A Prefeitura Municipal de Casca decretou ponto facultativo em todas as secretarias e departamentos nesta sexta-feira, 13 de outubro. A comemoração será alusiva ao Dia do Funcionário Público e ao Dia do Professor, celebrados em outubro.

A medida também é válida para as escolas municipais e para as unidades de saúde, incluindo a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. Casos de urgência serão atendido no Hospital Santa Lúcia. Desde já, a Prefeitura agradece a compreensão da comunidade.

Iniciou nesta segunda-feira a greve geral dos servidores da Polícia Civil (PC) no Rio Grande do Sul. A paralisação, que atinge 70% da PC (30% serão mantidos em cada órgão), só será encerrada quando for integralizado o pagamento dos salários de toda a categoria, conforme decisão da assembleia geral de quinta-feira(5).

A Delegacia de Polícia de Casca aderiu à paralisação e somente atenderá ocorrências policiais de urgência e emergência, relativas a flagrantes, e as com envolvimento de crianças e idosos. Registro de ocorrências simples, como furtos perda e localização de documentos, maus tratos de animais, calúnia, difamação e injúria podem ser feitos via internet, através dos sites www.policiacivil.rs.gov.br ou www.delegaciaonline.rs.gov.br. (Fonte: JH)

Durante a greve também não haverá circulação de viaturas e cumprimento de mandados de busca e apreensão.

Saúde, infraestrutura e turismo foram as principais pautas da viagem à capital federal

O Prefeito de Casca Domingos Kujawa e o Vice-Prefeito Leandro Simonetto estiveram em Brasília de 02 a 05 de outubro. O objetivo da viagem foi fazer contato pessoal com deputados, senadores e ministérios no período inicial das indicações para o orçamento de 2018 e emendas extraorçamentárias.

O foco da viagem, segundo o Prefeito Domingos, foi a busca de recursos para saúde, infraestrutura e turismo. “Mantivemos o foco nas áreas prioritárias com base no que a população vem solicitando e também na necessidade enquanto governo municipal para que consigamos realizar obras e adquirir equipamentos que vão além do nosso orçamento” explica Domingos.

Domingos e Leandro deixaram ofícios com pedidos do Município para os deputados Afonso Hamm (PP), Jerônimo Goergen (PP), Covatti Filho (PP), José Stédile (PSB), Marco Maia (PT), Dionilso Marcon (PT) e Danrlei de Deus (PSD) – neste realizando a prestação de contas do andamento da obra de pavimentação na Rua São Luiz. Também visitaram os senadores Ana Amélia Lemos (PP) e Lasier Martins (PSD).

O Vice-Prefeito explica que os pleitos mais próximos da concretização são a aquisição de um micro-ônibus para a Secretaria de Saúde, a pavimentação basáltica nas comunidades Linha 18 São José e Linha 17 São Roque e a revitalização da Praça Independência. “Avaliamos a viagem como proveitosa. Não estamos em tempo de abundância de emendas parlamentares, muito pelo contrário, por isso o trabalho de busca de recursos precisa ser ainda mais intenso” avalia Simonetto.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Divulgação


 O projeto “RGE e Você” desembarca mais uma vez em Casca nesta terça-feira, 10 de outubro, com atendimento em frente à Prefeitura Municipal das 10h às 17h. o objetivo é atender demandas e dúvidas da comunidade casquense.

O objetivo da unidade itinerante é realizar esclarecimentos e pequenos serviços que geralmente são atendidos pelo 0800: dúvidas sobre contas de energia, transferência de nome, alteração de endereço ou data de pagamento e informações técnicas em geral. O projeto esteve em Casca no mês de agosto.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi






Foi realizada na sexta-feira, 06, a tradicional Rua do Lazer. O evento acontece sempre na sexta-feira que antecede o Dia das Crianças, no Ginásio Tranquilo Pinzetta. Foram recepcionadas cerca de 800 crianças, de todas as escolas do Município, até o 5º ano, que se divertiram com os brinquedos infláveis, maquiagem infantil, dentre outras atividades, além de receberem um lanche. As atividades foram oferecidas de manhã e a tarde.

O objetivo foi promover um dia de integração entre as crianças, com atividades culturais e recreativas. Uma maneira de presenteá-las pelo seu dia.

