Por sugestão da comunidade casquense e com a iniciativa do Vereador Antônio Bogoni, a inclusão digital foi objeto de atenção dos vereadores.
A intenção deste projeto é que as pessoas com idade com mais idade sejam inseridas em um programa de alfabetização digital, esclarecendo e ampliando as formas de uso e comunicação das pessoas.
O vereador Bogoni comenta que começou a fazer contato com pessoas e entidades para achar uma forma de viabilizar e atrair esse público para um treinamento e diz que “em conversa com representantes da EMATER e do CRAS, surgiu a possibilidade de uma parceria, que contaria também com a participação do SICREDI, que emprestaria os computadores e da Faculdade CESURG de Marau, que disponibilizaria o profissional para ministrar as aulas.
O projeto contaria ainda com o apoio das escolas do interior, que possuem acesso à internet, para incluir também os grupos da melhor idade do município.


Câmara realiza teste para transmissão das Sessões ao vivo pelo Facebook
Com o objetivo de ampliar a transparência das ações do legislativo, a sessão ordinária desta segunda-feira (17) foi marcada pelo teste da transmissão ao vivo na página do Facebook da Câmara de Vereadores de Casca.
Além das sessões ordinárias, passarão a transmitidas também as audiências públicas, reuniões e demais eventos ao vivo.
O novo meio agrega ao canal do Youtube, que disponibiliza os vídeos no site da Câmara, sendo que agora, a comunidade pode acompanhar em tempo real as atividades do Poder Legislativo municipal, e após o encerramento das transmissões, a gravação na íntegra dos vídeos pode ser visualizada de qualquer lugar a qualquer momento pelos cidadãos.
Outra ação que marca as sessões é a disponibilização das manifestações da comunidade, onde, logo após o final da sessão são ouvidas as demandas da comunidade, para que os vereadores possam ouvir o cidadão e, dentro da possibilidade, atender as solicitações da comunidade.

 As obras das ruas Vitorino Monteiro e Júlio de Castilhos continuam. Agora estão sendo construídas as faixas de segurança elevadas. Pedimos a compreensão da população, já que os trechos em obras permanecem com trânsito interrompido.

 


  As princesas da 4ª Expo Casca, Taciane Povala e Andreza Sordi, participaram do Festipizza, em Serafina Corrêa, na noite de sexta-feira, 14 de julho. As soberanas foram acompanhadas pela Coordenadora do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal, Adriana Colet Castelli.

O Festipizza é um evento gastronômico já consolidado que reúne milhares de visitantes. As princesas da Expo Casca foram recebidas pela corte de soberanas do evento e também pela Prefeita de Serafina Corrêa, Maria Amélia Arroque Gheller.

Para a Coordenadora da Cultura, levar o nome de Casca a municípios vizinhos é muito importante. “Nossas soberanas cumprem com excelência a missão de divulgar o Município para toda a região. Foi uma grande honra prestigiar um evento como o Festipizza, exemplo de organização” destaca Adriana.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Adriana Colet Castelli


Na semana que passou o ala Leo Peiter, alegando motivos pessoais pediu dispensa e não está mais treinando com o grupo do Sercca.

Leo iniciou este ano sua caminhada no Sercca, era uma promessa, porém em virtude da distância e de outros motivos profissionais decidiu não mais participar do grupo casquense.

Para a diretoria, resta agradecer todo o empenho e a determinação do atleta durante este período em que vestiu com muita garra e empenho, a camisa do Sercca, pois todos virão o caráter do atleta e seu profissionalismo, desta forma, a equipe casquense lamenta o pedido de dispensa mas deseja sucesso no decorrer de sua vida pessoal e profissional.

MAICON JÁ REFORÇA O SERCCA

A diretoria do Sercca agiu rápido, e após o pedido de dispensa do atleta Léo Peiter, foi ao mercado e contratou o Ala de 31 anos, MAICON JOSÉ BORGES SILVA.

O atleta teve passagens pela Lagoense, Passo Fundo, Camargo e atualmente disputava a Série Prata pelo Passo Fundo Futsal.

