O Departamento de Esporte e Lazer da Prefeitura informa os resultados esportivos.

SERCCA

O Sercca jogou em casa, no sábado, 16 de junho, no Ginásio Maurílio Rodrigues de Silva, contra a equipe do Atlético Candelariense. A equipe casquense conquistou a vitória por 05 a 00, com gols de Bruno, Maikel (2), Cemin e um contra.

Próximo jogo será no dia 30. O Sercca vai até Fontoura Xavier, enfrentar o Fontoura Xavier Futsal,

COPA INTEGRAÇÃO REGIONAL DE FUTSAL

As equipes casquenses Sub-17, Feminino, Livre e Veteranos jogaram no domingo, 17 de junho, contra as equipes de Nova Araçá. O jogo foi realizado no Ginásio Maurílio Rodrigues de Silva, em Casca.

Sub-17:

Casca 02 x 03 Nova Araçá

Veteranos:

Casca 05 x 03 Nova Araçá

Feminino:

Casca 04 x 00 Nova Araçá

Livre Masculino:

Casca 02 x 02 Nova Araçá

CAMPEONATO REGIONAL DE CATEGORIAS DE BASE

Iniciou para as equipes masculinas o X Campeonato Regional de Categorias de Base. Os jogos foram realizados contra as equipes de David Canabarro, no sábado, 16 de junho, no Ginásio Tranquilo Pinzetta

Pré-mirim: Casca 03 X 02 David Canabarro

Mirim: Casca 03 X 01 David Canabarro

Infantil: Casca 02 X 01 David Canabarro

Os próximos jogos serão no sábado, 23, em Casca contra as equipes de Santo Antônio do Palma, no Ginásio Tranquilo Pinzetta.

As meninas jogam no dia 07 de julho em Casca, com as equipes de Vanini, David Canabarro e Vista Alegre do Prata, nas categorias pré-mirim, mirim e infantil.

COPA ERS 129 DE BOCHAS

A Copa ERS 129 de Bochas chegou as oitavas de final. Agora as equipes classificadas jogarão a fase mata-mata.

16 de junho

Botafogo A 02 X 01 São José

CMD São Domingos do Sul A 02 X 01 Piscina Clube

Olaria 03 X 00 Bar do Pila

Salete 02 X 01 06 Amigos

Rosário 03 X 00 Salão Paroquial

São Paulo 02 X 01 Bar do Bolão A

Clube Atlético Parceria 02 X 01 Bar Didó

Viecilli Móveis 02 X 01 CMD São Domingos do Sul B

Bar do Bolão C 00 X 03 Clube União Canabarrense

Campo Alegre 03 X 00 Botafogo B

Classificação em cada chave até a nona rodada

CHAVE A

1º São José (Casca)

2º Botafogo A (Vanini)

3º Piscina Clube (Ciríaco)

4º CMD São Domingos do Sul A (São Domingos do Sul)

CHAVE B

1º São Roque (Ciríaco)

2º Salete (David Canabarro)

3º 06 Amigos (Ciríaco)

4º Olaria (Vanini)

5º Bar do Pila (Casca)

CHAVE C

1º Rosário (David Canabarro)

2º Bar do Bolão A (Casca)

3º São Paulo (Vanini)

4º Salão Paroquial (Ciríaco)

CHAVE D

1º Clube Atlético Parceria (Casca)

2º Viecilli Móveis (Ciríaco)

3º Bar Didó (Vanini)

4º CMD São Domingos do Sul B (São Domingos do Sul)

CHAVE E

1º Campo Alegre (Ciríaco)

2º Clube União Canabarrense (David Canabarro)

3º Botafogo B (Vanini)

4º Bar do Bolão C (Casca)

Oitavas de final – 23 de junho (jogo de ida)

Botafogo B X Rosário

Olaria X Campo Alegre

São Paulo X União Canabarrense

Piscina Clube X São Roque

Bar Didó X Salete

Botafogo A X São José

06 Amigos X Clube Atlético Parceria

Bar do Bolão A X Viecilli Móveis

Oitavas de final – 30 de junho (jogo de volta)