A Rua do Lazer é uma realização da Secretaria de Educação e Cultura, através do Departamento de Cultura em parceria com o SESC, e contou com o apoio do LEO Clube e da Wizard. “Realizar a Rua do Lazer é uma tradição no nosso Município. Ficamos felizes em atender as crianças das nossas escolas para um dia de diversão e brincadeiras, agradecemos também ao LEO e a Wizard por nos auxiliarem”, salienta a Coordenadora do Departamento de Cultura Adriana Colet Castelli.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca 

Projetos “Voz do Servidor” e “Casca Melhor” irão ouvir funcionários e população

A comunicação da população e dos servidores públicos com o Governo Municipal de Casca será ampliada com as propostas “Voz do Servidor” e “Casca Melhor” elaboradas pelo Prefeito em exercício Douglas Reginato, que assumiu o Executivo Municipal nesta semana de 02 a 06 de outubro por ocasião da viagem do Prefeito Domingos e Vice Leandro a Brasília.

O Decreto “Voz do Servidor” estabelece a realização trimestral de reuniões de equipe em cada secretaria com os objetivos de melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade, valorizar o funcionalismo municipal e realizar ajustes internos. “Nesta semana tive a oportunidade de ouvir funcionários de diversos setores e as contribuições são de grande valor para o funcionamento dos serviços públicos municipais. A comunicação já acontece de maneira bastante intensa, mas estabelecer uma periodicidade auxilia no processo” explica Douglas.

As sugestões da comunidade também são fundamentais para o Poder Público. Por isso, o Prefeito em exercício Douglas criou o Projeto de Lei “Casca Melhor” que propõe a colocação de urnas de sugestões em pontos públicos como a Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde e Assistência Social, escolas municipais e Casa da Cultura. Para a coleta das sugestões será utilizado um formulário padrão, onde o cidadão pode identificar-se ou ficar no anonimato. As sugestões serão recolhidas das urnas mensalmente e levadas ao Prefeito Municipal.

O objetivo, segundo o Prefeito em exercício, é fazer com que a comunidade opine e sugira alternativas para aprimorar os serviços, obras e ações do Governo Municipal. “Sabemos que às vezes o cidadão acaba não manifestando sua opinião diretamente ao setor competente por diversas razões. Entendemos que a melhor formar de gerir um Município é ouvir o seu povo” salienta o Prefeito em exercício. O Projeto de Lei foi enviado para aprovação da Câmara Municipal de Vereadores. Se aprovado, será sancionado pelo Prefeito Domingos Kujawa.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Julia Giubel



 

O CRAS de Casca está com inscrições abertas para o Grupo de Tabagismo. As matrículas podem ser feitas até dia 11 de outubro, no CRAS ou pelo telefone 3347 1461. Para quem já reservou a vaga também é necessário realizar a inscrição. Os encontros iniciam na quarta-feira, dia 18, às 18h.

O Grupo de Tabagismo tem duração de um ano. No primeiro mês com reuniões todas as quartas-feiras, no segundo mês a cada 15 dias, e no restante, uma vez por mês. Os participantes terão conversas com profissionais de psicologia, medicina e enfermagem.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

O Grupo Conviver e Renovar da Terceira Idade de Casca realizou um passeio pelas cidades de Garibaldi e Bento Gonçalves, nesta terça-feira, 03. O passeio foi acompanhado pela coordenadora dos Grupos da Terceira Idade Ana Pigosso e pela diretoria do grupo. Foram visitados a Maria Fumaça, Vinícola Aurora, Epopeia Italiana, dentre outras atividades.

A viagem foi custeada com recursos próprios, pelos mais de 40 integrantes que participaram. “Sempre buscamos realizar atividades diferenciadas para os nossos integrantes, para que possam ter uma vida mais saudável”, ressalta Ana Pigosso.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Divulgação Terceira Idade

A Secretaria Municipal de Obras e a Patrulha Agrícola da Prefeitura de Casca estão trabalhando em turno único, das 7h às 13h. A medida foi adotada pela Administração Municipal com a finalidade de conter gastos.

O turno único nas Obras e Patrulha Agrícola tem por objetivo principal a economia da quantidade de litros de combustível consumidos diariamente, bem como a manutenção de equipamentos e redução de horas extras. Além disso, o trabalho sem interrupção não acarreta as quatro idas e vindas diárias para buscar operários e operadores, reduzindo esse número a duas. A mesma medida está sendo adotada por diversas prefeituras da região neste último trimestre do ano.

A contenção de gastos também é uma medida adotada pelas demais secretarias e departamentos através da redução de horas extras, viagens, material de consumo e outras ações para economia em geral. “A adoção do turno único nas demais secretarias foi considerada inviável, mas todos os funcionários receberam orientações para a redução de gastos. Buscaremos fazer esses cortes de maneira a não prejudicar o andamento dos serviços públicos para a comunidade” explica a Secretária Municipal da Fazenda, Mariana Gallo.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/Foto: Divulgação SMOT

 

A Administração Municipal recebeu, na tarde de ontem, terça-feira, 03, dois veículos Volkswagen Gol. Os carros vieram para a vigilância em saúde, através de transferência do Fundo Nacional em Saúde, e para o CRAS, por meio de recurso transferido pelo Fundo Nacional da Assistência Social pelo Programa GBF SUAS – Sistema Único da Assistência Social, e contrapartida do Município.