“Já conhecíamos o atleta por isso, que ele vem somar com certeza dentro de nosso grupo que já é bem qualificado”, destaca o treinador Tiágo Bortolon. Maicon já está treinando junto ao grupo e deve estrear no dia 22 de julho, em Casca, no jogo do Sercca contra a Acesa.

 

O Município de Casca realiza de 24 a 29 de julho a 3ª Semana da Agricultura Familiar. Dentre a programação, acontecem palestras sobre inspeção de produtos, manejo de equipamentos de ordenha e registro de aviários. No encerramento, acontece a V Mostra Municipal de Vinhos na Linha 18 São José.

A realização da Semana da Agricultura Familiar é da Prefeitura Municipal, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, ACIC e UPF.

Confira a programação completa.

24/07 SEGUNDA-FEIRA

Abertura da 3ª Semana da Agricultura Familiar

Palestra – Inspeção de Produtos de Origem Animal

Decreto Estadual 53.304 – Dispõe sobre Mercados, Açougues e Fiambrerias

Palestrante: Médico Veterinário MSs Tiago Luis Pretto/ Pretto & Pretto Assessoria Ltda

Palestra – Programa Estadual de Agroindústria Familiar

Palestrante: Emater/RS – Ascar

Local: Câmara de Vereadores

Horário: 19h30min

 

26/07 QUARTA-FEIRA

Premiação Agricultuores Familiares Destaques 2016

Palestra – Manejo de Equipamentos de Ordenha: Fator decisivo para a produção de leite de qualidade

Palestrante: Professor Doutor Vilson Antonio Klein/ Professor do curso de Agronomia e Med. Veterinária da UPF

Local: Casa da Cultura de Casca

Horário: 19h30min

 

27/07 QUINTA-FEIRA

Reunião com avicultores

Palestra – Instrução normativa 08: registro de atividades

Palestrante: Médico Veterinário Thiago Motter Alberti/ Fiscal Agropecuário da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Casca

Local: Câmara de Vereadores

Horário: 14h

 

29/07 – SÁBADO

Encerramento da 3ª Semana Municipal da Agricultura Familiar e V Mostra de Vinhos Artesanais

Local: Linha 18 São José

Horário: 19h30min – Entrega de prêmios para os melhores vinhos

20h – Jantar

22h – Baile com o Grupo Revelação

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi


UBS passou por ampliação e reformas e já está pronta para atender a comunidade do povoado e região

Os moradores do Povoado Migliavacca e comunidades da região tem uma grande conquista na área da saúde para ser comemorada. Retomaram nesta semana os atendimentos na Unidade de Saúde Fortunato Provensi. A UBS foi totalmente reformada e também passou por ampliação. Enquanto as obras aconteciam, o atendimento à comunidade era realizado em um espaço alugado, próximo à Unidade.

As melhorias da Unidade de Saúde se faziam necessárias para melhorar o atendimento e proporcionar melhores condições de trabalho. Para as reformas e ampliação, foram utilizados recursos do Governo Federal, Fundo Estadual de Saúde e Prefeitura de Casca. O valor total da obra foi de R$ 208 mil.

A unidade conta com atendimento diário. Nas segundas de manhã e terças à tarde, acontece o atendimento da equipe de enfermagem. Nas quartas à tarde, quintas à tarde e sextas-feiras de manhã a unidade também conta com atendimento do médico Anselmo Kroskoski. A sala para atendimento do dentista está sendo finalizada e em breve inicia o atendimento odontológico. A enfermeira responsável pela coordenação da Unidade é Vanessa Possebon Trichês.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Eduarda Molossi

 

 O Prefeito Domingos Kujawa acompanhado do Chefe de Gabinete Edevaldo Kuiava e do Secretário de Desenvolvimento Econômico Almir Cerutti visitaram as obras da Cooperativa Santa Clara, na tarde desta quarta-feira, 12. A visita foi acompanhada pelo Gerente de Projeto da Cooperativa, Daniel Bandeira e Engenheiro Civil Jonathan Zonta.

As obras da construção civil iniciaram a seis meses e já estão 50% concluídas e empregam atualmente cerca de 110 colaboradores. A previsão é de que nos próximos meses o número de funcionários aumente, passando dos 200.