Rosário X Botafogo B

Campo Alegre X Olaria

União Canabarrense X São Paulo

São Roque X Piscina Clube

Salete X Bar Didó

São José X Botafogo A

Clube Atlético Parceria X 06 Amigos

Viecilli Móveis X Bar do Bolão A

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

Na gelada noite do sábado (16), o SERCCA enfrentou no Ginásio Maurílio Rodrigues de Silva, o Atlético Candelariense, em partida válida pelo Estadual Série Bronze de Futsal.
A torcida, guerreira, se fez presente e apoiou a equipe que constou uma ótima vitória por 5 x 0. Maikel em boa jornada fez dois gols. Bruninho, o artilheiro da equie em 2018, fez um e, Cemin, reencontrando a torcida casquense também balançou as redes. O outro gol foi anotado contra.
Maikel foi escolhido o melhor em quadra por ter apresentando um futsal objetivo, marcando gols, mas acima de tudo por ter colaborado muito com a equipe.
Com a vitória o SERCCA assumiu a liderança da chave três, com a mesma pontuação do Fontoura Xavier (15 pontos), estando na frente pelo melhor saldo de gols. O jogo entre XV de Novembro e Fontoura Xavier n/ao foi realizado em virtude do falecimento do ex-prefeito de Vila Maria, Cleci Endrigo.
Sábado (23), o SERCCA folga, voltando às quadras no dia 30, para o confronto dos líderes, contra o Fontoura Xavier. O jogo será em Fontoura Xavier
Fonte - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SERCCA


O Vice-prefeito Adroaldo Seben juntamente com o Secretário de Desenvolvimento e também presidente do Comude Gustavo Torrez participam na sexta-feira do I Encontro da Região Funcional 9.

O evento é promovido pelo Conselho Regional de Desenvolvimento Região da Produção envolvendo lideranças políticas de toda a região para discutir as percepções regionais e municipais sobre o desenvolvimento regional e as ações desenvolvidas pelos Conselhos.

Dentre as ações já realizadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento estão os investimentos da Consulta Popular como as câmeras de videomonitoramento que serão instaladas em breve, a instalação de galerias para escoamento pluvial e recursos constantes para a saúde regional e a agricultura.

Assessoria de Imprensa

A Prefeitura Municipal de Casca juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Paróquia São Luiz estão realizando uma campanha de recolhimento de donativos para o Município de Ciríaco, que foi atingido por um forte temporal na última segunda-feira, 11 de junho. O Município atingido fica a cerca de 40 km de Casca.

O material de maior necessidade no momento é cimento. Quem quiser pode passar nas lojas de materiais de construção de Casca, comprar o cimento e entregar o cupom fiscal na Prefeitura (com Ivete), Sindicato ou na Paróquia. A previsão é de que a entrega seja feita até o final de junho.

Também podem ser doadas roupas, cobertores e colchões em bom estado de conservação, estes devem ser entregues na Casa da Cultura.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Foto: Divulgação/ Rd Planalto


O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra gripe até o dia 22 de junho. Em Casca, mesmo já tendo atingido a meta, a vacinação segue sendo aplicada na Secretaria de Saúde, UBS do Bairro Jardim Brasil e unidades de Evangelista, Migliavacca e Linha 20 Parizzi. Se algum cidadão pertencente aos grupos de risco não tomou a vacina, deve procurar uma destas unidades na próxima semana com o Cartão SUS e carteirinha de vacinação, especialmente as crianças.

A vacina contra gripe na rede pública de saúde é destinada para crianças dos seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da área da saúde (mediante apresentação de comprovante de função), professores, idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (mediante apresentação de atestado médico). 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

A Rede de Apoio à Escola (RAE) convida a comunidade casquense, especialmente os pais e responsáveis dos alunos que estudam nas escolas estaduais e municipais, para participar de uma audiência pública com o tema “Educação, Compromisso da Família e da Escola”. A audiência irá ocorrer no dia 21 de junho, quinta-feira, às 14 horas no CTG Laço da Amizade. O dia 21 é feriado em Casca e por isso foi escolhido como data da audiência, assim todos podem participar.

Na ocasião serão debatidas diversas temáticas sobre os rumos da educação na atualidade, dentre as quais a importância da família na escola, os desafios na educação dos filhos e a prevenção e consequências das drogas.  A RAE é formada por diversas entidades da comunidade, dentre elas o Poder Judiciário, Prefeitura Municipal, CRAS, Conselho Tutelar a escolas. A presença da comunidade na audiência é muito importante para a construção de uma educação melhor em nosso Município.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Julia Giubel


A Prefeitura Municipal de Casca, de acordo com orientação da Associação dos Município do Planalto - AMPLA, definiu que em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo as secretarias, departamentos e unidades de saúde funcionarão em turno único inverso ao dos jogos. As escolas funcionarão normalmente sem alterações.