A entrega foi acompanhada pelo Prefeito em Exercício Douglas Reginatto, Chefe de Gabinete Edevaldo Kuiava, Secretário de Saúde Homero Piccolotto, Assistente Social Kelly Cristina Pastre, Enfermeira do ESF Tiradentes Cristina Faresin, Técnica de Enfermagem Rosane Alves da Luz.

O Prefeito em Exercício Douglas que acompanhou a chegada dos veículos comemora. “Sempre que recebemos um novo veículo ou equipamento temos a certeza de qualificar ainda mais os atendimentos” ressalta Douglas.

Nos próximos dias será feita a documentação do veículo para uso da vigilância e do CRAS.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Foto: Júlia Giubel

A empresa responsável pelo recolhimento de lixo no Município de Casca comunica que não será prestado o serviço neste feriado do dia 12 de outubro. Na sexta-feira, dia 13, será realizado o recolhimento do lixo orgânico e do seco a partir das 7 horas da manhã. Separe corretamente o lixo, auxiliando na preservação do meio ambiente e limpeza da nossa cidade.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Eduarda Molossi



 No início da noite desta segunda-feira, 09, dois assaltantes chegaram a pé, armados, a uma residência no Distrito de Evangelista, em Casca, e renderam a esposa do proprietário, sua filha e o genro.

A Brigada Militar, ao ser informada da ocorrência, deslocou-se para o local e foi recebida a tiros pelos bandidos, que ainda se encontravam na propriedade. Diante da ação rápida dos policiais, que revidaram, os bandidos fugiram para o mato localizado atrás da residência.

Da propriedade, foram furtados celulares e as chaves dos veículos família, que os bandidos tinham a intenção de levar, mas foram impedidos pela ação da BM. No momento, o BOE está realizando buscas na região. Ninguém ficou ferido. (Fonte: JH)



A Prefeitura Municipal de Casca já realizou a implantação definitiva do sistema da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e). O acesso ocorre pelo site www.casca.rs.gov.br.  A emissão de notas fiscais eletrônicas passará a ser obrigatória a partir do próximo ano (Lei Municipal 2.817/2017) para todas as pessoas jurídicas prestadoras de serviços inscritas no Cadastro Municipal de Contribuintes, inclusive as optantes pelo Simples Nacional, independente da atividade ou receita.

O sistema funcionou por um tempo em fase de testes. A Prefeitura de Casca está oferecendo treinamentos para que as empresas  utilizem o software da Nota Fiscal Eletrônica, em parceria com a Cittá Informática, empresa responsável pelo desenvolvimento do mesmo. Já foi realizado um treinamento no mês de setembro e o próximo ocorre no dia 17 de outubro, às 14 horas, na Câmara Municipal de Vereadores. Todos os escritórios contábeis e empresas prestadoras de serviços que tiverem interesse podem participar.

O sistema informatizado de emissão de notas fiscais possibilita maior agilidade e segurança nas operações, além de proporcionar um aumento de arrecadação pois evita a sonegação de impostos. Serão programadas mais duas etapas de treinamentos com escritórios de contabilidade e empresas em datas a serem definidas. O formulário para solicitação de cadastramento e liberação do usuário está disponível nos Downloads do site www.casca.rs.gov.br  

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi

Nesta semana a Secretaria de Obras e Trânsito de Casca trabalhou nas estradas municipais da Linha 18 São Roque, Linha 30 Pinzetta e Linha 15 Evangelista. Também foi feita a recuperação de tubulação na Linha 20 Baixa. Na próxima semana, com a colaboração do tempo, estão previstos trabalhos na região da comunidade São Valentim.

A Secretaria trabalha em conjunto com a Patrulha Agrícola, tanto no compartilhamento de máquinas, quanto no planejamento, de modo a regionalizar os trabalhos. O contato para pedidos de serviços pode ser feito pelo telefone 3347-1700 com encaminhamento direto para os secretários de Obras e Trânsito e Agricultura e Meio Ambiente.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: SMOT

 

Iniciaram nesta sexta-feira, 06 de outubro, os atendimentos com a nova ginecologista contratada pela Prefeitura Municipal de Casca para atender as pacientes na Secretaria de Saúde. A Dra. Sonia Maria Fior atenderá nas sextas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde. O atendimento será por agendamento, que ocorre nas quintas-feiras, às 12:45, por telefone (3347-1090 e 1085).