Após visitar toda a obra o Prefeito Domingos ficou satisfeito com o andamento da Cooperativa. “Estamos otimistas, as obras estão indo muito bem e visitando cada parte é possível ver a grandiosidade da empresa que, estará em funcionamento no próximo ano”, salienta o Prefeito Domingos.

A partir da metade do mês de agosto começam a chegar os equipamentos. A previsão de início de funcionamento da Cooperativa é para o segundo semestre de 2018. No início serão processados 300mil litros de leite por dia.

 Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Foto: Júlia Giubel


  Os médicos cubanos Antônio Martinez e Ismara Hernades trabalharam na Secretaria Municipal de Saúde de Casca durante três anos – de 2013 a 2017 – através do programa Mais Médicos. Com o término do contrato, os médicos estão retornando ao seu País. A Prefeitura de Casca realizou uma homenagem na tarde de sexta-feira, 07 de julho, reunindo funcionários municipais, vereadores, representantes de entidades e comunidade em geral no plenário da Câmara de Vereadores.

Durante a homenagem, diversas pessoas se manifestaram falando sobre o bom trabalho que os médicos Antônio e Ismara realizaram em Casca. O Prefeito Domingos salientou as tentativas junto ao Ministério da Saúde para que os médicos permanecessem trabalhando no Município devido ao grande reconhecimento de seu trabalho junto à comunidade. “Tivemos uma experiência muito positiva com o programa e com o trabalho destes médicos junto à população casquense. O que marcou foi o profissionalismo e o atendimento humanizado realizado pelos doutores Antônio e Ismara” destaca o Prefeito.

Durante seu discurso, os médicos agradeceram a recepção e o carinho que receberam no Município, tanto da equipe, quanto da comunidade de Casca. Receberam das mãos do Prefeito e Vice-Prefeito uma placa com uma menção de agradecimento aos trabalhos prestados.

Já estão no Município as duas médicas cubanas que irão trabalhar pelo Programa Mais Médicos. Elas são Yainet Garcia e Yamilet Valdes e aguardam a liberação do Ministério da Saúde para iniciar o atendimento.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Julia Giubel


 A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza a I Mostra EcoLógica nesta quarta-feira, 19 de julho, no Ginásio Tranqüilo Pinzeta. As atividades da mostra são referentes às atividades do Mês da Ecologia. Todas as escolas do Município foram convidadas e estão participando. Os vencedores de cada categoria serão premiados com medalhas, troféus e até viagens de estudos.

Durante toda a quarta-feira os alunos apresentarão trabalhos feitos com materiais recicláveis e projetos de soluções ecológicas e sustentáveis. Toda a população casquense está convidada a prestigiar os trabalhos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Adriana Colet Castelli

Conforme os serviços de meteorologia haviam previsto, a semana iniciou com frio intenso no Estado. Houve registro de neve granular (precipitação em forma de partículas muito pequenas de gelo) e de chuva congelada em pelo menos seis municípios – Gramado, Canela, Caxias do Sul, Bom Jesus, São Francisco de Paula, Pinheiro Machado e Palmeira das Missões.

Quase um mês após o início do inverno, a primeira grande geada do ano cobriu os municípios da região. Em Casca, pela manhã, o termômetro que fica em frente ao Centro Administrativo marcava -3°C. Já em Santo Antônio do Palma, a temperatura ficou em -4°C. A temperatura na região não deve passar dos 9°C nesta terça-feira.

A previsão para o restante da semana não aponta mudanças de cenário. As madrugadas de terça e quarta-feira devem ser extremamente frias. Ainda de acordo com a MetSul, a temperatura deve ficar em torno de zero ou abaixo disso em quase todos os municípios. Na Serra e nos Aparados da Serra, as mínimas negativas serão generalizadas, com valores excepcionalmente baixos. (Fonte: JH, Foto: Ezequiel Pasa)

  O Município de Casca teve dois ganhadores do programa Nota Fiscal Gaúcha no sorteio realizado no mês de junho. O prêmio municipal, no valor de R$ 200, foi para Ezequiel Junior Marchioro. A ganhadora casquense de um dos prêmios estaduais, de valor ainda desconhecido, foi Juliana Pertuzzatti.