O primeiro jogo da Seleção Brasileira será no domingo, 17, às 15:00, contra a Suíça. A segunda rodada será na sexta-feira, 22, às 09:00, contra Costa Rica, neste dia o horário de funcionamento será das 11:30 às 17:30. O terceiro jogo da primeira fase será contra a Sérvia, na quarta-feira, 27, às 15:00. Os atendimentos nas repartições públicas será das 07:30 às 13:30.

Lembramos a comunidade que na próxima quinta-feira, 21 de junho, é dia de São Luís, padroeiro do Município e feriado municipal. Todas as secretarias, departamentos e escolas estarão fechados. Os atendimentos de urgência e emergência serão feitos no Hospital Santa Lúcia.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca

Neste mês, seis contratos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), executado com recursos da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), foram assinados no município de São Domingos do Sul. Os valores, que somam mais de R$ 100 mil, serão utilizados nas atividades desenvolvidas na área agropecuária como agroindústrias familiares, atividade leiteira, regionalização do abastecimento e troca-troca de sementes.

As assinaturas ocorreram no Escritório Municipal da Emater/RS Ascar com a presença dos agricultores beneficiados, do prefeito de São Domingos do Sul, Fernando Perin, do coordenador regional da SDR, Leonir Favreto, do presidente do Sindicato dos Produtores da Agricultura Familiar, Celásio Cerbaro, do presidente do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário, Tiago Finato e dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, Henrique Guidini e Juliane Finato Rezende.

De acordo com os extensionistas da Emater/RS-Asscar, a partir desta etapa, as famílias assistidas pela Emater/RS-Ascar já estão aptas a iniciarem a execução dos projetos elaborados, cada qual em sua respectiva atividade, possibilitando assim aos beneficiários expandir seus negócios, bem como o desenvolvimento local.

O Vaticano aprovou na semana passada, no dia 5 de junho, mais uma etapa do processo de beatificação do Frei Salvador Pinzetta. Após a assinatura do decreto pelo Papa Francisco, o Frei se tornará Servo Venerável de Deus, podendo ser realizados cultos à sua imagem. Agora, o processo retorna para o Brasil e a busca é pela comprovação de um novo milagre para que ele possa se tornar beato.

O Frei Salvador Pinzetta nasceu em Casca, na comunidade Linha 30. Atualmente, existe na localidade o Museu Luigi Pinzetta (seu avô) que abriga diversos artigos pertencentes ao Frei. Também existe uma réplica da primeira igreja da comunidade, construída pela família em sua homenagem. No cemitério local está sepultada a irmã do Frei, Freira Flora Pinzetta. Quem deseja realizar visitas ao complexo turístico religioso e histórico, que também conta com a Casa do Imigrante, pode agendar pelos telefones (54) 99907-0768 e (54) 99994-8932.

Para o Prefeito de Casca, Domingos Kujawa, a aprovação de mais uma etapa do processo de beatificação representa um grande orgulho não só para a família, como para toda a comunidade casquense. “A religiosidade é uma marca forte de nosso povo e nos orgulhamos muito em dizer que somos a terra natal do Frei Salvador” destaca o Prefeito.

Trajetória do Frei Salvador

Iniciou sua vida religiosa com os capuchinhos no ano de 1944 em Marau. Logo depois, foi para o Seminário Sagrado Coração de Jesus, de Flores da Cunha, onde desenvolveu a maior parte de seus trabalhos religiosos. Suas virtudes foram lembradas e citadas por todos os que com ele conviveram.

Faleceu em 1972 vítima de um Acidente Vascular Cerebral. Contava com 61 anos e, pouco mais de 28 de vida religiosa. Faleceu com fama de santidade. A Romaria em sua homenagem é realizada anualmente e reúne milhares de fiéis em Flores da Cunha. Para conhecer mais sobre o Frei, acesse www.freisalvadorpinzetta.org.br.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Eduarda Molossi

A Prefeitura de Casca está realizando o levantamento dos estragos causados pelas chuvas das últimas horas. A Secretaria de Obras está auxiliando na remoção de algumas árvores que caíram nas vias, felizmente sem grandes estragos. O maior dano à comunidade é a falta de energia elétrica. Segundo informações, pelo menos 3 mil residências ficaram sem energia na cidade e no interior. Em alguns pontos o reestabelecimento ocorreu nesta manhã.

