até o final das obras.

A Prefeitura de Casca irá auxiliar a ampliação da fábrica Embutidos Tebaldi por meio da Lei de Incentivos 1.720/2002. A empresa está localizada no Distrito Agroindustrial de Casca, junto à Linha Dr. Montauri – Capela Nossa Senhora da Saúde. O contrato foi assinado na sexta-feira, 28 de setembro, pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico Lucas Baccin e pelo sócio-proprietário Cassiano Tebaldi.

Para que a empresa possa ampliar seu espaço físico, será feita a concessão de uma área de terra, até então de posse do Município, que corresponde a 1.476m², localizada na divisa com as atuais instalações da fábrica. O custo total do incentivo está avaliado em R$ 80 mil. O Secretário Baccin explica a forma de ressarcimento. “A devolução do incentivo ao Município será feita por meio de geração de valor adicionado e oferta de postos de trabalho. A empresa também irá executar e custear a pavimentação de 840 metros lineares de estrada municipal no Distrito Agroindustrial, em frente à sede da fábrica” explica o Secretário.

Outro item importante no contrato de concessão é o de que o empreendimento deve manter-se em operação no Município pelo prazo mínimo de 10 anos. “A empresa já é consolidada aqui em Casca e sabemos da seriedade do seu trabalho. O incentivo vem firmar esse comprometimento com Casca pelos próximos anos, item muito positivo na Lei 1.720” explica o Prefeito Domingos Kujawa.

Para que fosse possível a concessão do incentivo, houve um grande trabalho por parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, que realizou a avaliação e viabilidade do pedido. A solicitação também teve que passar pela análise e aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.

Com o descerramento da placa na Galeria dos Vereadores, a Gestão 2013-2016 de Casca foi homenageada na noite desta segunda-feira (17), em cerimônia realizada no Plenário Arnaldo Zambon.
A Placa consta o nome dos Vereadores titulares da 15ª Gestão sendo Leandro Simonetto, Cleber Colle, Maura Dall’acqua, Lisiane Alves, Roberta Fornari, Gustavo Baccin, Geraldo Lusa, Luiz Pinzetta e Lourdes Foppa, além do Prefeito Alan Martins das Chagas e do Vice-Prefeito Domingos Claudio Kujawa.
Em sua manifestação, o Presidente do Legislativo Wagner Miranda lembrou que “este é um ato tradicional, em que se registra para a história desta Câmara de Vereadores os gestores que comandaram o município e os vereadores dos anos de 2013 até 2016, deixando suas marcas no desenvolvimento de Casca”.
Durante a cerimônia, o Prefeito da 15ª Gestão Alan Martins das Chagas se manifestou lembrando dos desafios, fez agradecimentos, comemorou as conquistas do período, sempre lembrando de toda equipe que fez parte da administração.
Se manifestaram também os presidentes que comandaram a Câmara de Vereadores neste período e o atual Prefeito Domingos Kujawa que também fez parte da gestão passada como vice-prefeito.

No final da tarde de sexta-feira, 14, a comitiva da 26ª Cavalgada da Amizade chegou à Casca trazendo a Chama Crioula. À noite foi servido jantar e os cavalarianos pousaram em Casca. Na manhã de sábado seguiram destino à Serafina Corrêa.

A cerimônia de recepção contou com a presença do Prefeito Domingos Kujawa, Vice-Prefeito Leandro Simonetto, Presidente da Câmara de Vereadores Wagner Miranda, Patrão do CTG Laço da Amizade Rafael Conteratto, Patrão do Piquete Tropeiro Serrano Romildo Renosto, peões e prendas do CTG Laço da Amizade e cavalarianos.

A Cavalgada da Amizade já é tradicional e está incluída na programação da Semana Farroupilha de Casca. Os cavalarianos saem de Passo Fundo e percorrem os municípios de Marau, Vila Maria, Casca, Serafina Corrêa e Guaporé, o destino final. “Muito nos orgulha que a Cavalgada da Amizade passe pelo nosso Município. Cultuar a tradição dos nossos antepassados mostra que a chama do campeirismo ainda está acesa em todos nós”, destaca o Prefeito Domingos Kujawa.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Fotos: Júlia Giubel

A equipe do SERCCA voltou a vencer na série bronze de futsal na noite deste sábado(15) diante da equipe do La Maquina de São Sepé . A torcida fez a sua parte e incentivou a equipe casquense e com autoridade aproveitando o fator "casa" o SERCCA venceu a partida pelo placar de 10X01. Próximo jogo o SERCCA volta a jogar em casa no sábado 22/09 conta a equipe União Independente de Santa Maria.