O próximo sorteio municipal acontece no final deste mês de julho. Além disso, os consumidores concorrem a prêmios estaduais: um prêmio de R$ 300 mil, três prêmios de R$ 5 mil, 300 prêmios de R$ 1 mil e 500 prêmios de R$ 500,00. Também haverá mais um sorteio extra de R$ 1 milhão por semestre.

Para participar do Nota Fiscal Gaúcha é simples: basta realizar o cadastro no site https://nfg.sefaz.rs.gov.br/ e solicitar do número do CPF na nota fiscal no momento da compra. “Não é necessário guardar notas ou trocá-las por cupons, basta fazer o cadastro e pedir o CPF na nota na hora da compra” esclarece a Secretária da Fazenda, Mariana Gallo.

 Esta é mais uma ação que integra o PIT- Programa de Integração Tributária, auxiliando na arrecadação municipal e educação tributária em Casca.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

No inicio da noite desta segunda feira(19),próximo a comunidade 21 Caravagio-Casca uma carreta placas IIF 3527 de Ibiraiaras,após quebrar uma dasORÇAMENTO PARTICIPATIVO – SANTA CATARINA (RADIN)

Na segunda-feira, dia 17, aconteceu reunião do Orçamento Participativo na comunidade Santa Catarina (Radin). A participação foi de 46,39%

Das seis propostas apresentadas pela Administração Municipal, as três escolhidas pela comunidade foram:

1º: Aquisição de um micro-ônibus para transporte de pacientes do Município de Casca para centros de referências em saúde da região – 43 votos

2º: Trabalho conjunto entre Secretaria de Obras e Secretaria de Agricultura para a manutenção das estradas e acessos a propriedades para facilitar a locomoção e o escoamento da produção – 42 votos

3º: Ampliar a oferta de cursos profissionalizantes de média e curta duração em parceria com instituições de ensino e entidades do Município – 18 votos

Propostas indicadas pela Comunidade:

1º - Aumentar o investimento disponibilizado para os exames laboratoriais para maior número de exames autorizados pelo SUS

2º - Pavimentação nas comunidades do interior e ampliação nas que já possuem trechos pavimentados

A proposta local foi compra de material de construção para melhorias no salão da comunidade e entornos. O valor que a comunidade recebeu referente à participação no ano passado foi de R$ 6.383,41.




 

 Nesta semana a Patrulha Urbana trabalhou nas obras da Rua São Luís, consertos de calçamentos em alguns pontos da cidade, limpeza e manutenção das praças e trabalhos na Escola Ana Paula Fincatto e na Escola Homero Lima.

A Patrulha Urbana está fazendo serviços de limpeza e pintura dos cordões no entorno da Escola Homero Lima nesta sexta-feira, 07. Durante a manhã foram feitos trabalhos de limpeza no entorno da escola, e a tarde o recolhimento do lixo e pintura dos cordões da escola.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Fotos: Júlia Giubel


  O Vice-Prefeito de Casca, Leandro Simonetto, viajou para Brasília de 03 a 06 de julho, juntamente com o Chefe de Gabinete Edevaldo Kuiava. O objetivo da viagem foi participar de reuniões em ministérios e visitar gabinetes de deputados e senadores e afim de dar andamento a projetos do Município de Casca que se encontram pendentes a nível federal.

O Vice-Prefeito explica que o contato direto com os parlamentares é indispensável. “Se não formos em busca do andamento de nossos projetos, nossos pedidos se perderão em meio às demandas dos mais de cinco mil municípios brasileiros” esclarece Simonetto.

Sobre os assuntos tratados em Brasília, alguns tiveram destaque. Os casquenses visitaram o Ministério da Saúde para tratar sobre a compra de equipamentos para as unidades de saúde e veículos para a Secretaria. Estiveram no FNDE tratando da liberação de recursos para dar andamento às obras da Escola Ana Paula Fincatto, bem como adquirir equipamentos para a mesma através do Programa de Ações Articuladas.  “Na Defesa Civil, foram feitas as adequações do plano de trabalho na tentativa da busca de recursos para recuperar pontes danificadas pelas últimas chuvas” comenta o Chefe de Gabinete Edevaldo.