O Posto do Bairro Jardim Brasil, que ficou sem atendimento ontem, retornou à normalidade hoje. Porém, os telefones continuam com problemas. Também não há vacinação nesta terça-feira, já que as vacinas tiveram que ser transferidas para um local que tivesse refrigeração adequada. A Escola Municipal, localizada nas proximidades, também está atendendo.

A Prefeitura, desde ontem, mantem contato com a companhia que abastece o Município com energia pois entende da urgência da normalidade do serviço, especialmente para os produtores rurais.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Divulgação



Aconteceu nesta terça-feira(12) a reunião do Conselho Municipal de Assistência Social de São Domingos do Sul. No inicio deste ano ocorreram mudanças de membros do Conselho, que passa ser presidido por Camila da Rocio Berlesi Klanovicz e como vice presidente Letícia Gatto Jaroceski.
Neste ano três importantes resoluções já foram tomadas, como a manutenção da inscrição da Emater/Ascar junto ao Conselho, para que continuem sendo executadas as ações junto a população que reside no interior em parceria com o CRAS, estabelecer um plano de ações, com metas a serem cumpridas neste ano, com ênfase principalmente no Programa Bolsa Família, visto que é um programa importante dentro da Política de Assistência Social e, por fim, estabelecer os critérios para concessão dos benefícios eventuais, conforme a Lei 1464/2017. Ficou estabelecido que a família deve ter renda de até meio salário mínimo por pessoa, para ter direito aos benefícios, que são eventuais, para suprir necessidades que são momentâneas. 
Para a psicóloga Fernanda Tres “todos os conselhos são espaços legítimos que a população tem para acompanhar o que é realizado pelo poder público, e no CMAS sempre incentivamos a participação da comunidade”.
As reuniões do CMAS acontecem sempre na segunda terça-feira de cada mês, às 08:30hs, na sala de reuniões da Secretaria da Assistência Social, no prédio da prefeitura e são sempre abertas ao público.

O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de São Domingos do Sul comunica que está ofertando em parceria com o SENAR o curso de Criação de Peixes de Água Doce.
O curso terá carga horária de 24 horas, sendo realizado em turno integral, e abordará temas importantes relacionados ao setor da piscicultura.
O limite máximo de participantes é de 20 pessoas e as datas de realização do mesmo estão a definir.
Maiores informações e inscrições no Sindicato ou pelo fone (54) 3349-1200.

Produtores investiram na terraplanagem e agora terão o valor devolvido pela Prefeitura Municipal

Empreendedores rurais do setor avícola receberam da Prefeitura de Casca o pagamento da primeira parcela da devolução do valor investido na terraplanagem para construção dos aviários. As famílias De Marco e Rizzato, da Linha 16 Caravaggio e 17 Alta, foram as primeiras beneficiadas com a Lei 2.616/2014 que institui o programa de incentivo à novos empreendimentos para a produção primária.

A Lei de Incentivo foi criada, principalmente, para proporcionar agilidade na realização da terraplanagem do empreendimento. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cleber Colle, explica que, basicamente, o programa consiste em fazer com que o produtor realize a terraplanagem e depois seja restituído pelo Município. “O valor investido pelo produtor na terraplanagem será devolvido pela Prefeitura em até 8 anos, conforme o valor adicionado que os empreendimentos gerarem para o Município. Foi uma forma de fazer com que a terraplanagem se tornasse mais eficiente, pois assim os produtores não dependem do maquinário do Município, que também precisa atender as estradas e demais propriedades” explica o Secretário.

As famílias De Marco e Rizzato construíram em 2015 dois aviários cada. Nesta primeira parcela, os produtores já receberam cerca de 20% do valor investido. Para o empreendedor Raul de Marco, o programa veio em benefício dos produtores. “Esta Lei Municipal é de grande valia tendo em vista a agilidade na terraplenagem. Com isso há uma rápida construção do empreendimento e o retorno do investimento, que é bom tanto para o município quanto para o produtor” comenta Raul, que fez o investimento juntamente com seu pai Gilson de Marco.