Fotos Ezequiel Fernando Pasa

.

O grupo de gestantes organizado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social de Casca teve o terceiro encontro na última quarta-feira, dia 05, na Casa da Cultura. A conversa foi com as médicas que atendem na rede pública municipal de saúde, Dras. Joana e Sissiane. Os temas abordados foram o “Desenvolvimento do Feto” e o projeto “Casca Amamenta Sim” para estimular o aleitamento materno.

O próximo encontro do grupo ocorre nesta quarta-feira, 12 de setembro, às 19 horas, e será uma visita ao Hospital Santa Lúcia para conhecer a maternidade. Os encontros contarão ainda com outros profissionais e tem previsão de término para o mês de outubro. A presença dos futuros papais também é importante nas atividades.

 

A sexta feira de 12 de outubro iniciou de forma trágica na ERS 324 em Casca,aproximadamente às 05:00hs no km 240 próximo a entrada da comunidade Nossa Senhora da Saúde ,segundo informações um automóvel com placas de Casca estava com pane mecânica teria parado no acostamento quando um automóvel com placas de Guaporé acabou raspando no Gol parado, os ocupantes do automóvel de Guaporé teriam saído do mesmo para verificar os danos quando foram atropelados por uma Fiat Strada com placas de São Domingos do Sul dois homens faleceram no local e um terceiro foi encaminhado em estado grave ao hospital de Passo Fundo,as vitimas seriam moradores de Serafina Correa.
No mesmo trecho por volta das 05:30hs no km 244 Garganta dos Polacos um choque frontal entre um gol placas de Casca e um caminhão com placas de São Domingos do Sul , o acidente acabou vitimando a jovem com inicias A.P com apenas 22 anos moradora de Casca,o motorista do caminhão sofreu apenas ferimentos leves
O transito ficou bloqueado nos dois sentidos para remoção dos corpos e lavagem do óleo espalhado sobre a pista.
A PRE ,Policia Civil,Corpo de Bombeiros e Perícia realizaram o acompanhamento no local.

Fotos Dejair Varela

As atividades desenvolvidas foram pensadas para que os alunos pudessem comemorar a Dia das Crianças ludicamente. Apresentações de Teatro, Piquenique, Dia da Fantasia, Pintura Facial, Noite do Pijama, Gincana, passeio e muita diversão alegraram as crianças. As comemorações encerraram com o sorteio da Rifa do CPM da Escola e com a entrega dos presentes aos alunos e professores pela passagem do Dia das Crianças e Dia do Professor.
A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura agradece a Direção da escola, aos professores e funcionários nosso muito obrigado pela dedicação e empenho pelos alunos e pela EMEI Criança Feliz.


Acontece neste final de semana, no Canoas Parque Hotel, a final do concurso Miss Rio Grande do Sul – MISS DO BRASIL. O Município de Casca será representado pela Miss Taciane Povala, uma das princesas da 4ª Expocasca. O concurso tem como propósito promover a beleza da Mulher Brasileira em todo o Mundo divulgando nosso turismo, cultura e tradições.

A final será às 19:30 do domingo com transmissão pelo Instagram missrsmdb. Durante todo o dia, as candidatas passarão por avaliação dos jurados. A Miss Rio Grande do Sul eleita neste final de semana irá representar o Estado na fase nacional que irá eleger a Miss Earth, Miss Tourism, Miss Cosmo World, Miss Planet e Miss Supertalent. As representantes escolhidas representarão o Brasil na final internacional.

Ainda é possível auxiliar a Miss Casca Taciane na votação online, que está ocorrendo na página oficial do concurso no Instagram missrsmdb, seguindo o perfil e curtindo e a foto da candidata casquense. As curtidas e comentários somam pontos para a representante de Casca, mas é necessário seguir o perfil do concurso.

A Coordenadora do Departamento de Cultura da Prefeitura de Casca, Magda Somavilla, salienta “certamente o nosso Município será bem representado no concurso, estamos na torcida pela nossa representante que tem se dedicado para conquistar o título”.