A saúde da mulher recebe atenção especial da Administração Municipal. “Disponibilizamos consultas e exames para que o público feminino cuide de sua saúde, principalmente quanto à prevenção. A Dra. Sonia é um reforço para a nossa equipe, pronta para atender nossas pacientes com qualidade e profissionalismo” salienta o Secretário de Saúde Homero Piccolotto.

Com o atendimento da nova médica, o Dr. Ênio passa a atender nas quartas-feiras de manhã e à tarde. Por motivos de ajustes na agenda, o próximo atendimento da Dra. Sonia em Casca será no dia 27 de outubro. A partir de então, haverá consultas semanais.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi

 O grupo de apoio “Sobre o Novo Viver-TF” irá auxiliar pessoas que tiveram familiares falecidos. O grupo foi criado através de decreto municipal do Prefeito em exercício Douglas Reginato. O gerenciamento ficará por conta da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social através do CRAS.

As medidas de apoio, segundo o Prefeito em exercício, têm o objetivo de proporcionar ajuda, força, auxílio psicológico e social entre os integrantes, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários. “Quem passa por esse momento sabe a dor que é perder um familiar ou amigo próximo. Muitas vezes o luto demora a passar e a pessoa sente que está enfrentando aquilo sozinha, quando na verdade pode ter ajuda” explica Douglas.

As atividades do grupo contarão com palestras dinâmicas, incentivo à leituras, trocas de experiências, visitas domiciliares, acompanhamento, atendimento na Secretaria de Saúde e estabelecimento de rede de apoio integrando familiares e profissionais. O início do funcionamento das atividades será divulgado pelo CRAS.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi

O Grupo da Terceira Idade Bella Etá, de Evangelista, comemorou o dia do idoso e o dia das crianças, nesta quinta-feira, 05. Também foi realizada uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida.

As atividades foram acompanhadas pela coordenadora dos grupos da terceira idade Ana Pigosso e pelas orientadoras de atividades físicas Makelli Pertuzzatti e Simone De Marco.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Foto: CRAS

A Administração Municipal de São Domingos do Sul está realizando terraplenagens em propriedades no interior, visando incentivar os agricultores do Município.

Na propriedade do senhor Lauro Carminatti, na Comunidade de São Valetim, as obras estão sendo realizadas para a construção de um terceiro aviário. A produção, que gira em torno de 27 mil aves, vai aumentar em aproximadamente 18 mil aves com a nova construção.

Já na propriedade Castelani, na Comunidade da Baixada, a terraplanagem será realizada para a construção de uma nova pocilga. Segundo Alex Castelani, a produção de suínos da família vai dobrar, passando de 1.200 para 2.400 animais.(Fonte e imagem:JH)


Em razão da convocação do presidente Douglas Reginato para assumir como prefeito durante esta semana, a vice-presidente do Legislativo comandará a sessão desta segunda-feira, 02 de outubro, e fica à frente do legislativo até a próxima sexta-feira.
Esta é a segunda vez que Rose Claro assume como presidente do Legislativo Casquense, e conforme a vereadora “esta é uma forma em que eu posso contribuir para o desenvolvimento de nosso município, dar continuidade às boas ações e estar auxiliando e contribuindo nas demandas do legislativo casquense”.


Na sessão desta segunda-feira, 02 de outubro, os vereadores aprovaram o projeto legislativo, que denomina o novo espaço de lazer e recreação, homenageando a funcionária pública municipal Dione Tebaldi Toledo da Escola Municipal Homero Lima, onde trabalhou no atendimento às crianças do município por mais de 19 anos.

Outro projeto aprovado foi a inclusão da Romaria de Nossa Senhora do Caravággio da Capela Nossa Senhora do Caravágio – Linha 21 no calendário oficial de eventos do município, a solicitação foi feita pela comunidade à Câmara de Vereadores para que o evento, que já está em sua 37ª edição possa ganhar mais visibilidade entre os romeiros da região.

Estes dois projetos de Lei Legislativos foram propostos pela vereadora Rose Claro e aprovados pelos demais edis.

Nesta mesma sessão, os vereadores aprovaram a Menção Honrosa à Lourdes Bernardete Scartazzini Parise, pelos 25 anos de trabalho desenvolvidos na diretoria da Apae de Casca.

Conforme a Presidente em Exercício Rose Claro, “os projetos depois de sancionados pelo Executivo, serão programados para as cerimônias de homenagens”.

Tenha você também a sua rádio