Na família Rizzato, também existe a sucessão rural, com o pai Geraldo e o filho Ricardo. A avaliação do programa também é positiva. O beneficiado Ricardo acredita que a Lei de incentivo vem ao encontro dos objetivos tanto do poder público, que não dispende valores no momento da implantação do investimento, quanto do produtor que, por sua vez, elabora toda a obra, inclusive terraplanagem, tornando a execução do projeto ágil. “Posteriormente, quando o empreendimento, através dos impostos, gerar recursos ao município, parte desse valor nos é repassado auxiliando no pagamento dos custos com a implantação do mesmo” salienta Ricardo.

Além da avicultura, a Lei também prevê o incentivo a novos projetos nas áreas da suinocultura, agroindústrias familiares e bovinocultura de leite, visando o desenvolvimento econômico e crescimento do ICMS do Muncípio. “Também são vantagens do programa a valorização e permanência dos produtores no campo e o surgimento de novas empresas rurais fazendo com que haja o crescimento da produção primária, base econômica de nosso Município” comenta o Prefeito de Casca Domingos Kujawa.

Outros empreendimentos já se enquadraram na Lei de Incentivo e estão sendo auxiliados. Quem deseja mais informações sobre o programa pode entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelos telefones 3347-1233, 1227 ou pessoalmente na Prefeitura Municipal.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Eduarda Molossi


Encerrou na noite de quinta-feira, 14 de junho, o Grupo de Gestantes do primeiro semestre organizado pela Secretaria de Saúde de Casca, através da Coordenadora de Saúde Karla Caron e a Enfermeira do ESF Cristina Faresin. Foram sete encontros no total realizados semanalmente. O grupo é aberto a todas as gestantes do Município.

Foram abordados diversos temas como cuidados com a gestação e com o recém-nascido. Os participantes conversaram com psicóloga, nutricionista, pediatra, enfermeira, fonoaudióloga, ginecologista/obstetra e também visitaram o hospital. 

No encerramento ocorreu sorteio de brindes e premiação especial para as gestantes que participaram de todos os encontros. A Secretaria de Saúde de Casca ampliou as ações com a participação de profissionais incentivando as gestantes a frequentarem os encontros. “Agradecemos a participação de todos. Os encontros são muito proveitosos às gestantes pois tiram muitas dúvidas e aproximam ainda mais os profissionais dos pais”, ressalta o Secretário de Saúde e Assistência Social Homero Piccolotto.  

A previsão é de que o próximo grupo inicie em meados de agosto.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca / Fotos: Júlia Giubel

A Secretaria Municipal de Obras e Trânsito de Casca realizou diversos trabalhos nas estradas durante esta semana. Foi feita a colocação de tubos nas comunidades Silva Jardim, Linha 20 e Nossa Senhora do Caravaggio. As máquinas realizaram melhorias nas estradas do Povoado Radin, São Paulo Pelinson e Linha 17 Alta. Também foram feitos reparos nas estradas da Linha 18 Panisson, que estavam danificadas em decorrência das fortes chuvas.

Os próximos trechos a serem melhorados serão nas comunidades Navegantes Guissoni e Linha 17 Alta. A Secretaria está sempre à disposição da comunidade e busca o trabalho integrado com a Patrulha Agrícola a fim de atender com qualidade o meio rural.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Fotos: Divulgação SMOT


O Prefeito de Casca Domingos Kujawa assinou nesta quarta-feira, 13 de junho, dois convênios com o Governo do Estado para a construção do trevo de acesso à unidade da Cooperativa Santa Clara e para a pavimentação asfáltica da Avenida Frei Salvador Pinzetta. Lideranças locais e regionais auxiliaram na busca pela aprovação dos projetos e assinatura dos convênios junto ao DAER.

As duas obras terão um custo total de aproximadamente R$ 2 milhões e irão impactar diretamente no desenvolvimento econômico do Município e região. O Vice-Prefeito Leandro Simonetto explica que as obras serão realizadas por meio de parcerias. “A construção do trevo será realizada por meio de uma parceria entre DAER, Cooperativa e Prefeitura. A pavimentação asfáltica da Frei Salvador Pinzetta, via de ligação entre a ERS 129 e a 324, também será em conjunto entre Prefeitura, DAER e empresas. Inclusive, a Secretaria de Obras já iniciou a compactação da base” explica Simonetto que foi várias vezes a Porto Alegre solicitar o andamento dos convênios.