Na semana em que comemoramos o Dia das Crianças, a EMEI Criança Feliz está desenvolvendo diversas atividades de lazer e diversão para os alunos da escola. A fase da infância marca para toda vida, as boas lembranças das brincadeiras, dos jogos e da diversão são motivos de saudade quando se tornamos adultos. 
As atividades preparadas para esta semana, iniciaram hoje com a apresentação de Teatro para todos os alunos e o Dia da Fantasia para os Jardins A e B. Na terça, dia 09 , os alunos do Jardim A e B farão um passeio na cidade de Gentil na Feira do Livro, e os maternais terão o dia da Pintura Facial. Dia 10, quarta-feira, os jardins terão o tão esperado Dia do Pijama, onde as crianças permanecem na escola até às 22h participando de diversas atividades como a caça ao tesouro, jogos e diversão, além de compartilharem de uma refeição especial. Os maternais terão neste dia o Piquenique. A quinta-feira terá como atividade para os maternais o dia da fantasia e para os os Jardins A e B Piquenique, onde cada criança partilhará seu lanche com os colegas, aprendendo a dividir.
"É entusiasmante ver a alegria das crianças ao participar de atividades lúdicas diferentes, brincar livre e descompromissados, estimula o desenvolvimento, a criatividade, incentiva-se a socialização. Por meio das brincadeiras as crianças aprendem que normas são importantes para que as pessoas possam viver em harmonia". Afirma o Secretário de Educação Douglas Zabot.
O Primeiro dia de atividades foi tão intenso e divertido que algumas crianças descansaram fazendo um soninho tranquilo.

De olho na prevenção, a Secretaria de Saúde e Assistência Social de 
Casca está preparando atividades voltadas ao Outubro Rosa e Novembro 
Azul. As temáticas têm por objetivo alertar a comunidade casquense para 
a prevenção ao câncer de mama e câncer de próstata.
Está no calendário de atividades, em parceria com o CRAS, a realização 
de palestras com os grupos da terceira abordando os dois temas: no dia 
24 de outubro com o Grupo Conviver e Renovar, no dia 30 com o grupo A 
Vida é Bela do Povoado Migliavacca e no dia 1º de novembro com o Bella 
Etá, de Evangelista.
Além de levar informação à comunidade, a Secretaria de Saúde também 
oferta consultas para a saúde da mulher e saúde do homem. “Temos os 
exames preventivos como mamografias e o PSA que são disponibilizados 
para a comunidade casquense durante todo o ano. Nestes meses de outubro 
e novembro é importante intensificar a importância que a prevenção 
assume, especialmente para que ocorram diagnósticos precoces” afirma o 
Secretário Homero Piccolotto.
Durante os meses de outubro e novembro também será intensificada a 
divulgação sobre as temáticas.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda 
Molossi

Na sexta-feira, 05, a Secretaria de Educação e Cultura em parceria com o 
SESC realizou o Projeto de Integração Escolar Rua do Lazer para os 
alunos de 1º a 5º ano das escolas de Casca e da APAE. Foram 
recepcionadas cerca de 750 crianças que se divertiram com os brinquedos 
infláveis, maquiagem infantil, apresentação de uma malabarista, além de 
receberem um lanche. As atividades foram oferecidas de manhã e à tarde.
Neste ano as atividades foram divididas em dois dias: o ensino 
fundamental na sexta-feira que antecede, 05, o Dia das Crianças e a 
educação infantil na segunda-feira, 15. “A Rua do Lazer é um evento 
tradicional no nosso município. ficamos felizes em proporcionar às 
nossas crianças uma atividade diferenciada em comemoração ao seu dia”, 
destaca o Secretário de Educação e Cultura, Nathan Ferrari Pastre.
A Rua do Lazer contou ainda com a parceria da Xôk’s e do CCAA.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

A equipe do Sercca realizou mais uma boa partida e venceu a equipe do União Independente de Santa Maria neste sábado(22) no Ginásio Maurílio Rodrigues de Silva em Casca. A equipe de Santa Maria passou por problemas durante a viagem e acabou chegando atrasada para o jogo não sendo possível realizar o aquecimento de sua equipe.Com marcação cerrada e boa movimentação a equipe casquense soube se impor e construiu a vitória de 4x1, dando uma passo a mais rumo a série prata.