Também foram visitados gabinetes de deputados e senadores para providenciar o encaminhamento de possíveis pendências quanto a emendas que o Município de Casca já tem em andamento. “Temos encaminhados, desde janeiro, um milhão de reais em emendas para o Município de Casca. Estes recursos irão contemplar as áreas da saúde, inclusive o Hospital, e obras de infraestrutura. Porém, se não nos empenharmos, sua liberação pode não acontecer” salienta o Vice-Prefeito. A abertura de cadastro para novas emendas acontece a partir de setembro.



Nesta quarta e quinta-feira, 05 e 06 de julho, o Prefeito de Casca, Domingos Kujawa, participa de eventos na Capital Gaúcha. No Palácio Piratini, ocorreu audiência para tratar da segurança pública e educação, com o tema “Formação Continuada dos Professores”. Participaram os municípios da AMPLA e pertencentes ao Corede Produção.

O Prefeito Domingos também participa do 37º Congresso dos Municípios do RS promovido pela Famurs com o tema “Mais Brasil, menos Brasília”. O evento aborda a defesa por mais autonomia dos municípios e uma maior transferência de recursos da União para as prefeituras, com o intuito de tornar a gestão pública local mais eficaz. 

O Prefeito Domingos destaca a importância da participação dos gestores públicos nesses eventos. “É nesses encontro e congressos que temos a mais importante troca de experiências com outros municípios. Dessa forme percebemos que as nossas dificuldades também atingem outros municípios, e assim, podemos, juntos, buscar soluções” destaca Domingos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Ricardo Tumelero


  SERCCA

No sábado, 01 de julho, o Sercca jogou em Teutônia contra a ASTF, e perdeu por 04 X 02, os dois gols de Frumi. O próximo jogo da equipe casquense é no dia 15 de julho, contra o Maxxy Candeas, fora de casa.
O Sercca tem o apoio da Prefeitura Municipal de Casca.

COPA INTEGRAÇÃO REGIONAL DE FUTSAL
As equipes casquenses foram até Montauri jogar contra as equipes de Nova Alvorada no domingo, 02, e venceu em todas as categorias. Com as vitórias todos estão classificados para as quartas de final. Os confrontos ainda serão definidos. Confira os resultados:
SUB-17: Nova Alvorada 01 X 02 Casca
VETERANOS: Nova Alvorada 02 X 08 Casca
FEMININO: Nova Alvorada 01 X 05 Casca
LIVRE: Nova Alvorada 05 X 06 Casca

CAMPEONATO COMUNITÁRIO SÃO JOSÉ

No domingo, 02, foi realizada a segunda rodada do Campeonato Comunitário São José. Os jogos ocorrem todos os domingos no ginásio da comunidade, a partir das 18:30.
Cereais Gollo / Recicasca / Odontoclínica Zandoná 08 X 03 Agro São José Alimentos / Supermercado Pasqualotto / Construtora ConstruCasca
Posto Marau Sul / Coodetec / Dalmago Transporte de Resíduos 07 X 01 Gebben Bebidas e Transportes / AG Veículos / Mecânica Kuiava
SRM Transportes / Carnes Tonial / Supermercado Stanga 02 X 04 Restaurante Massolin di Fiori / Cereais Toffoli / Pôr do Sol Agrícola
No próximo domingo, 09, a terceira rodada será realizada no ginásio da comunidade:
18h30 – Gebben Bebidas e Transportes / AG Veículos / Mecânica Kuiava X Restaurante Massolin di Fiori / Cereais Toffoli / Pôr do Sol Agrícola
19h20 – Posto Marau Sul / Coodetec / Dalmago Transporte de Resíduos X Agro São José Alimentos / Supermercado Pasqualotto / Construtora ConstruCasca
20h10 – Cereais Gollo / Recicasca / Odontoclínica Zandoná X SRM Transportes / Carnes Tonial / Supermercado Stanga

CATEGORIAS DE BASE
No sábado, 01 de julho, as categorias de base pré-mirim, mirim e infantil feminino jogaram amistosos contra David Canabarro.
Já os times fraldinha, pré-mirim, mirim e infantil masculino jogam no próximo sábado, 08, pelo Campeonato Regional de Futsal de Categorias de Base, em David Canabarro, contra as equipes da casa.



Tenha você também a sua rádio