O Prefeito Domingos ressalta que o trevo e a pavimentação irão auxiliar no desenvolvimento de empresas e indústrias locais, impactando diretamente na geração de emprego e renda. “Há tempos vínhamos buscando a aprovação destes convênios, juntamente com lideranças, e agora poderemos ver o andamento destas importantes obras”. No momento a Prefeitura está organizando os documentos necessários para realizar o processo licitatório.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi

O Vice-Prefeito de Casca, Leandro Simonetto, esteve em Porto Alegre na quinta e sexta-feira, 7 e 8 de junho, onde buscou o atendimento de demandas importantes para o Município. Foram assinados convênios para a área da segurança e infraestrutura, com o recebimento de um trator agrícola. E também foi tratado sobre o acesso à Cooperativa Santa Clara, pavimentação da Frei Salvador Pinzetta e recursos para o Hospital Santa Lúcia.


Segurança Pública


A principal conquista foi a assinatura do convênio para o projeto de videomonitoramento, recurso que será proveniente da Consulta Popular. O objetivo do Governo do Estado é o cercamento eletrônico do Rio Grande do Sul, implantando a iniciativa em todas as microrregiões. “Por meio do projeto, serão implantadas câmeras de vigilância e uma central em Casca que inteligará 7 municípios a fim de criar um sistema regional” explica o Vice-Prefeito.


Infraestrutura


Também há boas notícias para a infraestrutura. Simonetto assinou convênio na sexta-feira para o recebimento de um trator agrícola. A máquina foi adquirida por meio de emenda do Deputado Federal Pepe Vargas (PT) no valor de 125 mil a pedido do Prefeito Domingos Claudio Kujawa e outras lideranças casquenses. A entrega foi feita pelo Governo do Estado no Parque de Exposições Assis Brasil, juntamente com outras 575 máquinas e equipamentos para os demais municípios do Estado.


Simonetto também esteve no DAER, juntamente com o Deputado Estadual Sérgio Turra (PP) solicitando a agilidade na assinatura dos convênios para a construção do trevo da unidade Santa Clara e pavimentação asfáltica na Avenida Frei Salvador Pinzetta. A iniciativa deu resultado imediado. “O Prefeito Domingos está em Porto Alegre nesta terça-feira assinando os convênios” comemora o Vice.


Hospital


Na Famurs, o Vice-Prefeito participou de reunião com outras lideranças para tratar sobre as dificuldades enfrentadas por municípios gaúchos em custear e prestar atendimento à população nos 82 Hospitais de Pequeno Porte (HPPs), com menos de 30 leitos. Também solicitaram que seja revista a questão da regionalização dos partos. “Seguimos na luta pelo nosso Hospital Santa Lúcia pois queremos que ele se fortaleça e continue atendendo a comunidade de Casca e região” salienta Simonetto.

A Secretaria Municipal da Agricultura, juntamente com a Emater/RS Ascar de São Domingos do Sul, informam todos os produtores de leite do município que estão abertas as inscrições para a seleção de beneficiários do Programa da Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo, para a Distribuição de Fertilizantes para Forragens.
Para a inscrição o produtor deverá apresentar na Emater/RS Ascar até o dia 15 de junho de 2018 o Talão de Notas do produtor Rural com movimentação de leite dos últimos 12 meses, Atestado de Sanidade Animal, Certidão Negativa de Débitos Municipais e declarar áreas de pastagens da propriedade. O programa tem os recursos de R$ 30 mil do Governo do Estado do RS e R$ 11.600,00 de contrapartida da Administração de São Domingos do Sul.
A Seleção dos beneficiários seguirá as normas estabelecidas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e serão beneficiados cerca de 30 produtores de leite do município de São Domingos do Sul que atendam os requisitos mínimos determinados pelo Conselho Municipal Agropecuário e Desenvolvimento Rural para a seleção dos mesmos.

O temporal causou uma morte no município de Ciríaco.