Fotos Ezequiel Fernando Pasa


Por indicação do vereador Douglas Reginato, o Poder Executivo encaminhou o Projeto de Lei 28/2018, que foi debatido, votado e aprovado por todos os vereadores, nesta segunda-feira(17), durante a Sessão Ordinária.
Pelo projeto, o município cede à Associação Nacional dos Sapadores-Bombeiros o local para o alojamento de pessoal e o custeio de água, luz, telefone e acesso à internet.
A implantação do Serviço Voluntário de Combate a Incêndio e Salvamento, tem também a participação da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Casca. A ACIC já realizou visitas aos seus associados para apresentar o projeto do custeio financeiro dos Bombeiros, onde as empresas tributadas pelo lucro real, poderão repassar para a associação dos bombeiros, até 2% do Imposto de Renda devido
Para o Presidente do Legislativo Wagner Miranda, “a Câmara foi e será solidária à implantação dos Bombeiros Voluntários em Casca, onde participamos, juntamente com a ACIC, das reuniões com as empresas para falar do projeto e da possibilidade de auxilio pelo imposto de renda”.
Agora o projeto aguarda a sanção do prefeito municipal, e após seguirá o cronograma de trabalho que deve ser estabelecido entre o Poder Executivo, Bombeiros Voluntários e a ACIC de Casca.

A Oficina de Música da Escola Municipal Homero Lima e a Oficina de Dança da Casa da Cultura de Casca participaram na semana passada, dia 26 de setembro, da II Mostra Cultural de Vanini. Os alunos cantaram e realizaram apresentações de dança no evento.  

Segundo a Coordenadora da Casa da Cultura, Maria Helena Savaris Rigoni, o evento foi uma oportunidade de mostrar para a comunidade da região o trabalho cultural desenvolvido em Casca. “Nossas oficinas atendem crianças e adultos gratuitamente realizando um trabalho para desenvolver as habilidade da dança, canto e instrumentos musicais” explica a Coordenadora.

As Oficinas são um projeto da Secretaria de Educação e Cultura mantido pela Prefeitura Municipal.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Casca/ Fotos: Divulgação


Durante as atividades da Semana Farroupilha, foi realizada neste sábado(15) a Cavalgada até Santa Gema, que teve a participação de 32 cavaleiros do CTG Presilha Serrana e do CTG Raiar do Pampa de Santa Gema, após todos foram recepcionados no Centro de Eventos para a cerimônia de denominação patronímica, na qual foi assinada a Lei 1.493, que denominou o Centro de Eventos Turísticos Norberto Luiz Perin, em homenagem a um dos fundadores do CTG Presilha Serrana de São Domingos do Sul, sendo que também era funcionário público municipal e faleceu em trabalho durante um acidente.
Após foi realizada a Missa Crioula, pelo Padre Claudir Pressi e com a presença do Monsenhor Maximo Benvegnú e, para finalizar as atividades os participantes realizaram uma confraternização com a boa musica gaúcha gauchesca.


Homem morre em acidente na ERS-129 em Casca
Os tristes dados estatísticos do trânsito na rodovia ERS-129, trecho entre os municípios de Muçum e Casca – extremamente sinuoso e repleto de aclives e declives – contabilizam mais uma vítima fatal. Um homem, de 37 anos, morador de Serafina Corrêa, perdeu a vida nas proximidades do trevo de acesso ao Distrito de Evangelista, em Casca, no sábado, dia 16 de setembro, por volta das 15 horas. José da Silva Cunha trafegava com o automóvel Volkswagen Parati 16V, placas IHA-1728, cor cinza, de Serafina Corrêa, no sentido Serafina/Casca, quando, por motivos ignorados, perdeu o controle da direção em um trecho de subida com uma sequência de três curvas. O veículo desgovernado saiu da pista de rolamento e colidiu em árvores na altura do quilômetro 158. Populares que passavam pela rodovia informaram o policiamento sobre a fatalidade.
Policiais do Grupo Rodoviário da Brigada Militar (BM), de Casca, estiveram presentes e registraram a ocorrência. Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Serafina Corrêa, e do Hospital Santa Lúcia (Casca), foram acionados e compareceram para verificar a situação de Cunha. Ao chegarem no local, constaram que o morador de Serafina Corrêa encontrava-se preso nas ferragens e sem sinais vitais. A guarnição do Corpo de Bombeiros Militar (BM), de Guaporé, composta pelos soldados Chaves e Giancarlo, compareceu para a retirada da vítima, com a utilização do desencarcerador, do veículo.
Por se tratar de um acidente com vítima fatal, agentes da Polícia Civil (PC) e os profissionais do Instituto Geral de Perícias (IGP) estiveram efetuando o levantamento dos dados e registros fotográficos para apurar as causas da tragédia. A trafegabilidade, conforme os policiais rodoviários, não foi prejudicada.

Eduardo Cover Godinho
Rádio Aurora

Tenha também o seu site. É grátis!