A morte do morador ocorreu na área rural de Ciríaco. De acordo com familiares, o vento forte derrubou a casa de madeira em que José de Arquiles morava. Ele foi levado por parentes até o Hospital São José, em David Canabarro, onde não resistiu aos ferimentos. De acordo com o laudo médico do hospital, a vítima sofreu politraumatismo no corpo e fratura no crânio. A idade dele não foi revelada. 
Conforme o vice-prefeito de Ciríaco, Odacir Melo, o município está sem luz e teve postes e árvores derrubados. 
— Nós mobilizamos nossas equipes agora no amanhecer para ter noção do ocorrido. A situação é horrível — resumiu.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil estadual no Norte do Estado, major Ricardo Mattei Santos, há também uma pessoa ferida no município de Água Santa — um dos mais atingidos da região. Também há relatos sobre estragos pontuais em Coxilha, Mato Castelhano, Gentil, Vila Lângaro e Victor Graeff. Segundo a Defesa Civil, houve vento forte na tarde de segunda e novamente na madrugada desta terça.


Fotos: Ouvinte via WhatApp

Com o objetivo de melhorar a mobilidade no meio rural, a Prefeitura de Casca revitalizou uma ponte localizada no Povoado Migliavacca. Foi feita a troca de todo o tabuleiro, que estava danificado. Não foi necessário substituir as vigas, pois as mesmas estão em boas condições, sem danos que comprometam sua estrutura.

A revitalização foi realizada com recursos próprios do Município. Segundo o Secretário de Obras e Trânsito, Leonir Smolarek, a manutenção de pontes e pontilhões já está na rotina dos trabalhos. “Já faz parte do trabalho de melhoria no geral, cuidamos das estradas e também das pontes” destaca Smolarek.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Divulgação SMOT


Nesta semana a Prefeitura Municipal de São Domingos do Sul adquiriu mais um veículo Ônix, no valor de 45 mil reais. Um recurso proveniente do Ministério da Saúde através de uma emenda parlamentar do Deputado Jerônimo Goergen com valor total de R$ 99.910,00 mil reais. Além deste veículo que será usado na Secretaria Municipal de Saúde, mais 50 equipamentos foram adquiridos com esta verba através do Pregão Presencial nº 07/2018. 
Estas aquisições custaram R$ 89,821,00 reais e o saldo que restou da verba recebida será licitado novos equipamentos, para uso da Unidade de Saúde.


O Prefeito Domingos Kujawa e Vice Leandro Simonetto reuniram a chefia de gabinete e secretários na manhã desta segunda-feira para definir como irão funcionar os serviços da Prefeitura no início desta semana. Mantendo a decisão tomada na sexta-feira, funcionarão os transportes de urgência e emergência da área da saúde e o transporte escolar.

Os trabalhos de máquinas da Secretaria de Obras e Trânsito, bem como da Patrulha Agrícola, permanecem suspensos até segunda ordem. O motivo é a economia de combustível para os transportes essenciais. O recolhimento de lixo também não está sendo realizado pela empresa responsável.

Com relação às aulas, a Secretaria de Educação e Cultura entrou em contato com as escolas e haverá aula até quarta-feira. Neste dia será feito novo contato para avaliar a situação. É possível que na sexta-feira (1º), conforme o andamento da paralisação, as aulas sejam suspensas tanto nas escolas estaduais quanto municipais.

A Prefeitura orienta a comunidade que fique alerta às redes sociais do Município e meios de comunicação, onde serão divulgadas informações atualizadas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Casca/ Foto: Eduarda Molossi

.

No domingo(27), aconteceu a final do Campeonato Municipal de Voleibol Misto. Cinco equipes disputaram o campeonato que com muita cooperação e espírito esportivo realizaram ótimos jogos. A competição teve como primeiro lugar a Equipe 03, segundo colocado Equipe 05 e como 3º colocado equipe 02. 
O CMD e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura agradece a todos os participantes e aos professores de Educação Física Vanessa Augustineto, Ronaldo Brandalise, Bruna Marafon e Natanael Cole pela disposição e dedicação em fazer parte da arbitragem do campeonato.






No dia 25 de maio a Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz de São Domingos do Sul, realizou o Dia da Família. Esta data passou a ser realizada no ano passado, e tem como objetivos homenagear a família, tornando-a presente na Escola. A família é merecedora de comemoração, pois é nela que se encontra amor, carinho, proteção e respeito.
Os alunos de todas as turmas da escola, abrilhantaram a noite com números artísticos, e cada família recebeu lembranças e cartões confeccionados pela escola, CPM e alunos. Em nome da Secretaria Municipal de Educação e da Direção da Emei Criança Feliz, agradecemos aos professores, funcionários e alunos da Escola, ao CPM e a todos os familiares que estiveram presentes. Para finalizar as famílias participaram de uma confraternização.

Tenha você também a sua rádio